• Hulk fez os dois gols do Galo na Arena MRV, em Belo Horizonte
  • Jogo marcou a reestreia de Coutinho com a camisa do Vaso
  • Atlético-MG chega aos 25 pontos e assume o nono lugar

O Atlético-MG venceu o Vasco por 2 a 0 na tarde deste domingo na Arena MRV, em Belo Horizonte, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um jogo decidido na primeira etapa, Hulk foi o nome do jogo. Além de ter criado as principais jogadas do time, o camisa 7 do Galo fez os dois da partida e garantiu os três pontos para a equipe. Outro que mereceu destaque foi Gustavo Scarpa.

O camisa 6 jogou de ponta direita, algo inusitado para o jogador que fez fama jogando pelo lado esquerdo. Gabriel Milito achou a posição para Scarpa nesta partida por conta dos inúmeros desfalques, além da escalação de Bernard, uma das principais contratações dos mineiros na temporada. Não somente o ataque fez a diferença, mas a defesa. Isso porque depois de 12 jogos seguidos levando gols, a defesa atleticana passou noventa minutos ilesa.

Pelo lado vascaíno, a estreia de Coutinho foi o grande destaque do fim de semana. O novo camisa 11 da Colina entrou no segundo tempo e tentou algumas jogadas. Contudo, é importante dizer que o jogador vem de um longo período de inatividade. No clube, vem fazendo um trabalho especial para chegar ao nível físico dos demais. Mas procurou jogo e tentou um chute de longe.

Por fim, com a vitória, o Atlético-MG chegou aos 25 pontos e assumiu o nono lugar, que era do Vasco. Este segue com 23 pontos e caiu para a 10ª posição. Na próxima rodada, os times voltam a campo no próximo fim de semana. O Vasco encara o Grêmio, em Chapecó, enquanto o Galo recebe o Corinthians, em Belo Horizonte.

Hulk marca duas vezes

O primeiro tempo começou com o time da casa tomando conta das ações. Com duas estratégias específicas, os times logo começaram a colocá-las em prática na Arena MRV. O Galo, por estar em casa, adiantou as suas linhas e começou a tocar a bola no campo de defesa do Vasco. A equipe carioca, por sua vez, esperavam a melhor oportunidade de sair em contra-ataque para Vegetti concluir. Mas essa estratégia, pelo menos no primeiro tempo, não deu certo.

Isso porque o Atlético-MG conseguiu proteger bem a defesa e a atacar com competência. O primeiro a tentar foi Bernard, que parou na defesa vascaína. Assim como Hulk, que finalizou em cima da zaga do Vasco. A pressão do Galo era grande, mas Léo Jardim não fazia nenhuma defesa. Os defensores vascaínos estavam, até mais ou menos o meio da primeira etapa, coibir as chegadas dos principais jogadores do clube mineiro.

Foi então que aos 24 minutos Bernard abriu o placar depois da cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa. Contudo, a arbitragem anulou por conta da bola que havia saído antes de chegar na área. Mas era só um aviso ao Vasco. Aos 26 minutos, Scarpa recebeu pela direita e cruzou na pequena área, Hulk subiu sozinho, sem marcação para abrir o placar: 1 a 0.

Naquele momento o resultado era justo por tudo que o Vasco não fez. Não houve ataque do clube carioca no primeiro tempo. Com essa facilidade, o Atlético-MG ainda recebeu um presente de Praxedes. O meia tentou recuar e a bola ficou com Hulk, que invadiu a área, driblou Léo Jardim e fez o segundo gol do jogo, o segundo do Galo. O time da casa foi para o intervalo com dois gols de vantagem.

Segundo tempo sem emoções

Nas primeiras movimentações do segundo tempo, o Vasco começou um pouco melhor. Conseguiu uma falta pelo lado direito. Na cobrança de Piton, Matheus Mendes fez a defesa com o peito. Na resposta, o Galo chegou com Hulk na entrada da área, mas a bola sobrou com o estreante Fausto Vera, que chutou para longe do gol de Léo Jardim.

A partir dos 15 minutos, o Galo mudou a estratégia e passou a jogar com as linhas mais baixas. O Vasco se aproveitou disso e foi para cima, forçando o erro da defesa do time mineiro. Entretanto, no primeiro contra-ataque, Bernard fez boa jogada e deixou Scarpa em condições de finalizar. Da entrada da área, o camisa 6 chutou e a bola passou perto e ainda teve desvio.

Depois dessa chance, o jogo ficou sob o domínio do Vasco. Por isso, as jogadas começaram a sair dos pés dos jogadores do time carioca. Emerson Rodriguez, que entrou no início do segundo tempo, recebeu um bom cruzamento e finalizou de cabeça com perigo ao gol de Matheus Mendes. Contudo, o Vasco começou a ficar mais com a bola principalmente depois da entrada de Coutinho.

Com a bola nos pés, o time de São Januário levou um certo perigo, mas deixou espaços na defesa. Mas com o Galo diminuindo o ritmo e o Vasco sem força para levar qualquer tipo de perigo que ameaçasse a vitória do adversário, o jogo foi se encaminhando para o fim sem maiores emoções. Então, vitória do Galo em casa pelo Campeonato Brasileiro.