• Grêmio saiu na frente, mas jogou mal e levou a virada
  • Tricolor Gaúcho perdeu, em casa, a chance de ser vice-líder
  • Furacão foi melhor e mereceu a vitória, que saiu no fim do jogo

O Athletico Paranaense venceu o Grêmio por 2 a 1, de virada, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Athletico teve mais posse de bola, mais escanteios e mais finalizações. Portanto, vitória incontestável dentro da capital do Rio Grande, o que deu um grande gás para o Furacão na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores.

Lucas Besozzi marcou o gol do Tricolor Gaúcho, enquanto Zapelli empatou ainda na primeira etapa. Nos acréscimos, Kaíque Rocha subiu mais do que todo mundo para marcar o gol da vitória. Com os três pontos, o Athletico Paranaense chegou aos 44 pontos e assumiu, pelos critérios de desempate, a quinta posição que era do Flamengo. O Grêmio, por sua vez, se manteve na terceira posição com os seus 44 pontos.

Na próxima rodada, o Furacão visita o Botafogo no sábado, enquanto o Grêmio vai até São Paulo encarar o campeão da Copa do Brasil, no Morumbi. As partidas serão válidas pela 28ª rodada do Brasileirão.

Equilíbrio no primeiro tempo

O primeiro tempo começou a todo vapor. Logo nos primeiros minutos, o Athletico saiu para o ataque e mandou uma bola na trave. O levantamento chegou pela direita, Zapelli subiu e acertou a cabeçada. A bola foi na trave do lado esquerdo de Gabriel Grando. Era a primeira chegada com perigo do jogo. O Furacão, então, ensaiou uma pequena pressão nos primeiros cinco minutos de jogo, mas logo parou.

Foi então que o Grêmio colocou a bola no chão e saiu para o ataque e abriu o placar. Cristaldo acionou Luis Suárez na frente. O camisa 9 mandou em elevação para Lucas Besozzi. O atacante ajeitou o corpo e finalizou no canto esquerdo de Bento, que nada pôde fazer. Era o primeiro gol do jogo. Entre o início de jogo, a bola na trave do Furacão e o gol só se passaram seis minutos.

O gol do time da casa não tirou o bom jogo do Athletico. O time treinado por Wesley Carvalho tocou a bola para acuar o Grêmio. Sem poder sair, o Tricolor Gaúcho ficou, então, alguns minutos sem tocar na bola. O Furacão, assim como o Grêmio, mesmo no campo ofensivo, precisava de alguns lances de sorte para chegar ao gol de Gabriel Grando.

Com mais posse de bola e mais finalizações, o Furacão tinha um certo domínio do jogo, mesmo com o Tricolor Gaúcho na frente. Aos 35 minutos, poderia ampliar ainda mais. Em um contra-ataque, Luis Suárez apareceu livre na frente de Bento, que pegou. No lance seguinte, o empate. Zapelli recebeu dentro da área e chutou cruzado. Era o empate do Furacão antes do fim do primeiro tempo.

Segundo tempo tem gol no fim

O segundo tempo começou com o Grêmio pressionando o Athletico. Logo nos primeiros minutos, as mudanças promovidas pelo técnico Renato Portaluppi começaram a surtir efeito. Ferreirinha entrou na área depois de uma boa jogada do ataque gremista e caiu. O VAR chegou a analisar o lance, mas acabou não dando o pênalti. A partir daí, os dois times passaram a trocar ataques.

Então, os goleiros passaram a trabalhar com mais frequência. Grando fez defesa firme em chute de Alex Santana. Cristaldo também teve sua chance de finalizar e ver o goleiro adversário fazendo a defesa. O jogo aberto facilitou as coisas para o Grêmio em um certo momento. Isso porque o time jogava em velocidade e Suárez armava o time. O uruguaio, inclusive, finalizou para fora aos sete minutos. Pouco antes, Ferreirinha fez Bento trabalhar.

Como dito acima, Luis Suárez municiava o time e criou mais uma jogada de perigo. Dessa vez, Galdino, na pequena área, furou o chute. Minutos depois, foi a vez de Cuello tentar uma finalização. De fora da área, o jogador, então, tentou chutas de três dedos. Gabriel Grando apenas olhou e a bola passou perto. Assim como do outro lado com Pepê, que também mandou para fora.

O jogo continuou equilibrado e com os dois times trocando ataques. Se por um lado o Furacão tentou com Zapelli, o lado gremista foi tentar com Luis Suárez. Nos dois lances, as finalizações foram para fora. E quanto tudo se encaminhava para o empate, Kaíque Rocha aproveitou falta cobrada na área para desviar e marcar o segundo gol do Furacão. Era o gol da vitória.