• Gunners vencem por 2 a 1 e não alcançam o City na tabela
  • Time supera o número de triunfos em uma mesma edição
  • Gueye inaugura o placar, mas Tomyiasu e Havertz marcam

O Arsenal arrancou a virada em seu último compromisso na temporada da Premier Legue. A equipe de Mikel Arteta superou o Everton por 2 a 1, com gols de Tomyiasu e Havertz. Gueye inaugurou o marcador da partida disputada no Arsenal Stadium. Com o triunfo, aliás, os Gunners alcançaram o maior número de vitórias na Premier League na história do clube. A conquista do título era difícil, pois os Gunners precisavam de um empate ou derrota do Manchester City, que jogava em casa no encerramento do Campeonato Inglês.

Portanto, o Arsenal terminou a Premier League com 89 pontos, dois a menos do que o campeão Manchester City, que fez 3 a 1 no West Ham. Essa, aliás, foi a terceira maior pontuação de um vice-campeão na história da competição. Com 40, o Everton fechou a sua participação no campeonato no 15º lugar. Agora, os dois times ativam o modo férias e voltam para a pré-temporada após a Eurocopa.

Como foi o primeiro tempo

No primeiro tempo, o Arsenal partiu para cima do Everton desde o início do jogo. Os Gunners só não contava com o gol do Manchester City contra o West Ham tão cedo. Preocupado em fazer a sua parte, o time de Mikel Arteta pressionou e explorou os lados do campo, buscando as jogadas com Odegaard no lado direito de ataque.

O segundo gol do City abalou a equipe londrina, que viu o Everton chegar com perigo nos contra-ataques. Em um deles, aos 31 minutos, Calvert-Lewin acertou a trave direita do Arsenal. Para deixar a vida do Arsenal ainda mais difícil, o time visitante largou em vantagem aos 40. Idrissa Gueye bateu falta e acertou Rice na barreira. O desvio acabou com a chance de defesa de Raya, que viu a bola ir para o lado esquerdo e entrar: 1 a 0 Everton.

No entanto, os Gunners reagiram rápido. Aos 42 minutos, o time trocou passes na direita e envolveu a marcação do Everton. Odegaard chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Na altura da marca de pênalti, Tomiyasu bateu firme no canto direito e deixou tudo igual: 1 a 1. O West Ham diminui com um golaço de bicicleta de Kudus, e a torcida do Arsenal manteve a esperança no título.

Como foi o segundo tempo

Na segunda etapa, os Gunners partiram para o ataque e pararam duas vezes na trave. Aos 21 minutos, com Havertz desviando de cabeça no travessão após cruzamento de Gabriel Martinelli, e aos 37, com Smith-Rowe pegando de primeira, com a bola quicando no travessão de Pickford. O goleiro já estava vendido no lance.

A virada do Arsenal veio finalmente aos 44 minutos, mas o Manchester City já vencia o West Ham por 3 a 1. Na jogada, Gabriel Jesus partiu no contragolpe e abriu na direita para Odegaard, que pegou mal na bola na hora de finalizar. A bola soboru limpa para Havertz mandar no fundo da rede: 2 a 1. O VAR chamou atenção para um possível toque de mão de Gabriel Jesus na origem do lance, mas o árbitro validou o gol. A torcida celebrou o resultado e a temporada da equipe, que chegou perto de conquistar o título.