- Galo sai em desvantagem no placar, mas Igor Gomes marca
- Resultado deixou a equipe mineira na segunda colocação
- Atlético-MG aguarda sorteio para saber o adversário
O Atlético-MG teve de suar a camisa para empatar com o Libertad em 1 a 1, na noite desta terça-feira, no Defensores del Chaco, no Paraguai, em partida válida pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. O time comandado por Luiz Felipe Scolari, que ainda não venceu sob o comando de seu novo treinador, saiu atrás no placar e quase viu a classificação escapar.
Contudo, após levar um gol de cabeça de Bareiro, o time mineiro se organizou e empatou o jogo com Igor Gomes, que aproveitou um cruzamento da esquerda. Com o resultado, o Galo chegou aos dez pontos no Grupo G e ficou em segundo lugar, atrás do Athletico Paranaense, que venceu o Alianza Lima nesta terça-feira, e finalizou a fase de grupos com 13 pontos ganhos.
Agora, o Galo vai conhecer o seu adversário nas oitavas de final da Libertadores no próximo dia 5 de julho, em sorteio que será realizado na sede da Conmebol. Os oito primeiros de cada grupo ocuparão o pote 1, enquanto o Galo e os demais segundos colocados vão para o pode 2. As primeiras partidas da próxima fase estão previstas para o dia 2 de agosto.
Primeiro tempo com o zero no placar
Embora tenha sido um primeiro tempo movimentado, as duas equipes não tiraram o zero do placar. Pelo lado do Libertad, a dificuldade foi superar o goleiro Everson, que foi um dos destaques do primeiro tempo. Já pelo lado do Galo, o erro foi na parte de finalização. Os atacantes do time mineiro não estavam inspirados na noite desta terça-feira.
Com um time mais defensivo, o Atlético-MG esperou a equipe paraguaia em seu campo defensivo nos primeiros minutos. Com isso, tinha a estratégia do contra-ataque, o que acabou acontecendo em alguns momentos, mas não com uma eficácia que pudesse abrir o placar. Como dito acima, Everson foi o destaque. Seu trabalho começou com uma boa defesa em um chute de Villalba.
Evertson, então, apareceu de novo, aos 22 minutos. Dessa vez, em um chute de Barboza de longe. O goleiro atleticano saltou para espalmar. O Atlético-MG nesse momento da partida não conseguia sair do campo de defesa. Enquanto isso, o Libertad tinha a bola e as melhores chances da partida. Everson fez mais uma defesa em um chute de Villalba, mais uma finalização.
Para não dizer que o Atlético-MG criou chances, em duas oportunidades, o time treinado por Luiz Felipe Scolari pecou no momento do último passe, Hulk tentou em alguns lances, mas também pecou na Hora H. O principal jogador do Galo nessa Libertadores, Paulinho passou despercebido no primeiro tempo.
Aperto e classificação
O Atlético-MG melhorou no segundo tempo. Com mais espaço para fazer os seus contra-ataques, os jogadores de frente tiveram mais cuidado na hora de realizar as jogadas. Embora isso não tenha adiantado muito nos primeiros minutos. Isso porque os jogadores de frente seguiam distantes um do outro. Além disso, outro fato importante era que o time da casa também melhorou em busca do seu gol.
Assim, o Libertad, que precisava vencer o jogo para passar, chegou aos seu gol aos 15 minutos. Depois de um cruzamento da esquerda, Bareiro, subiu na segunda trave e marcou o primeiro gol do jogo, Dessa vez, sem chances para o goleiro do Galo. O gol do Libertad colocou pressão do time mineiro, que precisava melhorar para chegar ao empate e, posteriormente, à classificação.
Foi então que o time de Luiz Felipe Scolari foi para cima e quase chegou ao empate em uma cabeçada de Pavón. Martín Silva, ex-goleiro do Vasco, fez grande defesa. O lance animou ainda mais o time mineiro que foi para cima com tudo em busca do empate. A estratégia mudou, então. A intenção não era mais esperar o Libertad, era partir para cima.
Até que Guilherme Arana fez a jogada pela esquerda e cruzou. A bola passou pela defesa e sobrou para a finalização de Igor Gomes dentro da área. Era o gol do Galo na partida, em pleno Defensores del Chaco. Depois do gol, o Atlético-MG ainda viu a arbitragem anular um gol do Libertad e Villalba assustar com uma finalização. Mas já era tarde. A classificação era do Galo.