• Seleção comandada por Ralf Rangnick faz 3 a 2, no duelo em Berlim
  • Com empate entre França e Polônia, austríacos passam em primeiro
  • Holandeses terminam no terceiro lugar do Grupo D e se classificam

A Áustria faz uma campanha histórica na Eurocopa de 2024. Afinal, a seleção superou a Holanda por 3 a 2, na última rodada do Grupo D, em Berlim, e garantiu a primeira posição da chave, pois a França ficou no empate com a Polônia. A equipe comandada pelo técnico Ralf Rangnick conseguiu a vitória com os gols de Malen (contra), Schmid e Sabitzer. Pelo lado holandês, Cody Gakpo e Memphis Depay marcaram.

Na próxima fase, a Áustria enfrentará o segundo colocado do Grupo F. O jogo acontecerá na terça-feira (dia 2 de julho), às 16h (de Brasília). A França, por sua vez, terá pela frente o vice-líder do Grupo D, em duelo marcado para segunda-feira (1 de julho), às 13h. Já a Holanda aguarda a definição de todos os terceiros colocados pra saber o seu adversário nas oitavas.

Com o resultado, então, a Áustria encerrou a primeira fase na primeira colocação do Grupo D, com 6 pontos, deixando os gigantes França (5 pontos) e Holanda (4 pontos) com o segundo e terceiro lugares da chave, respectivamente. As três seleções, portanto, estão classificados para as oitavas de final.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, a Áustria surpreendeu a Holanda no Estádio Olímpio de Berlim e teve o domínio das ações. Os austríacos, então, inauguraram o marcador ainda aos 6 minutos de jogo. Em ataque pela esquerda, Prass cruzou para o meio da área e Malen, ao tentar afastar, acabou mandando contra a própria meta: 1 a 0.

A equipe laranja tentou reagir na partida, mas esbarrou no bem armado time austríaco, que seguiu em cima. A principal oportunidade dos holandeses aconteceu aos 23 minutos, mas Malen chutou para mesmo ficando cara a cara com o goleiro adversário.

Na etapa final, a Holanda empatou logo aos 2 minutos. Xavi Simons puxou o contra-ataque, carregou a bola e abriu para Gakpo, que cortou o zagueiro dentro da área e bateu com categoria de direita, no canto: 1 a 1. No entanto, a Áustria ficou novamente à frente do placar, aos 13. Após troca de passes, Grillitsch cruzou da esquerda para trás e Schmid apareceu na grande área para mandar de cabeça para as redes: 2 a 1.

Depois disso, aos 29 minutos, a Holanda deixou tudo igual outra vez. Após bola alçada na área, Weghorst ganhou no alto e a bola sobrou para Depay, que chutou de direita e mandou para o fundo da rede: 2 a 2. Cinco minutos depois, porém, a Áustria fez o terceiro gol. Baumgartner deu bela assistência entre a defesa holandesa e encontrou Sabitzer, que finalizou no alto e fez 3 a 2. Grande vitória da seleção austríaca, que se impôs diante dos holandeses e provocou uma surpresa na Eurocopa.