- Ídolo da torcida ainda não decidiu se vai parar no fim do ano
- Fernandinho é o capitão do time e um dos pilares do elenco
- Volante rasga elogios ao técnico Guardiola, com quem trabalhou
O Athletico Paranaense começou a temporada com mudanças. Após um 2023 sem títulos relevantes ou vaga na Libertadores, algo que ficou comum nos últimos anos, o time do Furacão iniciou 2024 com técnico novo. Juan Carlos Osorio, que tem passagens por São Paulo, Atlético Nacional, da Colômbia, e seleção mexicana, assumiu a equipe para repor o elenco no caminho das vitórias.
Portanto, embora com mudanças na comissão técnica e algumas peças de reposição, algo que não mudou é a referência do torcedor em campo. E ela se chama Fernandinho. Com vasta experiência internacional, o volante se tornou um dos pilares da equipe. E se o clube vem mudando de forma gradativa, esse fator do time parece que não vai mudar tão cedo. Isso porque o jogador, que tem contrato até o fim de 2024, não confirmou a sua aposentadoria.
– Não sei se será minha última temporada como jogador de futebol profissional. Vou fazer uma análise no final do ano. Físico, mental, motivação. Estou vivendo o dia a dia, aproveitando cada momento. Não sei precisar quando vou parar. Vou avaliar no final da temporada — explicou o volante em entrevista durante um evento.
O volante deixou claro que vai precisar de um tempo para decidir a questão. Contudo, uma coisa é certa: ele seguirá no mundo do futebol. Fernandinho abriu a possibilidade de continuar no esporte, mas com um cargo de gestão:
– Tem essa possibilidade de seguir na gestão do futebol. Tive uma mudança de mentalidade quando fui escolhido para representar os jogadores do City como capitão no clube. Então, tudo indica que eu caminhe nessa direção.
Fernandinho coloca Guardiola entre os melhores
Foram seis temporadas no Manchester City, com cerca de 300 jogos no currículo. Os 11 títulos pelo clube inglês em parceria com o técnico Pep Guardiola é motivo de orgulho para Fernandinho. Sobre o treinador, o volante não mede palavras para elogiar dentro e fora de campo. Conforme informações do jogador, Guardiola é o melhor treinador entre os melhores com quem já trabalhou.
– O melhor dos melhores. Detalhista, perfeccionista. Capaz de potencializar e extrair o melhor em prol do coletivo. Comecei a trabalhar com ele aos 30 anos e vivi coisas que nunca tinha visto. Formas de ver o jogo, postura, como olhar para o futebol como um todo. Alto nível, entre os maiores da história e sem dúvida o melhor da atualidade – revelou o volante.
O jogador de 38 anos vai além ao falar do treinador. Isso porque ele relembrou a chegada das novas ideias sobre futebol do famigerado técnico. Isso em Barcelona, no ano de 2008. Anos depois, quando assumiu o City, essas ideias eram tão diferentes que o time demorou a assimilar. Houve um período de adaptação antes de as coisas começarem a seguirem o curso das vitórias e dos troféus.
– Ele mudou a história do futebol. No Barcelona, a partir de 2008, revolucionou o jogo. No City tivemos dificuldades no início, não entendíamos a ideia perfeitamente, mas a partir do segundo ano as coisas foram se acertando e atingimos um nível muito alto — disse Fernandinho.
Por conta da idade e dos jogos com pouca importância, Fernandinho vem sendo preservado pela comissão técnica. Em quatro jogos pelo Campeonato Paranaense, Juan Carlos Osorio o colocou para jogar apenas em duas rodadas. Ou seja, Fernandinho vem passando um programa para que só seja utilizado em jogos previamente escolhidos pela comissão ou com maior apelo (importância).