• Jogador estava no Olympiacos e pertencia ao Nottingham, da Inglaterra
  • Flamengo também tinha interesse no meia, que acabou optando pelo Galo
  • Scarpa assinará um contrato de quatro anos e se apresenta em janeiro

O Atlético-MG, enfim, acertou a contratação e anunciou de forma oficial a chegada do meia Gustavo Scarpa. Nesta quarta-feira, o clube mineiro comprou os direitos econômicos do jogador junto ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por 5 milhões de euros, ou algo em torno de R$ 27 milhões, em valores atualizados. Scarpa é a principal contratação do Galo para a temporada de 2024.

O clube mineiro apresentou um contrato de quatro anos para o meia, que deverá assiná-lo nos próximos dias. O anúncio deveria ocorrer antes mesmo do Natal, mas houve um entrave nas tratativas de rescisão contratual do meia com o clube inglês, que acabaram atrasando o anúncio oficial. Então, depois da resolução dos problemas, o clube mineiro, enfim, contratou o melhor jogador do Brasileirão de 2022.

As negociações em torno da chegada de Scarpa duraram dois meses. Isto é, antes mesmo do fim da temporada, o Galo já observava o jogador. Não demorou muito para o Galo dar a primeira investida, Naquele momento, a proposta agradou todo o staff do atleta, mas Scarpa ainda relutava em aceitar. Isso porque o jogador tinha o sonho de triunfar no Velho Continente. Não tinha conseguido no Nottingham Forest, tão pouco no Olympiacos, da Grécia.

Depois de tentar mais de uma vez, o Galo desistiu da negociação por achar que o jogador, de fato, não tinha intenções de voltar ao Brasil. Contudo, ao fim do Brasileirão, as especulações em torno da contratação de Gustavo Scarpa voltaram. O Atlético-MG voltou a mostrar interesse no jogador e contactou o seu staff para retomar as tratativas.

Interesse do Flamengo virou obstáculo

Há algumas semanas, o Flamengo demonstrou interesse em Gustavo Scarpa. Se antes o jogador não queria voltar ao futebol brasileiro, após sondagens de Rússia e Turquia, o jogador considerou retornar, onde foi protagonista do Campeonato Brasileiro de 2022. Naquela ocasião, o meia foi o melhor jogador e ainda levantou o troféu pelo Palmeiras com algumas rodadas de antecedência.

Após conversas com o Rubro-Negro, pesou o fato de que no clube da Gávea havia muitos meio-campistas. Mesmo com o técnico Tite no comando, a concorrência poderia deixar Scarpa em um cenário parecido com o qual conviveu no último ano: o banco de reservas. Com essa dúvida na cabeça do jogador, o Galo voltou a entrar em contato para resolver a questão.

Foi então que entrou a figura de Luiz Felipe Scolari. Técnico com quem Scarpa foi campeão brasileiro em 2018. A concorrência menor e o interesse demonstrado ainda em novembro foram fundamentais para o acerto. Além disso, o Nottingham Forest já havia concordado com os termos para a compra em definitivo do jogador. Um desfecho positivo para todas as partes do acordo.

A diretoria do Galo e o técnico Felipão esperam o atleta no início de janeiro, na reapresentação da equipe para começar os trabalhos em campo. O Galo volta aos treinos no dia 8 de janeiro. Contudo, Scarpa deverá chegar em Belo Horizonte já nesta sexta-feira. Há a expectativa de que o jogador seja apresentado antes do Ano Novo. Pelo menos, é o que espera a diretoria do clube mineiro.