• Furacão faz 2 a 0 na Arena Barueri, neste domingo
  • Pablo e Gómez (contra) fizeram os gols da equipe
  • Verdão não reagiu quando teve um jogador a mais

O líder Athletico-PR venceu o Palmeiras por 2 a 0, na Arena Barueri, em partida de muitos cartões amarelos, expulsão e pênalti perdido. No confronto pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, Pablo, em cobrança de falta, e Gustavo Gómez, em gol contra, fizeram os gols do Furacão na tarde deste domingo. O Verdão tentou reagir até o final, mas parou nas defesas do goleiro Bento. O camisa 1 do time paranaense, aliás, teve um desempenho fundamental para garantir o triunfo dos visitantes, ainda mais depois da expulsão de Esquivel.

Com o resultado, então, o Furacão chegou aos 13 pontos e reassumiu a liderança do Brasileirão. O Verdão, por outro lado, ficou com oito pontos e caiu para o 8º lugar na tabela de classificação. Em seis rodadas, o Athletico tem quatro vitórias, um empate e uma derrota. Já o Palmeiras acumula duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

As duas equipes, portanto, voltam a campo na próxima quarta-feira (dia 15). Pela Conmebol Sul-Americana, o Furacão recebe o Danubio, às 19h (de Brasília), enquanto o Verdão joga em casa contra o Independiente del Valle às 21h30, pela Taça Libertadores.

Como foi o primeiro tempo

Palmeiras e Athletico fizeram um jogo equilibrado, com oportunidades para os dois lados, pênalti do Verdão defendido e gol do Furacão nos acréscimos. Desde o início, o Verdão explorou as trocas de passes pelo lado direito com Estêvão, Raphael Veiga e Endrick. O time de Abel Ferreira finalizou seis vezes, sendo três deles na direção do gol.

No entanto, levou contragolpes do Furacão muito em função da falha de recomposição. O goleiro Weverton ainda fez boas defesas, em tentativas de Zapelli, para evitar o gol dos visitantes. Aos 39 minutos, Piquerez ficou com a sobra e chutou colocado de fora da área, mandando à esquerda do gol.

Rony, aos 44, recebeu livre na esquerda em contra-ataque, mas finalizou mal de canhota e desperdiçou grande chance. Nos acréscimos, aos 47, o Palmeiras ganhou um pênalti. Gustavo Gómez fez lançamento, Rony saiu na cara e chutou em cima de Bento. No rebote, o camisa 10 ajeitou para Endrick, que cortou o goleiro e foi derrubado na área.

Na cobrança do pênalti, Raphael Veiga bateu cruzado de canhota. Bento pulou no canto esquerdo, fez uma grande defesa, sem dar rebote e se redimiu da penalidade cometida. Aos 54, o Athletico abriu o placar em Barueri. Em falta perto da área, Pablo chutou colocado, por baixo. A bola desviou na barreira, foi no contrapé de Weverton e entrou no cantinho esquerdo: 1 a 0.

Como foi o segundo tempo

Em vantagem no placar, o Atheltico-PR manteve a postura de se defender bem e explorar os contragolpes. Assim, fez o segundo gol aos 14 minutos da etapa final. Depois do erro de Zé Rafael, Cuello recebeu de Nikão pela direita da área, cruzou buscando Pablo, e Gustavo Gómez fez contra ao tentar tirar: 2 a 0.

Aos 22 minutos, Esquivel tomou o segundo cartão amarelo por falta em Endrick, foi expulso e deixou a sua equipe com um jogador a menos. Ainda assim, a equipe paranaense chegou a fazer o terceiro, mas o VAR apontou impedimento de Canobbio e anulou o gol.

Na segunda etapa, Veiga recebeu o vermelho por dar um carrinho em dividida dura com Fernandinho. No entanto, o árbitro de vídeo entrou em ação novamente. Assim, Braulo da Silva Machado mudou a cor do cartão após chegar o lance no monitor. No fim, o Verdão ainda tentou pressionar, mas não conseguiu diminuir e amargou a derrota em casa.

Na próxima rodada do Brasileiro, o Athletico visita o Fortaleza no sábado (dia 18), às 18h30 (de Brasília). Já o Palmeiras joga fora de casa contra o Criciúma no domingo (19), às 11h.