• Galo marca nos minutos finais e arranca virada incrível por 3 a 2 no Brasileirão
  • Time mineiro ficar com um homem a mais no primeiro tempo e leva dois gols
  • Reação atleticana vem na etapa final, com dois gols de pênaltis e outro aos 50

O Atlético-MG venceu o Grêmio por 3 a 2, de virada, na manhã deste domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a reabertura da Arena gremista. Com a bola rolando, o Tricolor ficou com um a menos aos 20 minutos após a expulsão de Gustavo Martins e abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Braithwaite e Cristaldo. Contudo, o Galo virou a partida na segunda etapa, com dois gols nos minutos finais. Primeiro, Scarpa diminuiu, de pênalti. Depois disso, Palacios, também de pênalti, deixou tudo igual já nos acréscimos. Aliás, ainda deu tempo de Vargas marcar o terceiro, aos 50.

Com o resultado, então, o Atlético-MG chegou aos 33 pontos e subiu para a oitava posição no campeonato. O Grêmio, por sua vez, perdeu a chance de subir para a primeira metade da tabela, e estacionou na 14ª colocação, com 27 pontos.

O Tricolor gaúcho, portanto, volta a campo após a data Fifa, no dia 15 de setembro, um domingo, contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista. O Atlético, porém, joga antes, pela Copa do Brasil, no dia 12, contra o São Paulo, pela partida da volta das quartas de final.

Como foi o primeiro tempo

No primeiro tempo, então, o Atlético-MG ditou o ritmo de jogo e quase abriu o placar com Bernard, que finalizou de primeira na trave após cruzamento de Gustavo Scarpa. Além disso, passou a ter um jogador a mais após a expulsão de Gustavo Martins. O zagueiro gremista vacilou na defesa, perdeu a bola em disputa com Deyverson e agarrou o atacante atleticano. Por ser o último homem do campo, o árbitro Raphael Claus mostrou o cartão vermelho direto.

O cenário parecia complicado para o Tricolor gaúcho, que voltou à Arena após quatro meses. Mesmo na dificuldade, Renato Portaluppi manteve o time e adaptou Villasanti como zagueiro. Assim, o Grêmio deslanchou e ficou na frente do placar. O primeiro gol saiu aos 31 minutos. Após cobrança de escanteio, Kannemann fez leve desvio de cabeça e Braithwaite apareceu na segunda trave para completar para o fundo das redes: 1 a 0.

Aos 40, o Imortal ampliou o placar. Soteldo fez ótima jogada na linha de fundo e cruzou para o meio da área. Cristaldo apareceu e cabeceou a bola, que bateu na trave. Na volta, o camisa 10 finalizou para o gol vazio: 2 a 0.

Como foi o segundo tempo

Depois de ir para o intervalo perdendo, o Atlético-MG marcou três gols na segunda etapa, sendo os dois últimos nos acréscimos, para sair vitorioso. O Grêmio, com um jogador a menos, baixou as linhas de marcação e deu a bola para o Galo jogar. Porém, a estratégia do Tricolor deu errado. O time comandado por Gabriel Milito conseguiu criar chances de finalização e arrancou a virada.

Aos 25 minutos, João Pedro chegou atrasado em Palacios na grande área e o árbitro marcou pênalti para o Atlético. Na cobrança, Scarpa cobrou no alto, no meio do gol e diminuiu. Já no fim, aos 46, outra penalidade marcada. João Pedro subiu em disputa com Kardec pelo alto e a bola bateu no braço do defensor do Grêmio. Palacios cobrou cruzado e empatou o jogo. Depois disso, aos 50 minutos, o Galo marcou o terceiro. Após rebote do chute de Arana, a bola ficou viva no meio da grande área e Vargas apareceu para mergulhar de cabeça e marcar 3 a 2.