Agora vamos falar do Palmeiras, que decide o Mundial de Clubes com o Chelsea, no sábado. O treinador do Verdão deu sua última coletiva antes da final, no estádio Mohammed Bin Zayed, palco da partida. Abel falou da expectativa para o duelo com o campeão europeu e deixou o torcedor palmeirense mais empolgado.

– Vamos entrar no que somos bons, na coragem, na valentia, com a bola ter coragem para impor nosso jogo, fintar, driblar, dar mais que um toque. Que os jogadores tenham a cabeça em paz para colocar tudo a serviço do coletivo. Juntar o talento com o trabalho, porque aí seguramente a vitória fica mais próxima – afirmou.

A última vez que um time sul-americano venceu o Mundial de Clubes foi em 2012, com vitória do Corinthians sobre o próprio Chelsea. Questionado sobre a força dos europeus nas últimas edições, Abel Ferreira destacou que é, sim, possível sonhar com o título.

– Claro que dá para ganhar, o futebol é mágico por isso mesmo. Dá para ganhar. Contra quem for. As probabilidades do City na final da Liga dos Campeões, apostaram neles e o Chelsea ganhou. Portanto, claro que dá para ganhar – destacou.

Abel também tentou explicar seu plano de jogo. Abel enfatizou que o mais importante na montagem da estratégia são os jogadores.

– Para este jogo, vamos mudar duas coisas, coisas muito pequenas. Sou o máximo responsável e, fora, defendo os jogadores até a morte. O que quero é que deem o melhor deles, que errem e acertem, que desfrutem, que compitam e que ganhem. Tenho fé que amanhã o Palmeiras vai voltar a ser vencedor, temos de estar focados, mas o plano não é meu. O plano é nosso – afirmou.


Técnico do Palmeiras minimiza desgaste físico do Chelsea

Chegou a hora de falar sobre o psicológico dos atletas antes da decisão. Isso porque o treinador do Palmeiras falou do lado emocional dos jogadores para um dos maiores jogos da história do clube. Abel disse que o time precisa ter foco em jogar futebol em alto nível.

– É colocar na cabeça apenas coisas positivas e vou focar só no que têm que fazer. Em termos fundamentais, é isso. Às vezes, parece tudo complicado, mas não é. Eu não sei se vamos ganhar ou não ou jogo, mas sei o que preciso fazer e eles também sabem – frisou.

Em seguida, Abel Ferreira foi questionado sobre a parte física dos dois times, Abel não acredita que o Palmeiras levará vantagem por ter tido um dia a mais de descanso entre a semifinal e a final. Porém, ele destacou que se o jogo for para prorrogação isso pode fazer diferença.

– Equipes como o Palmeiras estão acostumadas a jogar de dois em dois dias e têm recursos internos na comissão técnica e na estrutura do clube para recuperar os jogadores. Acredito que uma equipe que gastou 650 milhões de euros para construir esse elenco seguramente tem gente, máquinas e recursos para os ter no mais alto nível amanhã – afirmou.

Abel Ferreira convida Pep Guardiola para conhecer o Palmeiras

Além disso, Abel também comentou a declaração de Pep Guardiola e disse que o admira muito. O técnico do Manchester City confundiu o nome do campeão da Taça Libertadores e citou o River Plate.

– Acredito que não tenha tempo, porque está muito focado em ganhar a Liga dos Campeões. O convido a ver o jogo e conhecer o Palmeiras. Como sei que ele gosta de conhecer pessoas novas e eu também gosto, se ele um dia puder almoçar ou jantar comigo, vai ser um gosto para trocarmos uma bolas e ver se aprendi alguma coisa – disse.

Por fim, o treinador alviverde desconversou quando perguntado sobre a questão do favoritismo para vencer a partida. Ele preferiu deixar isso para a imprensa.

– Como já disse, é uma equipe que gastou para montar este plantel 650 milhões de euros e o Palmeiras gastou 32 milhões para compor esse elenco. Mas os valores que vão fazer a diferença amanhã são a competitividade, a amizade, a coragem, a ajuda, para defender sem bola e com ela colocar o adversário em dificuldades. Nisso podemos nos comparar – encerrou.

Nesta sexta, o elenco do Palmeiras conheceu o estádio Mohammed Bin Zayed e treinou com portões fechados. Com todo o elenco à disposição, o treinador deve repetir a formação da última partida, pela semifinal contra o Al Ahly.

A escalação pode ter: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Palmeiras e Chelsea decidem o Mundial de Clubes neste sábado, às 13h30 (de Brasília).