Sempre com times bastante competitivos, a Espanha figura entre as favoritas para conquistar qualquer competição que disputa. Vários títulos da Euro, seleção com um futebol envolvente e uma das maiores potências da Europa.
Nesta próxima Copa do Catar, não será diferente. A equipe para 2022 conta com boas peças e espera ter bons resultados.
Campeã da Copa de 2010, de lá para cá a Fúria coleciona decepções e tem dificuldades em renovar sua geração. Nas últimas duas Copas, duas decepções da Furia. A história das Copas é rica, mas a Espanha torce por tempos melhores.
Então, o que esperar dos espanhóis comandados por Luis “Lucho” Enrique? Deve chegar às oitavas de final? Quartas? Cai na primeira fase?
Vamos conhecer mais sobre a seleção espanhola neste material do Sites de Apostas.
Geral sobre a Seleção Espanhola em Copas do Mundo
A Espanha conquistou apenas um título de Copa, em 2010, na final da Copa da África do Sul, diante da Holanda.
No entanto, sua história em Mundiais é bastante rica. Além de ser uma seleção que conta com um rol de craques, a La Furia, como é chamada, é tri-campeã da Europa (Eurocopa) e foi vice campeã em uma edição do torneio.
Ou seja, a Espanha é uma seleção de muita tradição na Europa e sempre é candidata a favorita nas competições que disputa. Além disso, possui clubes de respeito no futebol mundial, como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. Além de craques como David Villa, Fernando Hierro, Guardiola e demais estrelas, como o melhor jogador da história do futebol espanhol, Iniesta.
Seleção Espanhola em Copas do Mundo: lista completa
- 1930 – Não disputou
- 1934 – Eliminada nas Quartas
- 1938 – Desistiu devido à Guerra Civil Espanhola
- 1950 – 4º lugar
- 1954 – Não se classificou
- 1958 – Não se classificou
- 1962 – Eliminada na 1ª Fase
- 1962 – Eliminada na 1ª Fase
- 1970 – Não se classificou
- 1974 – Não se classificou
- 1978 – Eliminada na 1ª Fase
- 1982 – Eliminada na 2ª fase
- 1986 – Eliminada nas Quartas de Final
- 1990 – Eliminada nas Oitavas de Final – Copa da Itália
- 1994 – Eliminada nas Quartas de Final – Copa dos Estados Unidos
- 1998 – Eliminada na 1ª Fase – Copa da França
- 2002 – Eliminada nas Quartas de Final – Copa da Coreia do sul e Japão
- 2006 – Eliminada nas Oitavas de Final – Copa da Alemanha
- 2010 – Campeã – Copa da África do Sul
- 2014- Eliminada na 1ª Fase – Copa do Brasil
- 2018- Eliminada nas Oitavas de Final – Copa da Rússia
- 2022- Disputará a Copa do Mundo do Catar de 2022
Listamos abaixo todos os títulos da Seleção da Espanha. Veja a seguir.
Todos os títulos da Seleção Espanhola
Copa do Mundo FIFA
- 1 título: 2010
Euro copa – Campeonato da Europa
- 3 títulos: 1964, 2008 e 2012
Copa das Confederações
- 1 vez vice: 2013
Jogos olímpicos (Olimpíadas)
- 1 medalha de ouro: 1992
- 3 medalha de prata: 1920, 2000 e 2020
Agora vamos falar sobre o único título da Espanha, na era de Vicente Del Bosque, onde a Furia contava com craques como David Villa, Iniesta, Xavi e tinha um futebol envolvente, baseado no tiki-taka, quebrando o jejum e erguendo a taça pela única vez na sua história.
Sendo assim, como foi a campanha dos espanhóis na edição de 2010? Veja agora!
Espanha: campeã da Copa de 2010, na África do Sul
Em 2010, a Espanha chegou como uma das favoritas e fez jus ao título de favoritismo. Um Seleção que mesclava peças importantes com jovens promissores.
Sob comando de Vicente Del Bosque, que substituiu Luis Aragonés, a Confederação da Espanha foi em busca do título mundial.
No Grupo D, a Furia se destacou e foi a líder do grupo, vencendo Chile e Honduras, mas perdendo para a Suíça.
Nas oitavas de final, a Espanha encarou seu grande rival, Porugal. Em um jogo muito burocrático e difícil, a Espanha venceu por 1 a 0 no tempo normal. Com a vitória, o país batia uma das principais candidatas ao título.
Nas quartas de final do torneio, mais um jogo bastante amarrado, agora contra o Paraguai. Embora a Federação Espanha tivesse um menu de craques em seu elenco, bater os paraguaios não foi tarefa fácil.
Mais uma vez brilhou a estrela de David Villa, que também havia marcado diante de Portugal. Vaga garantida na semifinal da Copa FIFA.
