• Meia dá assistência e marca na vitória do Flamengo
  • Gabigol fez o primeiro gol, mas saiu machucado
  • Flamengo segue em terceiro na tabela de classificação

O Flamengo venceu o Fortaleza por 2 a 0 na noite deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Embora tenha feito um bom jogo, o time treinado pelo argentino Jorge Sampaoli ainda oscila durante as partidas. Talvez por isso tenha sofrido em alguns momentos do confronto contra a boa equipe cearense.

Contudo, com muito mais jogadores decisivos vestindo rubro-negro, em particular um que tem estampado o número 14 nas costas, o Flamengo construiu a sua vitória. Arrascaeta foi o grande nome da partida ao dar uma linda assistência para Gabigol, no primeiro tempo, e marcar o segundo gol para decidir a parada. Destaque ainda para o goleiro Matheus Cunha que pegou um pênalti cobrado por Pikachu quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Com a vitória, o Flamengo chegou aos 25 pontos. Neste momento, ocupa a 3ª colocação a um ponto do Grêmio, o segundo, e a cinco do Botafogo, o líder do Brasileirão. Agora, o Rubro Negro se prepara para começar a disputa por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil, contra o Athletico, na próxima quarta-feira, no Maracanã.

Matheus Cunha brilha e Gabi marca

O primeiro tempo começou com o Flamengo tomando conta das ações. Ficou mais com a bola, mas não conseguiu furar a defesa do Fortaleza. Este ficou montado esperando a chance de tomar a bola e sair com uma transição rápida. E isso demorou a acontecer, já que a equipe da casa conseguia manter a bola dominada no campo de defesa do Laion.

Contudo, na primeira escapada, a bola chegou em Thiago Galhardo, que tocou para Lucero. O atacante se antecipou ao volante Thiago Maia, que chegou atrasado e cometeu o pênalti. Yago Pikachu foi para cobrança. Matheus Cunha acertou o canto e pegou a batida. O Fortaleza perdeu a chance de abrir o placar no Maracanã lotado.

Foi então que o Flamengo avançou as linhas e a bola chegou em Arrascaeta. O camisa 14 cruzou de três dedos na medida para Gabigol completar para o gol, sem chances para João Ricardo. Era o gol do Rubro-Negro pouco mais de três minutos após o pênalti defendido por Matheus Cunha. Minutos depois, quase o segundo. Arrascaeta achou Gerson, que invadiu a área, mas mandou para fora.

O Flamengo continuou com a bola, mas diminuiu o ritmo. O Fortaleza por sua vez avançou as suas linhas sempre que o Rubro-Negro tentava sair jogando da área de Matheus Cunha. Numa delas, Caio Alexandre finalizou de dentro da área para a defesa do arqueiro do Flamengo. Pochettino foi outro que conseguiu finalizar dentro da área, mas dessa vez, foi para fora. As equipes foram para o intervalo com o 1 a 0 no placar para o time da casa.

Arrascaeta é o nome do jogo

O segundo tempo começou conforme o primeiro: o Flamengo tinha a bola, mas teve dificuldades para entrar na defesa do Fortaleza. O Laion por sua vez não tinha contundência em seus ataques. Aos cinco minutos, a primeira chegada com perigo foi do time da casa. Depois de uma roubada de bola, o ataque trocou passes e a bola chegou em Pedro, que finalizou com categoria. João Ricardo fez ótima defesa e colocou para escanteio.

O Fortaleza começou a melhorar no jogo. O time treinado por Juan Pablo Vojvoda, organizado, passou a pressionar o Flamengo, principalmente na saída de bola. Levou um certo perigo, mas quem marcou foi o time da casa. A equipe pegou um contra-ataque rápido. A bola chegou em Ayrton Lucas, que cruzou. A defesa afastou e a bola sobrou para Arrascaeta fuzilar para as redes, sem chances para João Ricardo. Era o segundo do Flamengo.

O segundo gol não desanimou o Fortaleza, que seguiu encurralando as saídas de bola do time do Flamengo. Mas os lances de maior perigo do Laion saíram sempre em jogadas de transições rápidas. Como na finalização de Galhardo por cima do gol de Matheus Cunha. E logo depois, em contra-ataque puxado por Calebe e finalizado por Lucero. Este bateu em David Luiz e foi para escanteio.

O jogo se encaminhou para o final com as duas equipes dando a impressão de que estavam satisfeitas com o resultado. O Flamengo ainda teve algumas chances de marcar o terceiro, mas pecou no último passe. O Fortaleza desanimou e esperou o tempo passar. No fim, 2 a 0 para o Flamengo.