• Time espanhol ganha de 2 a 1, de virada, no tempo normal
  • Após prorrogação, Atlético leva a melhor nas penalidades
  • Goleiro Oblak se destaca na disputa ao fazer duas defesas

O Atlético de Madrid está classificado às quartas de final da Liga dos Campeões. Isso porque o time espanhol derrotou a Inter de Milão por 2 a 1 nesta quarta-feira, de virada, e ganhou na decisão por pênaltis (por 3 a 2), no estádio Metropolitano. Dimarco inaugurou o marcador aos 32 minutos da etapa inicial para os atuais vice-campeões, mas Griezmann deixou tudo igual em seguida. Aos 41 do segundo tempo, Depay marcou o gol salvador, levando o jogo para a prorrogação. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Oblak, que pegou duas cobranças. Lautaro Martínez isolou na última batida do time italiano.

Com o resultado, o Atlético se classificou e espera o sorteio da UEFA, que será nesta sexta-feira (15), às 8h (de Brasília) para conhecer o seu adversário. Os confrontos serão definidos até a final, que está marcada para o dia 1º de junho. Além do Atlético, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, PSG, Barcelona e Arsenal foram os outros times que avançaram na Champions League.

Pelas ligas nacionais, as duas equipes entram em campo quase que ao mesmo tempo no fim de semana. A Inter recebe o Napoli, às 16h45 (de Brasília) de domingo (17), enquanto o Atleti enfrenta o Barça, às 17h.

Como foi o primeiro tempo

Buscando a vitória para ao menos levar o jogo para a prorrogação, o Atlético de Madrid pressionou a Inter desde o início. Contudo, o time espanhol parou nas defesas do goleiro Sommer. Mais recuada, a equipe italiana tentou explorar os contra-ataques. Depois de duas tentativas, eles conseguiram abrir o placar aos 33 minutos em grande jogada individual. A Inter começou a trocar passes pela esquerda, envolveu a zaga do Atlético até a bola chegar em Barella, que acionou Dimarco sozinho no meio da área para mandar uma bomba: 1 a 0.

Porém, nem deu para comemorar. Dois minutos, Koke pegou a sobra de um cruzamento na entrada da área e mandou para o meio da bagunça. Pavard espirrou o taco e deixou a posse de bola nos pés de Griezmann, que finalizou para deixar tudo igual: 1 a 1. Mesmo com o sofrido, os Colchoneros seguiram pressionando, mas sem chance clara até o fim do árbitro.

O Atlético volta pressionando do intervalo, mas vai perdendo a força física aos poucos e deixando a classificação nas mãos da Inter, que não tem pressa nenhuma. No entanto, no abafa final, Memphis Depay, que veio do banco, recebe um passe dentro da área, gira o corpo e consegue fazer 2 a 2 no placar agregado aos 42 minutos, levando para a prorrogação. Sem contar com Riquelme, que teve a faca e o queijo na mão para a virada no último lance.

Segundo tempo, prorrogação e pênaltis

No segundo tempo, o Atlético voltou pressionando, mas aos poucos foi perdendo o ímpeto e deixando a classificação nas mãos da Internazionale. Contudo, na base do abafa, Depay, que veio do banco, marcou o segundo gol da equipe espanhola. Aos 42 minutos, após troca de passes na entrada da área, o holandês dominou com a esquerda, girou o corpo e finalizou no cantinho, de perna direita: 2 a 1, levando a decisão para a prorrogação. Riquelme ainda teve a chance de virar o confronto aos 48, após receber de Griezmann e chutar por cima com o gol livre.

Sentindo o cansaço no tempo extra, os dois times tentaram criar chances, mas não balançaram a rede. A decisão ficou para os pênaltis. Nas cobranças, Sommer até conseguiu defender a batida de Ñíguez, mas Oblak fez duas (de Alexis Sánchez e Klaassen). Além disso, Lautaro isolou a última cobrança da Inter de Milão e deu a classificação ao Atlético.