• Volante pertencia ao Flamengo e estava emprestado
  • Furacão exerceu o a compra de 50% dos direitos
  • Negócio gira em torno de 1,2 milhão de euros

O Athletico Paranaense exerceu o direito de compra e, por isso, anunciou a contratação em definitivo do volante Hugo Moura, de 24 anos, que pertencia ao Flamengo. O jogador estava emprestado ao clube paranaense, que adquiriu de forma permanente 50% dos direitos econômicos do jogador.

Portanto, o clube pagou cerca de 1,2 milhão de euros (R$ 6,6 milhões, na cotação atual) e estabeleceu um vínculo com o atleta até julho de 2026. O contrato de empréstimo do jogador dava um desconto ao clube na hora de exercer a compra. Então, o valor de Hugo estava fixado em 1,5 mi de euros (R$ 8,3 mi).

Revelado pelo Flamengo, Hugo Moura se profissionalizou em 2018. Pelo Rubro-Negro, foram 31 jogos e um gol marcado. Embora tenha no currículo títulos como a Copinha (2018), Libertadores (2019), Brasileirão (2019) e a Supercopa do Brasil (2020), o volante jamais conseguiu se firmar entre os titulares.

Pelas redes sociais do clube, Hugo Moura festejou o acerto em definitivo com o Athletico, citando o apoio que ele recebe no dia a dia pelos seus companheiros mais experientes.

– Aqui, venho tendo um grande apoio. Apoio do professor Felipão, de jogadores como o Fernandinho, o Pablo, o Marcelo Cirino, o Dedé, o Thiago Heleno. Eles têm me ajudado muito. Conversam comigo e me aconselham. Fico muito feliz por esse contato com eles. Feliz por ter a oportunidade de jogar ao lado deles – disse.

Contratado em janeiro, Hugo Moura tem 26 jogos, sendo 24 como titular, e dois gols do Furacão. Portanto, ele é um dos homens de confiança do treinador Luiz Felipe Scolari.

Bom relacionamento fora de campo, e rivalidade dentro dele

Afinal, nesta terça foram definidos os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. Portanto, Flamengo e Athletico vão se enfrentar pelo quarto ano seguido na competição. Em 2019, nas quartas de final, na estreia de Jorge Jesus pelo clube, um empate de 1 a 1, na Arena da Baixada. Na volta, com Maracanã lotado, o time carioca saiu na frente, mas levou o empate e viu a definição ir para os pênaltis. Após perder três cobranças, o Flamengo foi eliminado.

Já em 2020, nas oitavas, o Flamengo venceu por 1 a 0 na Arena da Baixada. Na volta, vitória de 3 a 2 e vaga nas quartas confirmada no Maracanã. No ano passado, na fase semifinal, o Furacão levou a melhor. Depois de um 2 a 2 na capital paranaense, um 3 a 0 acachapante com um Maracanã lotado.

Vale frisar que as equipes fizeram a final em 2013. Empate no jogo de ida, na Vila Capanema ( a Arena da Baixada estava em obras para a Copa de 2014), por 1 a 1. Na volta, no Maracanã, a vitória por 2 a 0, com gols de Elias e Hernane, deram o tricampeonato da competição ao Flamengo.