• Lautaro Martínez marca aos 42 minutos do segundo tempo
  • Argentina chega a seis pontos e se classifica para as quartas
  • Campeões do mundo enfrentam o Peru no próximo sábado

Os campeões do mundo tiveram que suar a camisa para vencer o Chile na noite desta terça-feira por 1 a 0 no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Em jogo válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa América, a Argentina dominou o jogo, perdeu oportunidades, mas conseguiu marcar o gol no fim para vencer a partida e se manter 100% no torneio. Em um jogo onde o Chile também teve oportunidades, valeu pela persistência de Messi, Di María e Lautaro Martínez, que não desistiram do jogo. Assim, aos 42, Lautaro Martínez fez o único gol do jogo.

Pelo lado do Chile, depois do empate no primeiro jogo, enfrentar a Argentina era um grande teste para saber em que nível está a equipe treinada pelo argentino Ricardo Gareca. Embora tenha sido pressionada na maior parte dos 90 minutos e tenha levado um gol no fim, o Chile resistiu bem e ainda perdeu oportunidades de balançar as redes.

Com a vitória argentina, o time treinado por Lionel Scaloni é a primeira seleção classificada para as quartas de final da Copa América. Com seis pontos no Grupo A, sábado enfrenta o Peru para confirmar a liderança no grupo. Na próxima fase, o Grupo A cruza com o Grupo B. Ou seja, o adversário da equipe albiceleste está entre Venezuela, México, Equador e Jamaica. O Chile tem um ponto e terá que vencer o Canadá, no sábado, para ir às quartas.

O jogo

O primeiro tempo começou com os dois times se estudando. A Argentina esperou o Chile tomar a iniciativa do jogo. Contudo, com uma estratégia mais defensiva para enfrentar os campeões do mundo, a equipe ficou com as linhas mais baixas. Sem muitas oportunidades de gol e sem que o Chile pressionasse, a Argentina ligou o modo turbo.

Depois dos 20 minutos de jogo, o Chile não viu mais a cor da bola. E então passou a se defender como pode dos ataques rápidos dos argentinos. Embora o ataque da Argentina chame a atenção, jogadores como De Paul, Nico González, Mac Allister e Enzo Fernández se destacaram. O meio-campo argentino funcionou bem durante todo o tempo. A melhor chance do primeiro tempo veio com Messi. O camisa 10 arriscou um chute de fora da área e a bola bateu na trave.

Na segunda etapa, a Argentina começou com velocidade, como no primeiro tempo. Nico González acertou o travessão em um belo chute, que Bravo fez a defesa. Mas o modo turbo da primeira etapa deu lugar a um ritmo mais lento. Os jogadores de meio-campo cansaram e o time argentino, então, começou a não pressionar mais.

Ou seja, a Argentina começou a dar espaços para o Chile, que aproveitou. Isla, o lateral-direito, ex-Flamengo, criou ótimas chances de gol para a equipe. Echeverría finalizou. Nos dois lances, Dibu Martínez, o melhor goleiro da Copa do Mundo de 2022, fez duas grandes defesas. O jogo se encaminhava para o fim quando Messi cobrou escanteio, a bola sobrou para Lautaro Martínez, que marcou o gol da vitória.

Canadá vence o Peru

O Canadá venceu o Peru por 1 a 0 na tarde desta terça-feira, no Sporting Kansas City, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa América. Jogando com um a mais na maior parte do tempo, os canadenses chegaram ao gol da vitória no segundo tempo, com Jonathan David, em contra-ataque rápido. A vitória levou os canadenses aos três pontos e, portanto, para a segunda posição no grupo. Vale lembrar que o Canadá joga no próximo sábado contra o Chile e precisa apenas de um empate para seguir adiante.