- Mesmo sem jogar, Cityzens conquistam o campeonato
- Este é o quinto título do City nos últimos seis anos
- Manchester City encara o Chelsea neste domingo
O Nottingham Forest venceu o Arsenal por 1 a 0 na tarde deste sábado, em Nottingham, em partida válida pela 37ª rodada da Premier League, o Campeonato Inglês. O resultado não poderia ser pior para os Gunners. Com a derrota, o Manchester City, mesmo sem jogar, faturou o título da competição da temporada 2022/23. A equipe de Mikel Arteta teve a posse de bola, mas jogou muito mal e teve de ver a equipe da casa se garantir na liga mais poderosa do mundo e o rival pelo troféu conquistar a competição pela quinta vez nos últimos seis anos.
Este é o nono título de toda a história do City no Campeonato Inglês. Na era da Premier League, no entanto, o clube chega à sua sétima conquista. Somente Pep Guardiola, tem cinco dessas taças, a terceira seguida. Com tantos números, a equipe treinada pelo lendário espanhol ainda pode levantar mais dois títulos: os Cityzens disputam a decisão da Copa da Inglaterra, além da Champions League, o sonho de consumo dos torcedores.
O título veio por conta da pontuação do Arsenal. Com a derrota, o time de Londres permanece com 81 pontos. Portanto, com mais uma rodada por fazer, só poderia chegar a 84. Já o City tem 85 e ainda tem mais três rodadas pela frente. Neste domingo, os Cityzens encaram o Chelsea em casa e receberão a taça de campeão.
CAMPEÕES DA PREMIER LEAGUE 22/23!!! 🏆
— Manchester City (@ManCityPT) May 20, 2023
O TERCEIRO TÍTULO SEGUIDO!!! 🙌
🔷 #MCFCPortugues | https://t.co/2hIDwtnPZR pic.twitter.com/z1RlwY0bag
Primeiro tempo com gol do ‘City’
O primeiro tempo começou com o que o Arsenal tem de melhor: a posse de bola e o domínio do seu adversário. Mas essa posse de bola não se transformou em lances de perigo, pelo menos nos primeiros dez minutos de jogo. Navas teve apenas uma saída de bola como trabalho neste período. Portanto, para o Arsenal conseguir algo a mais, iria precisar de ímpeto e finalizações.
Aos 15 minutos, o Arsenal se viu com a necessidade de fazer o gol. Gabriel Jesus teve uma chance, mas desperdiçou de cabeça. Quando tudo parecia aberto para os Gunners, o Forest abriu o placar. Gibbs-White fez boa jogada depois de um passe mal feito de Ödegaard e avançou para o ataque em velocidade. Ele passa para Awoniyi, que toca na saída de Ramsdale. Era o gol do Forest e do City.
Depois do gol, o Arsenal passou a ser mais incisivo. Gabriel Jesus e Trossard finalizaram com certo perigo, mas nada que indicasse um gol. Para quem via o jogo, o gol ainda estava longe de acontecer para os Gunners. E com o passar do tempo, a impressão que se dava era que os jogadores do clube londrino estavam ficando nervosos para chegar ao gol. O que acabou dificultando.
O primeiro tempo foi até os 49 minutos sem nenhum lance de maior perigo para nenhuma das duas equipes. O panorama da primeira etapa foi a seguinte: muita posse de bola para a equipe de Mikel Arteta, mas sem muita efetividade. Sorte para o Forest que estava garantindo os três pontos e a permanência na Premier League para o ano que vem.
JOB. DONE.
— Nottingham Forest (@NFFC) May 20, 2023
WE ARE STAYING UP!!! ❤️ pic.twitter.com/8qrHq0i522
Segundo tempo morno
A equipe de Nottingham, com a ajuda dos brasileiros, começou com força. Foram duas finalizações, uma do zagueiro Felipe e a outra do lateral Renan Lodi. Com um certo perigo. Embora soubessem que a defesa da qual os dois faziam parte nesta tarde, precisaria ser perfeita para não levar gol. Assim, garantiria os três pontos contra um grande da Inglaterra.
Outros brasileiros começaram a aparecer também, mas pelo lado do Arsenal. Jorginho passou a comandar o meio-campo dos Gunners e a criar mais jogadas. Gabriel Jesus passou a pedir mais a bola. Sem Gabriel Martinelli, o Arsenal teve muitas dificuldades na partida. A partir dos 15 minutos, Navas apareceu em um chute de Saka. Logo em seguida, Jorginho mandou para fora.
O jogo não mudava de figura, mesmo com as mexidas de Mikel Arteta. A posse de bola de sua equipe chegou a 83%, mas quando chegavam com chances de fazer o gol, Navas estava lá para fazer boas intervenções. Embora com pouca posse de bola, o Nottingham Forest chegava com perigo nas transições rápidas. O jogo ainda teve algumas chances de gols para os dois lados. Contudo, o 1 a 0 persistiu e o City se sagrou campeão.
O momento em que vencemos o CAMPEONATO INGLÊS 🎉 pic.twitter.com/UZdZiHHsgo
— Manchester City (@ManCityPT) May 20, 2023