Seja a Alemanha Ocidental, Seleção da Alemanha Oriental ou a atual Alemanha pós-guerra. Uma coisa é fato: a camisa germânica é pesada e os alemães tem uma história campeã no futebol.
O que será que que podemos esperar de uma das maiores seleções do mundo nesta próxima Copa do Mundo do Catar? O passado recente cheio de glórias e com um título atrás de outro fará os europeus chegarem a mais uma decisão de Copa?
Vamos conhecer mais sobre cada final que a Alemanha Ocidental chegou e os seus principais títulos.
Então, bora lá!
Geral sobre a Alemanha em Copas do Mundo
A Seleção Alemã, juntamente da Itália, possui 4 títulos da Copa do Mundo (1954, 1974, 1990 e 2014) . Os bávaros participaram da competição 20 vezes e chegaram em 8 finais. Ou seja, a Confederação Alemã de Futebol tem uma história recheada de bons momentos e nós vamos contar essa trajetória para você.
Quando entra em campo, a Alemanha desperta a atenção, principalmente depois das últimas participações em Mundiais. Sempre com times muito competitivos, a expectativa é que os alemães, pelo menos, cheguem às oitavas de final.
A responsabilidade de vestir o manto germânico e ser campeão é um fardo que os jogadores da equipe alemã carregam em todos os Mundiais.
Mas e aí, que tal saber todos os títulos conquistados por essa seleção histórica?
Todos os títulos da Seleção Alemã (Alemanha Ocidental e Seleção da Alemanha Orienta)
Copa do Mundo
4 títulos: 1954, 1974, 1990 e 2014
Eurocopa – Euro
3 conquistas: 1972, 1980, 1996
Campeonato Pan-Americano
1 título: 1960
Copa das Confederações
1 conquista: 2007
Jogos Olímpicos – Olimpíadas
Medalha de ouro: 1976
Medalha de prata: 1980 e 2016
Medalha de bronze: 1964, 1972 e 1988
Como você deve ter percebido, não importa qual seja a participação da Alemanha (ou se foi a Alemanha Ocidental ou a Seleção da Alemanha Oriental), é uma seleção campeã e com um futebol totalmente focado em títulos.
Agora vamos vamos falar das conquistas de Copa do Mundo desta seleção tetra campeã.
Siga com a gente.
Conquistas de Copa do Mundo da Seleção da Alemanha
Aqui você vai conferir um resumo da participação da Alemanha em Copas em que foi campeã da Jules Rimet ou do atual troféu da Copa.
1954: o primeiro título
Depois da Copa realizada no Brasil em 1950 (depois da volta após a segunda guerra mundial), chegava a hora da Europa novamente sediar uma Copa, dessa vez na Suíça, um país que não sofreu tanto no pós-guerra.
Com um regulamente bastante confuso, as seleções foram divididas em grupos e a grande sensação daquele Mundial era a Hungria, que, inclusive, venceu o Brasil nas oitavas de final, bateu a Suécia nas quartas de final e bateu o Uruguai nas semifinais.
Do outro lado, uma Alemanha Ocidental que estava se reconstruindo e que foi surpreendo dentre as seleções participantes. Com muito custo, os alemães chegaram à grande final da Copa de 1954. E sim, os alemães eram zebra na que acabou sendo a sua primeira copa do mundo com título.
A grande decisão da Copa de 1954
Nos jornais, todas as notícias colocavam a Seleção da Alemanha Ocidental como zebra. Claro, o time húngaro era muito forte, e com um desempenho surpreendente naquela Copa, tinha um time para conquistar o título.
No entanto, o futebol sempre nos prega peças. A Hungria começou o jogo da finalíssima com tudo, aplicou 2 a 0 nos alemães e o título parecia assegurado.
Mas a Alemanha conseguiu empatar e virar o jogo, conquistando seu primeiro título entre os 4 que têm em sua galeria de troféus de Copas do Mundo. A Suíça ficou mais alemã.
A seleção alemã campeã era composta por: Toni Turek, Werner Kohlmeyer, Horst Eckel, Jupp Posipal, Karl Mai, Werner Liebrich, Helmut Rahn, Max Morlock, Ottmar Walter, Fritz Walter e Hans Schaefer.
O bi de 1974
Nesta Copa a Alemanha sediou a competição e tinha praticamente a obrigação de conquistar o título dentro da sua própria casa.
Com um país ainda sendo reconstruído após sofrer as consequências da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha utilizaria de Berlim e Munique como sedes para conseguir uma boa colocação no Mundial.
Mas eram duas as Alemanhas nesta Copa. A Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Nesta época ainda não tinha Alemanha reunificada. A Alemanha Oriental já ficou pelo caminho na segunda fase de grupos, ficando atrás de Holanda e Brasil.
Classificados em primeiro lugar de cada grupo, os alemães fariam a decisão daquela edição da Copa diante da forte seleção da Holanda.
Histórica decisão contra a Holanda
Mais uma vez a seleção alemã não era favorita a conquistar o troféu. Com um futebol muito envolvente, a Laranja Mecânica chegou com tudo e a opinião dos especialistas da época colocava o time do jogador Johan Cruyff como favorito.
