- Irmãos, Nico e Iñaki Williams decidem na prorrogação
- Barcelona perde muitos gols com Lamine Yamal e lamenta
- Athletic de Bilbao busca o seu 24º título da competição
O Athletic de Bilbao venceu o Barcelona por 4 a 2, na prorrogação, na tarde desta quarta-feira, no Estádio San Mamés, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Rei da Espanha. Em uma partida onde o time da casa, o Bilbao, jogou com o seu 12º jogador, a sua imensa torcida, o Barcelona acabou sucumbindo a atmosfera e aos gols perdidos por Lamine Yamal, principalmente na segunda etapa.
Guruzeta abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Mas o Barcelona, em um golpe de sorte, empatou com Lewandowski. Minutos depois, Lamine Yamal marcou e virou o jogo para os catalães. Foi então que brilhou a estrela dos irmãos Williams. Primeiro, Nico cruzou na medida para Sanset empatar o jogo. Na prorrogação, Iñaki, ainda no primeiro tempo, fez o terceiro gol. Para sacramentar a classificação, Nico fez o quarto nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação.
Com a vitória, o Athletic de Bilbao avançou às semifinais. O adversário será conhecido através de um sorteio. Vale lembrar que a equipe do País Basco está de olho no seu 24º troféu do torneio. Contudo, o Athletic não vence a competição há 40 anos.
Bilbao começa bem, mas leva a virada
O primeiro tempo começou com pressão do time da casa. Com uma festa do torcedor basco no San Mamés, o Barcelona precisou se controlar para não passar sufoco. Mas não deu resultado. Muito pouco tempo para se segurar. Logo no primeiro minuto, Yamal perdeu a bola na defesa. O Bilbao retomou a posse de bola e avançou com Adu Ares. Ele mesmo cruzou. Guruzeta dominou e soltou a bomba para abrir o placar logo no primeiro minuto de jogo.
A pressão continuou e Guruzeta teve mais uma chance de finalizar ao gol do Barcelona. Contudo, a bola foi para fora. Após a pressão inicial do time da casa, o Barça conseguiu ficar um pouco mais com a bola. Ao estilo catalão, o time do técnico Xavi Hernández trocou passes, tentou chegar por alguns minutos, mas a defesa do Bilbao estava bem postada e dava pouca brecha para o ataque do Barça.
Até os 24 minutos do primeiro tempo, o Barça ainda não havia finalizado ao gol. Foi então que em uma bola levada até a área do Bilbao. Berchiche tentou tirar o perigo da área, mas deu um gol de graça para o Barcelona. Ao chutar, a bola bateu em Lewandowski e entrou no. Era o primeiro gol do Barça sem nem fazer tanto esforço.
Seis minutos depois, veio a virada do Barça. Koundé acionou Lamine Yamal. O garoto partiu em velocidade pela direita, puxou para o meio e finalizou para virar a partida. A virada fez bem ao time treinado por Xavi. Por muito pouco, a equipe catalã não ampliou o marcador, mas ficou no 2 a 1 mesmo.
Bilbao empata na segunda etapa
Assim como na primeira etapa, o Bilbao conseguiu marcar logo no início. Desta vez, aos três minutos, com Sancet. Nico Williams fez a jogada pela esquerda, trocou de perna e cruzou fechado. O centroavante subiu sozinho para marcar o segundo gol do time da casa. O gol de empate: 2 a 2. A partir daí, os dois times tiveram chances de marcar. O segundo tempo ficou bastante movimentado.
Os dois times, então, começaram a se movimentar no ataque. Quem começou foram os donos da casa. Guruzeta finalizou para fora, aos 10 minutos. Pouco depois, foi a vez de Iñaki Williams, que fez boa jogada, mas também chutou fora do alvo. Foi então que Lamine Yamal, em um contra-ataque, desperdiçou ótima chance. O garoto recebeu a bola e ficou de frente para Agirrezabala e tentou um toque por cobertura, mas mandou para fora.
Os irmãos Iñaki e Nico Williams apareceram nos minutos seguintes. Os dois eram as principais peças que levavam o time da casa ao ataque. Mas ficou difícil criar jogadas de gol. Isso porque o Barça passou a jogar com as linhas mais recuadas, o que facilitou para os contra-ataques em alguns momentos. Para o Bilbao, então, restaram os chutes de longas distâncias.
Foi assim que o jogo se desenrolou até a parte final da partida. Com um placar de 2 a 2, qualquer erro poderia comprometer a classificação dos times. E isso quase aconteceu. Lamine Yamal roubou a bola do defensor e ficou de frente para Agirrezabala. O menino driblou o arqueiro e com o gol vazio, chutou para fora. A maior chance do jogo foi isolada. Então, a partida foi para a prorrogação.
Irmãos Williams decidem
O ritmo do primeiro tempo da prorrogação caiu um pouco. Nada parecido como segundo tempo. Pelo lado do Barcelona, a equipe ficou ainda mais cautelosa. Contudo, procurou tocar a bola com as linhas mais altas. Tinha mais a bola, mas as chances ficaram com o time da casa. Nico Williams, em um contra-ataque, chegou na área em condições de fazer, aos cinco minutos, mas desperdiçou a chance.
Os contra-ataques, aos poucos, foram ficando para o lado do Bilbao. Foi então que o experiente Sergi Roberto entrou no jogo. E o lateral-esquerdo foi fundamental no terceiro gol do Athletic, quando perdeu a bola e gerou a jogada, que terminou em Iñaki Williams. O atacante finalizou na trave, mas a bola voltou para ele marcar o terceiro gol do Bilbao. Naquele momento, a equipe do país basco estava levando a vaga para as semifinais.
O segundo tempo da prorrogação começou com o Barcelona bagunçado partindo para cima do Bilbao em busca do empate. Marc Guiu, que entrou no lugar de Lamine Yamal, foi o primeiro e finalizar ao gol. Depois do cruzamento na área, o defensor cortou, mas a bola ficou com o jovem, que chutou para a defesa se Agirrezabala. Melhor chance do tempo-extra para os catalães.
Logo depois, o time da casa chegou mais uma vez. Contudo, Iñaki Williams recebeu um longo lançamento e apareceu livre para finalizar. Iñaki Peña fez grande defesa e evitou o quarto gol. Entretanto, no fim, após mais um contra-ataque, o irmão, Nico, ficou com a bola na entrada da área depois de um cruzamento da esquerda. Ele parou e chutou de três dedos para fazer o gol e classificar o Bilbao na Copa do Rei: 4 a 2.