Na semifinal, mais uma vitória magra, agora diante de uma grande potência do futebol mundial: a Alemanha.
E o gol veio de um herói improvável. Todo mundo esperava gol do Villa, Fernando Torres ou qualquer outra estrela, mas a partida ficou marcada pelo gol de Puyol. A espanha chegava na final após fazer jogos difíceis e com vitórias magras.
Final da Copa do Mundo 2010: Espanha x Holanda
Encarar os Países Baixos na grande final do Mundial não seria tarefa fácil. Isso porque os holandeses também estavam em busca do primeiro título. Com isso, a final da Copa do Mundo FIFA de 2010 foi um grande atrativo para quem ama o maior torneio de futebol do mundo.
O risco de ficar com o vice era enorme. A Holanda chegava tendo batido Coreia do Sul, Brasil e Uruguai na segunda fase da competição.
Ou seja, teve um caminho mais complicado no evento do que a rival espanhola.
Na grande final da Copa, realizada em Joanesburgo, novamente a Espanha iria fazer vitória magra, mas, agora, com ainda mais emoção.
1 a 0, gol de Iniesta aos 116 minutos. Fim do jejum espanhol. Festa nas ruas do país.
Espanha depois do título de 2010
Depois de ser campeã Mundial em 2010, a Espanha ainda conquistou a Euro em 2012 e foi vice da Copa das Confederações em 2013. Tudo isso a credeciava para continuar entre as seleções favoritas a vencer as próximas edições da Copa do Mundo. Ledo engano.
A Seleção Espanhola passou por uma reformulação em sua base e trouxe nomes como Ferran Torres, Dani Olmo e Unai Simon.
Na Copa no Brasil, a Furia ficou pela primeira fase. Fez uma péssima campanha e caiu na fase de grupos. Logo na estreia a equipe mostrou muitas fragilidades. Ser campeão era impossível pelos resultados que a Federação Espanhola teve.
Na Copa da Rússia, a Espanha foi líder de seu grupo, mas caiu nas oitavas de final para os anfitriões. Mais uma campanha ruim e jogos bem abaixo do esperado.
Mas o que esperar da Espanha para 2022? É exatamente isso que veremos no próximo tópico.
Então, vamos lá!
Espanha para a Copa do Catar 2022
A Espanha está no Grupo E da Copa do Mundo FIFA 2022, que será realizada no Catar, um dos grupos mais difíceis desta edição do torneio.
Ao lado de Alemanha, Japão e Costa Rica, os espanhóis precisam, pelo menos, obter vitórias diante das seleções de menor expressão.
Comandada pelo ex-jogador Luis Enrique (anteriormente por Fernando Hierro, craque do Real Madrid), a Espanha teve dificuldades na qualificação para o Mundial, sendo cogitada, até mesmo, repescagem.
Será que a Espanha volta a ser campeã e fica em 1º lugar no Mundial? Achamos pouco provável, viu?! A equipe tem boas peças, como Pedri, Ansu Fati, Dani Olmo, Sergio Busquts e Koke, mas ainda falta coesão para a seleção espanhola.
Vencer Costa Rica e Japão é obrigação, pois o jogo diante da Alemanha será muito complicado. No entanto, acreditamos que o time espanhol pode avançar, pelo menos, até as oitavas de final, chegando, até mesmo, às quartas de final.
O que será que essa seleção pode aprontar? Um modesto quarto lugar?
Provável escalação da Espanha para a Copa do Mundo de 2022
Goleiros: Unai Simón, Robert Sánchez e David Raya
Defensores: Pau Torres, Jordi Alba, Gayà, Guillamón, Diego Llorente, Eric Garcia, Azpilicueta e Carvajal
Meias: Busquets, Rodri, Pedri, Koke, Gavi, Carlos Soler e Marcos Llorente
Atacantes: Pablo Sarabia, Nico Williams, Marco Asensio, Álvaro Morata, Borja Iglesias, Yeremy Pino e Ferran Torres.
Perguntas frequentes sobre a Espanha em Copas
Veja quais são as principais perguntas feitas sobre a Espanha.
Os grupos estão bem equilibrados, mas o grupo E, com Alemanha, Espanha, Japão e Costa Rica será bem disputado.
A Espanha venceu apenas uma edição da Copa do Mundo. Em 2010, na África do Sul.
O técnico espanhol é Luis Enrique.
E aí, gostou do nosso conteúdo sobre a Espanha em Copas do Mundo e teve um panorama geral da seleção espanhola? Esperamos que esse material o tenha ajudado a compreender mais sobre uma das principais seleções do mundo.
Temos vários conteúdos falando sobre as participações das principais seleções aqui no nosso site e queremos que você leia tudo que preparamos. O evento máximo do futebol está aí!
E claro: sempre que precisar de palpites, análises, fundamentações e dicas sobre qualquer seleção, estamos aqui para lhe ajudar.
Até a próxima!