• Oscar Estupiñan, ex-Metz e Hull City, está conversando com o Tricolor
  • Colombiano pode retornar ao futebol sul-americano após cinco anos
  • Jogador de 27 anos já buscou informações sobre o clube de Salvador

Antes de mais nada, vamos falar sobre o Bahia, que tenta a contratação do centroavante colombiano Oscar Estupiñan. Ele está emprestado ao Metz, da França, pelo Hull City, da Inglaterra. As informações foram são do jornalista Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências.

De acordo com o portal ‘Globo Esporte’, o atacante buscou referências sobre o Tricolor com conhecidos que passaram recentemente pelo clube de Salvador. Aliás, o Hull City publicou em seu site oficial que Estupiñan retornou de empréstimo ao Metz para atuar em outra equipe (sem revelar o nome).

Vale destacar que o jogador é um desejo antigo do Bahia, que tentou a contratação em 2023. Na época, o técnico Renato Paiva estava à frente do Tricolor. O colombiano, inclusive, acumula convocações para sua seleção e, se contratado, vai disputar posição com Everaldo, único centroavante de ofício no grupo. Além disso, Estupiñan viraria o terceiro estrangeiro do Bahia, que tem o argentino Victor Cuesta e o colombiano Santiago Arias.

Ao todo, o Bahia tem seis reforços anunciados. O clube fechou as contratações dos meio-campistas Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Jean Lucas, do zagueiro Cuesta e dos laterais Arias e Iago Borduchi (este só chega na metade do ano).

Onde o atacante Oscar Estupiñan jogou

Oscar Estupiñan, portanto, começou jogando pelo Once Caldas, da Colômbia. Em seguida, ele foi comprado pelo Vitória SC, de Portugal, onde ficou por três temporadas até o empréstimo ao Barcelona SC, do Equador, e ao Denizlispor, da Turquia. Em 2020, Estupiñan retornou ao Vitória SC, no qual ficou mais três temporadas. A melhor delas foi em 2021/22, quando marcou 16 gols e deu duas assistências em 33 partidas.

O centroavante saiu para defender o Hull City e atuou na equipe em 2022/23 com 13 gols marcados em 37 partidas. O atacante começou a atual temporada na equipe inglesa até seu empréstimo ao Metz. Na França, porém, foram só seis jogos e sem balançar a rede.