- Técnico tem histórico por Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro
- Furacão se classificou após empate fora com o Libertad
- Rubro-Negro pega vencedor de Fortaleza x Estudiantes
Antes de tudo, vamos falar sobre o Athletico-PR. Isso porque a classificação às quartas de final da Libertadores manteve o bom retrospecto do técnico Luiz Felipe Scolari na competição. De acordo com levantamento do site ‘Globo Esporte’, foi a oitava vez em oito disputas que o treinador chegou ao menos nessa fase da Copa.
Vale lembrar que a trajetória de Felipão na Libertadores começou em 1995, sendo campeão pelo Grêmio. Um ano depois, foi semifinalista com o Tricolor gaúcho. Depois disso, foi a vez de fazer história com o Palmeiras: campeão em 1999 e vice em 2000.
Porém, em 2001, o treinador parou nas quartas de final com o Cruzeiro. De volta ao Palmeiras, Scolari foi semifinalista em 2018 e chegou até as quartas em 2019. Na edição atual, Felipão assumiu o Athletico na reta final da fase de grupos, com o Furacão lanterna da chave, com quatro pontos. A equipe venceu os dois jogos que faltavam – Libertad por 2 a 0 e o Caracas por 5 a 1, ambos na Arena da Baixada – e se classificou em segundo no grupo B.
Nas oitavas de final, o Furacão reencontrou o Libertad e avançou com doses de emoção: vitória 2 a 1 na Baixada e empate em 1 a 1 no Paraguai, com gol de Rômulo no final da partida. Além disso, a classificação quebrou um jejum no Athletico, que não avançava até as quartas de final há 17 anos. Afinal, a última vez tinha sido em 2005, quando o Furacão foi vice-campeão após derrota para o São Paulo.
Furacão espera vencedor de Estudiantes x Fortaleza
Então, com Felipão no comando, o Athletico enfrenta quem passar do confronto entre Fortaleza e Estudiantes. Os times empataram em 1 a 1, no jogo da ida, no Castelão. A volta é na quinta-feira, às 21h30, em Buenos Aires. As quartas de final estão previstas de 2 a 4 de agosto (ida) e 9 a 11 de agosto (volta). A equipe de melhor campanha decide em casa.
Enquanto isso, o Athletico-PR volta a campo contra o Goiás no sábado, às 20h30, na Serrinha, pela 16ª rodada do Brasileirão. O Furacão é o vice-líder da competição, com 27 pontos.