• Ademir abriu o placar para os donos da casa no primeiro tempo
  • Gilberto comete pênalti em Marlon Gomes e Vegetti empatou
  • Empate acabou não sendo bom para nenhuma das duas equipes

Bahia e Vasco ficaram no 1 a 1 na noite deste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador, capital baiana, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Bahia, jogando em casa, saiu na frente do placar com um gol de Ademir no fim do primeiro tempo. Empurrado por sua torcida, o Tricolor de Aço teve chances na segunda etapa para ampliar, mas quem marcou foi o Vasco, com Vegetti, cobrando pênalti, cometido por Gilberto em Marlon Gomes.

Embora tenha sido um bom jogo, o resultado acabou ficando muito aquém das expectativas das duas equipes. O Bahia ficou com 22 pontos e abriu um de vantagem para o Santos, que perdeu na rodada. Os baianos estão na primeira posição, fora da zona de rebaixamento. Já o Vasco, que vem numa crescente desde a chegada do técnico Ramón Diaz, segue em 18º, dessa vez com 17 pontos.

O jogo marcou ainda a estreia de Payet, maior contratação do Vasco para esta janela do meio da temporada. O camisa 10 da Colina entrou no segundo tempo e criou algumas oportunidades, Na melhor delas, deixou Jair de frente para o gol, mas o volante chutou a oportunidade para fora. No segundo tempo, o mesmo Jair ainda acabou expulso por uma cotovelada em Luciano Juba, outro estreante da noite.

As duas equipes agora entrarão em pausa por conta da Data Fifa e voltam a campo entre os dias 14 e 16 de setembro. Enquanto o time treinado por Renato Paiva encara o Coritiba, fora de casa, na quinta, o Vasco, no sábado, recebe o Fluminense.

O jogo

O primeiro tempo começou com o time da casa em cima do Vasco. Embora com um volume muito mais intenso e com a rotação mais alta, o time do português Renato Paiva teve dificuldades para criar chances de gol. Léo Jardim pouco trabalhou e o ataque vascaíno ficou muito isolado. Paulinho, que tentou algo mais incisivo na frente, trabalhou sozinho.

Mas foi Vegetti quem criou a principal chance do Vasco, justamente com o meia. Depois de uma saída errada da defesa, Paulinho tocou para o argentino, que chutou cruzado. O meia quase chegou de carrinho. Quando o Bahia apertou, chegou ao primeiro gol do jogo, com Ademir, aproveitando cruzamento de Rezende. O gol do Bahia foi praticamente no último lance do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Vasco fez algumas mudanças e adiantou as suas linhas. Então, foi a vez do time carioca ter mais a bola e mais volume de jogo, coisa que era do Bahia na primeira etapa. Assim, as chances vascaínas foram aparecendo. Marcos Felipe, porém, teve poucas participações. Foi então que Marlon Gomes apareceu dentro da área e Gilberto cometeu pênalti. Vegetti foi para a cobrança e marcou. Era o empate.

O Vasco ainda teve chance com Jair, a principal do segundo tempo. A defesa baiana saiu errado e Marlon Gomes conseguiu roubar a bola. Payet ficou com a sobra e tocou para Jair, que, de frente para Marcos Felipe, bateu para fora. O Bahia, por sua vez, chegou outras vezes. A cabeçada de Rezende em um escanteio. Léo Jardim fez uma grande defesa. Por fim, Jair acabou expulso por uma cotovelada, mas nada disso mudou o panorama. 1 a 1 foi o placar do jogo.