• Treinador campeão do mundo não será mais treinador
  • Furacão garantiu o sexto lugar e a fase de grupos
  • Botafogo ficou com a vaga na Copa Sul-Americana

O Athletico Paranaense fez o dever de casa e venceu o Botafogo por 3 a 0, na tarde deste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba, em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória colocou o Furacão direto na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem e deu um sabor especial ao último trabalho de Luiz Felipe Scolari. Restou ao Glorioso a vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Os gols da partida foram marcados por Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick. Todos eles no segundo tempo. Com a vitória, o Furacão chegou aos 58 pontos e terminou o Brasileirão na sexta colocação. Portanto, o clube paranaense termina a competição nacional com o principal projeto esportivo de 2023. A equipe espera, assim, repetir o feito de 2022. Vale lembrar que o Athletico chegou à final da Libertadores este ano e acabou como vice.

Primeiro tempo equilibrado

O primeiro tempo começou com o Botafogo pressionando o time da casa, chegou a encurralar a equipe comandada por Felipão nos primeiros minutos. O lado esquerdo era o mais acionado, com jogadas de Marçal, Jeffinho e Tiquinho Soares. Os três deram trabalho para a defesa do Furacão. Entretanto, depois de alguns ajustes, o time da casa passou a controlar mais o jogo e criar situações de perigo.

Então, o uruguaio Terans passou a ser o principal jogador da partida. Além de ajudar na marcação, criar jogadas para os seus companheiros, o uruguaio passou também a finalizar para o gol. Em uma delas, depois de costurar o lado esquerdo da defesa do Glorioso, soltou uma bomba que explodiu na trave. Vitor Roque, Alex Santana e Vitinho também levaram perigo em finalizações. A equipe paranaense foi para o intervalo lamentando não ter aberto o placar.

Segundo tempo dos sonhos

Os erros nas finalizações do primeiro tempo não se repetiram no segundo. Então, o Athletico foi para cima do Glorioso e logo abriu o placar. Aos seis minutos, Erick acertou uma boa cabeçada, Perri fez a defesa, mas Adryelson colocou contra o próprio gol. A partir daí, foi um baile do Furacão. Vitinho e Terans ditavam o ritmo do time paranaense. O Botafogo só observava sem poder fazer nada.

Logo aos 12 minutos, Vitor Roque ampliou o placar. Contudo, o VAR viu impedimento no início do lance e anulou o gol. Embora tenha esfriado o ímpeto após a anulação do gol, não demorou muito para o mesmo ímpeto voltar e Terans fazer uma boa jogada. Vitor Roque balançou as redes. E desta vez, valeu. A vitória a partir daí já estava garantida, o Botafogo estava inerte, sem reação.

Por fim, o Athletico deixou o Botafogo com a bola. Com novos jogadores em campo, o time carioca ainda tentou diminuir o placar, mas os contra-ataques do Furacão eram muito perigosos. Perri evitou um placar ainda maior. No final do jogo, Erick se aproveitou de uma falha de Adryelson e chutou para selar a vitória e a vaga do Furacão na próxima Libertadores.

Sem Felipão, Paulo Turra assume

Felipão não é mais o técnico do Athletico Paranaense. O treinador se aposenta de vez dos gramados e, depois de uma conversa com a diretoria do Furacão, acertou a sua permanência como diretor do clube. Então, sem Felipão, Paulo Turra será o comandante do time na temporada de 2023. Assim, Turra terá Carlos Pracidelli e Wesley Carvalho como auxiliares, mesmo time que acompanhava Scolari.

Paulo Turra tem 48 anos e há seis não treina uma equipe. A última equipe de Turra foi o Cianorte e logo depois se tornou auxiliar de Felipão. Sua carreira como técnico começou em 2009, dois anos após se aposentar dos gramados pelo Avaí. Como técnico, Turra passou por Novo Hamburgo, Esportivo, Brusque, Cianorte e Caxias. No ano que vem, o Furacão tem o Estadual, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro para disputar.

Inter vence o Palmeiras e fica com o vice

O Inter venceu por 3 a 0 o campeão Palmeiras na tarde deste domingo no Beira-Rio e garantiu o vice-campeonato Brasileiro, o segundo em três anos. Maurício, Alemão e Braian Romero marcaram os gols da partida, que marcou a despedida de Gustavo Scarpa do Verdão.

Embora já estivesse de férias, o Palmeiras teve o que lamentar na partida. Além da grande quantidade de gols que levou, a derrota quebrou uma séria invicta de 22 jogos fora de casa do Verdão. O Colorado terminou o Brasileirão com 73 pontos, oito a menos que o adversário desta tarde.