• Equipe de Luiz Felipe Scolari se impõe dentro de casa
  • Paulinho marcou o gol da vitória no fim do confronto
  • Botafogo liga o sinal de alerta e vê vantagem cair

O Atlético-MG usou bem o fator casa e venceu o líder Botafogo por 1 a 0 na noite deste sábado, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa duelou de igual para igual com o Alvinegro desde o início do confronto e acabou premiado no fim, com um gol de Paulinho, o melhor jogador da partida. O Glorioso chegou a empatar o confronto com Diego Costa, mas a arbitragem anulou o gol.

O resultado acende um sinal de alerta em General Severiano. Isso porque a vantagem do líder, que já foi de 13 pontos, caiu para sete com as derrotas para o Flamengo e para o Galo neste sábado. O Botafogo segue com 51 pontos. O Palmeiras, o vice-líder, tem 44 após a vitória sobre o Goiás. Já o Atlético-MG, vem se recuperando na competição. Embora siga na nona posição, os 34 pontos o colocam a apenas quatro do Fluminense, o sexto.

Galo chega na bola parada

O jogo começou com o time da casa esperando o líder do Campeonato Brasileiro no seu campo de defesa. Com isso, o Botafogo tomou conta das ações nos primeiros minutos. Tanto é que a primeira finalização foi do Alvinegro, com Júnior Santos. O atacante arriscou o chute de fora da área, mas a bola foi longe do gol de Everson, arqueiro atleticano.

A resposta do Galo veio rápida. Paulinho fez a jogada um minuto depois e Battaglia finalizou de calcanhar para fora. O jogo ficou bom sob o aspecto da disputa. Os dois times tinham táticas diferentes, mas todos começaram a buscar o gol. O Atlético-MG voltou a assustar aos 10 minutos de jogo. Maurício Lemos chutou de longe e Lucas Perri fez boa defesa e mandou para escanteio.

Foi então que o jogo ficou muito truncado, com muitas faltas. O Botafogo não conseguia impor o seu ritmo, era sempre parado sob a forte marcação atleticana. Quando tinha a bola, os donos da casa também sofriam com a marcação forte dos alvinegros. Embora o Galo tenha sido mais perigoso, como na falta cobrada por Pavón pelo lado esquerdo. Lucas Perri fez boa defesa novamente, aos 28 minutos.

Um novo lance de perigo ocorreu somente aos 40 minutos de jogo. Então, outra vez em uma bola parada pelo lado dos donos da casa. Depois de um escanteio cobrado pelo lado esquerdo, Paulinho subiu mais do que todo mundo para cabecear para fora. O lance assustou Lucas Perri, que pediu atenção aos defensores. E assim terminou o primeiro tempo.

Paulinho decide a partida

O segundo tempo começou conforme o primeiro tempo terminou. Com o Galo em cima do Botafogo, mas sem muito ímpeto. Isso porque o Alvinegro tem uma boa defesa e marcava bem na ocasião. Mesmo com a linha mais alta, o Galo teve de ver Tchê Tchê finalizando com certo perigo logo aos quatro minutos. A resposta veio minutos depois, com Pavón. O argentino ficou com a bola pronto para finalizar, mas foi travado na hora.

Assim, depois dos primeiros minutos sem emoção, o Galo começou a apostar nas bolas longas. A equipe do técnico Luiz Felipe Scolari usou o recurso por conta dos bons zagueiros no quesito lançamento. Principalmente Maurício Lemos. Mas foi no passe curto que o Atlético-MG chegou em condições de fazer o gol, com Paulinho. Depois da tabela, o camisa 10 ficou frente a frente com Gatito e chutou. O goleiro alvinegro fez grande defesa.

Minutos depois, o mesmo Paulinho recebeu um longo lançamento de Otávio. O atacante tentou surpreender o goleiro do Botafogo com uma bola por cima. Entretanto, o atacante chutou mal e a bola ficou com Gatito. Foram duas chances seguidas. Aos 35 minutos, mais uma chance. Bola longa para o camisa 10 do Galo que, dessa vez, não desperdiçou. Ele dominou dentro da área e tocou na saída de Gatito. Era o gol do Galo na Arena MRV.

Foi então que o Botafogo mudou a postura. Bruno Lage mudou o time, o colocou mais para frente e passou a pressionar o Galo. Diego Costa chegou a marcar o gol de empate, mas a arbitragem assinalou irregularidade no lance, para o desespero dos alvinegros. O time da casa, então, se fechou e aguardou o tempo passar para garantir os três pontos e comemorar a vitória.