• Luciano Rodríguez marcou para o Bahia na Arena Fonte Nova
  • Botafogo teve Gregore expulso no fim do primeiro tempo
  • Bahia aguarda o sorteio para saber o adversário nas quartas

O Bahia venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2024. Em um jogo muito equilibrado, brilhou a estrela de Luciano Rodríguez, o reforço mais caro da história do futebol nordestino. O atacante uruguaio entrou no segundo tempo no lugar de Thaciano e decidiu o jogo, com um gol aos 41 do segundo tempo.

Pelo lado do Botafogo, sobrou transpiração. Nem mesmo a estreia de Thiago Almada, reforço argentino, foi capaz de suprir a ausência de um companheiro em campo. Isso porque o volante Gregore foi expulso no fim do primeiro tempo, ao acertar com a mão o rosto de Santiago Arias. Depois de um segundo tempo quase que inteiro com um a menos, o líder do Brasileirão sucumbiu ao Tricolor de Aço, que avançou para as quartas de final da Copa do Brasil.

Agora o Bahia aguarda o sorteio na CBF para saber o seu adversário. Já o Botafogo, ainda tem pela frente a Copa Libertadores. Além do compromisso contra o Juventude, domingo, no Alfredo Jaconi, a equipe de Artur Jorge encara o Palmeiras na outra quarta-feira, pelas oitavas do torneio continental. O Bahia, encara, no mesmo dia, o clássico contra o Vitória, na Arena Fonte Nova.

Equilíbrio na primeira etapa

O primeiro tempo começou aberto. Dois times com características ofensivas e com o talento e inspiração para atacar. Por conta disso, em quatro minutos, cada time teve uma chance de abrir o placar. O primeiro foi o time da casa, quando Santiago Arias recebeu em condições de finalizar, mas tentou o cruzamento de frente para John. Na resposta, Luiz Henrique arrancou com liberdade, invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora.

Depois desse primeiro lance, o Botafogo adiantou as linhas e começou a pressionar a saída de bola do Esquadrão. Logo depois desses dois lances, os dois times começaram a disputar as bolas no meio-campo. Em lances isolados, as equipes chegavam. Mas demoraram mais para fazer. O Botafogo tinha Luiz Henrique procurando jogo. Foi dele o chute aos 22 minutos que foi para fora do gol de Marcos Felipe.

Almada, o estreante na noite, apareceu pela primeira vez aos 23 minutos. O argentino achou Savarino pelo lado esquerdo. De três dedos, o meia lançou e o venezuelano cruzou para Luiz Henrique. Marcos Felipe saiu e conseguiu dar um tapa e tirar a finalização de Luiz Henrique. O camisa 7 ficaria com o gol livre para marcar.

Assim, o Botafogo se animou e passou a comandar as principais ações ofensivas do jogo. Contudo, sem finalizar com grande perigo ao gol de Marcos Felipe. O Bahia, por sua vez, chegou apenas em jogadas de bola parada. Faltou melhorar o último passe. Cauly, Thaciano e Everton Ribeiro deixaram a desejar no primeiro tempo. Por fim, Gregore, em disputa com Santiago Arias, deixou o braço e acabou levando o cartão vermelho.

Lucho Rodríguez decide para o Bahia

O segundo tempo começou com vantagem numérica para o Bahia. Com isso, a equipe treinada por Rogério Ceni até que começou pressionando, mas logo o Botafogo e sua qualidade técnica equilibrou o jogo. Portanto, a primeira jogada de perigo do segundo tempo foi com Igor Jesus. O centroavante botafoguense aproveitou uma jogada de Luiz Henrique e Savarino. Ele dominou e desperdiçou boa chance para o Glorioso.

Minutos depois, o Botafogo balançou as redes com Ponte, mas o árbitro já havia marcado o impedimento. Não demorou muito para o Bahia responder. Aos 13 minutos, Depois de bate e rebate na frente da área, Biel se desmarcou e finalizou forte. John faz uma grande defesa e salva o Botafogo de levar o primeiro gol.

Biel e Jean Lucas tentaram minutos depois, mas em lances diferentes, não conseguiram abrir o placar. Foi então que o Botafogo começou a equilibrar o jogo novamente. Nos contra-ataques, o Botafogo deixava a desejar e via o adversário perder chances. John fez outra grande defesa após chute de Thaciano. Logo em seguida, o jogador do Bahia deu lugar a Lucho Rodríguez. Então, isso mudaria a história do jogo.

Isso porque aos 41 minutos de jogo, a bola veio da esquerda para a direita. Everton Ribeiro dominou de frente para a defesa botafoguense. O meia ex-Flamengo encontrou o uruguaio, que finalizou para vencer o goleiro John. Era o gol do Bahia. Depois do gol, o Tricolor de Aço se fechou e avançou para a próxima fase da Copa do Brasil.