- Messi perde muitas oportunidades, mas joga bem novamente
- Julián Álvarez e Lautaro Martínez marcaram os gols da vitória
- Atuais campeões saem na frente no Grupo A, com três pontos
Os atuais campeões mundiais, da finalíssima e da Copa América, começaram com o pé direito a campanha pelo bicampeonato da competição continental. Jogando em Atlanta, a Argentina venceu o Canadá por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, pela primeira rodada do Grupo A da Copa América. Em um jogo movimentado, com chances para os dois lados, os argentinos conseguiram controlar o jogo, principalmente no segundo tempo, quando já ganhavam por 1 a 0.
Julián Álvarez marcou o primeiro gol do jogo no início do segundo tempo. No fim, em jogada de Lionel Messi, Lautaro Martínez fechou o placar em Atlanta. Com a vitória, a Argentina abriu com três pontos o Grupo A da competição. Na próxima rodada, terça-feira, os argentinos encaram o Chile pela segunda rodada, em New Jersey.
Lionel Messi tomou para si os holofotes do jogo. O camisa 10 continuou comandando o time treinado por Lionel Scaloni. Com passes, distribuição de jogo e finalizações. No jogo desta quinta-feira, o gol não saiu, mas o principal jogador da última Copa do Mundo deu o passe para o segundo gol.
Embora tenha perdido algumas oportunidades claras de gol, Messi foi um dos destaques do jogo. Vale lembrar ainda que ao entrar em campo, o jogador se tornou o jogador com mais partidas na competição: 35.
Argentina sem vida fácil
As primeira impressões dos campeões mundiais em um torneio oficial após o tricampeonato foram boas. Contudo, embora não seja o segundo favorito do grupo, o Canadá deu muito trabalho aos defensores do time treinado por Lionel Scaloni. Ou seja, os argentinos viram que precisariam jogar bem e não dar espaços.
Isso porque os canadenses começaram a assustar logo nos primeiros minutos. Eustáquio foi o primeiro a chegar pela equipe da América do Norte. Contudo, a Argentina chegou com bastante perigo e ficou perto de abrir o placar logo aos oito minutos. Em contra-ataque rápido, Di María sai na cara do gol, mas adiantou muito, Crépeau, que atrapalha a finalização do argentino.
Logo depois, Messi teve a sua primeira chance anulada por impedimento. O que acabou não o impedindo de seguir e, minutos depois, aparecer na área adversária. Desta vez, a defesa conseguiu travar. Aos 29 minutos, Alphonso Davies fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área, tocou para trás. A defesa cortou e Buchanan manda para fora.
A reta final do primeiro tempo foi o momento de maior perigo vivido pela Argentina na partida. Mais precisamente aos 42 minutos, Larin cruzou da direita, Estáquio cabeceou e Dibu Martínez fez grande defesa. No rebote, Davies chutou para fora. Foi a melhor chegada canadense no jogo até então. Julián Álvarez ainda tentou um último lance, mas ficou pelo caminho.
Messi começa a jogar e resolve
Embora não tenha marcado gols, somente a presença de Lionel Messi com a bola faz a Argentina começar a jogar em outra rotação. Na primeira tentativa do segundo tempo, o gol saiu. Messi deu um ótimo passe para Mac Allister, que dividiu com o goleiro. Na sobra, Julián Álvarez chuta para o gol vazio. Era o primeiro gol da Argentina em um torneio oficial depois da Copa do Mundo do Catar.
O gol da Argentina começou a intimidar mais os canadenses. Com os argentinos ocorreu o contrário. Logo em seguida ao gol, Julián Álvarez teve outra chances de finalização. Na ocasião, Crépeau fez ótima defesa. A Argentina já comandava o jogo, assim como na primeira etapa. A diferença era o poder ofensivo do Canadá, que havia sumido.
Além disso, Messi passou a fazer parte das principais jogadas da partida. Aos 19, recebeu passe de Dibu Martínez, invadiu a área e driblou Crépeau, o zagueiro chegou na hora com um carrinho, mas Messi tentou a cavadinha. A bola bateu na defesa e saiu. Minutos mais tarde, em mais uma chegada de frente para o goleiro, a cavadinha saiu, mas a bola foi para fora.
Depois de tanto tentar por conta própria sem sucesso, Messi resolveu servir o companheiro. Nos minutos finais, deu um ótimo passe para Lautaro Martínez, que tocou na saída de Crépeau. Era o gol argentino, o segundo da noite. Sem mais minutos a cumprir, o árbitro decretou o fim da partida e vitória da Argentina.