Entretanto, nesta final emocionante, brilhou a estrela de Gerd Müller e Franz Beckenbauer, faturando o caneco e quebrando o jejum de 20 anos. A vitória recolocava a Alemanha de volta ao cenário máximo do futebol mundial, afastando qualquer crise econômica e problemas que o país sofria na época.
O tri em 1990 diante da Argentina
16 anos depois de conquistar o bi, a seleção alemã queria mais um título para encostar na Itália e Brasil como recordista de edições vencidas. Em uma Copa do Mundo de baixo nível técnico, os alemães foram sólidos e conquistaram o tricampeonato.
Dessa, vez, a seleção alemã reunificada, conquistou sua primeira classificação nas Eliminatórias sendo uma seleção única. Isso uniu o país e entrou para a história do futebol mundial.
Na fase de grupos, notava-se um destaque da Alemanha e Argentina, que com craques como Maradona e Matthäus despontavam. Dito e feito. Ambas as seleções fizeram uma final de poucos gols e muito contato físico.
Final da Copa de 1990
Qual era a camisa mais pesada em 1990? Isso seria decidido em campo e qualquer lance poderia ser definitivo para o título.
Na final em Munique, ambas as equipes tinham jogadores que poderiam fazer a diferença. O menu de craques era vasto.
De camisa branca, calção preto e meias brancas, a Alemanha venceu a partida da final contra a Argentina pelo placar mais magro do futebol. 1 a 0, gol de Brehme, aos 85 minutos, de pênalti. Era o tri da equipe alemã, igualando seus principais rivais no futebol.
2014: o Tetra e a humilhação brasileira
Em 2014, na Copa realizada no Brasil, a Alemanha veio com uma seleção muito forte e consistente. Um time com jogadores que há vários anos jogavam juntos. Essa união fez a diferença e foi nesta Copa que houve um dos maiores massacras já vistos nos esportes: o 7 a 1.
Com uma primeira fase bastante consistente, os alemães encararam a Argélia nas oitavas de final e em um jogo bastante disputado, garantiram a vaga nas quartas de final. Por lá arrancaram 1 a 0 em cima da França em um jogo bastante disputado, em que a vitória veio nos minutos iniciais do jogo.
Agora vamos falar do fatídico 7 a 1 e para isso merecemos um tópico extra.
O baile no Mineirão
“Lá vêm eles de novo”. Com o uniforme reserva, a Alemanha e Brasil se enfrentavam pela semifinal da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte. Em campo, duas seleções recheadas de boas peças e que se encontravam em Copas após a grande final de 2002, onde a Canarinho levou a melhor.
No entanto, naquele dia 8 de julho de 2014, o que poderia ser glória para os brasileiros se tornou a maior decepção da história da Seleção Brasileiras em edições de Copa do Mundo.
A Alemanha encerrou a participação do Brasil na Copa de 14 com um 7 a 1 histórico. Sem tomar conhecimento da Canarinho, os germânicos, em pleno solo brasileiro, destruíram as esperanças de todo mundo.
Tristeza nas ruas brasileiras. Seja em São Paulo, Porto Alegre ou em Manaus, o assunto era o 7 a 1 e a lavada de gols.
Novamente a Argentina na decisão
Repetindo o duelo de 1990, Alemanha e Argentina fizeram a grande finalíssima da Copa do Mundo de 2014.
Equipes cheias de boas peças e com jogadores de renome internacional. Em campo, um jogo bastante nervoso e que foi decidido em um lance que selou a vitória da seleção alemã. O gol de Gotze fez o time europeu conquistar seu quarto título na história, tornando-se uma das seleções mais vitoriosas do futebol.
Encerramos aqui o nosso resumo sobre a Alemanha na competição mais importante do futebol, esclarecendo como foram os quatro títulos e um resumo dos jogos.
Agora vamos falar sobre a próxima Copa do Mundo.
A Alemanha para 2022 no Catar
Na Rússia, vexame. Agora, uma nova página pode ser escrita para dar lugar ao Mundial de 2018. A República Federal da Alemanha é sempre favorita e veio para os jogos deste Mundial sendo a cabeça de chave do Grupo E, onde deve passar sem nenhum problema para a segunda fase.
A Seleção da Alemanha vem para apagar o que fez na Rússia e quer uma participação mais sólida nesta edição da Copa do Mundo. Time tem para isso.
Jogando em casa, principalmente em Munique e Berlim, a Alemanha selou sua classificação nas Eliminatórias sem nenhum tipo de problema. Na nossa opinião, os germânicos devem ficar pelo menos entre os 8 melhores times, isso se não sair na foto de campeão.
Perguntas frequentes sobre a Alemanha em Copas do Mundo
Veja aqui quais são as principais perguntas feitas sobre a seleção alemã sobre suas participações em Copas do Mundo.
São quatro títulos até o momento. 1954, 1974, 1990 e 2014.
Itália e Alemanha, ambas com 4 títulos cada.
Foi na Copa de 1990.
Então, gostou de saber tudo sobre uma das maiores seleções do mundo? Aqui no SDA você tem as melhores notícias sobre o Mundial, além de ter palpites exclusivos e uma série de informações que o tornam um apostador melhor.
Tudo que quiser saber sobre a Copa do Mundo, desde os jogos da fase de grupos, como das fases finais, basta acessar o nosso site e ter em mãos os melhores dados sobre a maior competição do mundo.
Portanto, até a próxima!