• Tricolor vence por 2 a 0 na Fonte Nova, no último Ba-Vi do ano
  • Everton Ribeiro abre o placar, e Luciano Juba aumenta no final
  • Leão pressiona em busca do empate, mas acaba levando o gol

No último Ba-Vi do ano, melhor para o Bahia, que superou o Vitória por 2 a 0, neste domingo, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão. O Tricolor teve o domínio no primeiro tempo e abriu o placar com Everton Ribeiro. Na segunda etapa, o Leão cresceu no jogo e pressionou em busca do empate. No entanto, os donos da casa foram eficientes e ampliaram nos acréscimos, com bonito gol de Luciano Juba.

Com o resultado, então, o Bahia ficou na sétima posição e se aproximou do pelotão de frente. Com 35 pontos, o Tricolor ficou com um a menos que o sexto colocado Cruzeiro. Contudo, a distância para o Palmeiras, primeiro time do G4, caiu para três pontos.

Por sua vez, o Vitória permaneceu na parte de baixo da tabela, ameaçado pelo Z4. O Rubro-Negro, portanto, estacionou na 15ª posição, com 21 pontos, e tem a mesma pontuação do Corinthians, que abre a zona de rebaixamento. O Inter é o 16º, mas tem seis jogos a menos, enquanto o Fluminense é o 18º, com 20 pontos e um jogo a menos.

Como foi o jogo

Diante da torcida, o Bahia começou o clássico buscando o ataque e tendo mais posse de bola. Com o Vitória atuando totalmente fechado em seu campo, a equipe tricolor insistiu e abriu o placar aos 15 minutos. Everton Ribeiro recebeu na entrada da área, arrumou para a perna esquerda, chutou, a bola desviou na marcação e entrou: 1 a 0.

Curiosamente, Everton Ribeiro tomou uma pancada na cabeça em disputa de bola com Ricardo Ryller logo no início do jogo e ficou com olho inchado. O camisa 10, então, recebeu atendimento médico e não deixou o campo. Em vantagem no placar, o time de Rogério Ceni controlou o jogo sem sofrer e praticamente não foi incomodado até o fim da etapa.

No segundo tempo, o Vitória buscou mais o jogo e dominou as ações. Com a bola e ocupando o campo ofensivo, os comandados de Thiago Carpini tentaram o empate de várias formas, mas pararam nas defesas de Marcos Felipe. Ganhando a partida, o Bahia conseguiu controlar a vantagem mesmo sem a bola. Se trancou na defesa e matou o jogo no último lance. Aos 52 minutos, Ratão fez a jogada pela direita, entrou na área e cruzou rasteiro para trás. Luciano Juba apareceu batendo forte para fechar a conta no Ba-Vi: 2 a 0.

Próximos jogos

Portanto, o Bahia volta a campo no próximo sábado, quando visita o Grêmio no estádio Alfredo Jaconi pela 23ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para as 18h30 (de Brasília). Já o Vitória recebe o Cruzeiro na outra segunda-feira (19 de agosto), às 20h (de Brasília), no Barradão.