- Everaldo marca o único gol do jogo e leva o Bahia à segunda vitória
- Grêmio não consegue criar chances de gol, mas reclama da arbitragem
- Bahia chega aos sete pontos e encosta nos primeiros colocados na tabela
O Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0 na noite deste sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O Bahia conseguiu neutralizar as principais jogadas de ataque gremista e no ataque foi superior. No momento em que Everton Ribeiro, Cauly e Jean Lucas entraram no jogo, o Esquadrão passou a dominar completamente as ações na partida e chegou ao gol.
Assim como no clássico Ba-Vi, Everaldo marcou mais uma vez. Contudo, agora o tento foi pela vitória. No lance, o camisa 9 do Esquadrão, que ganhou a posição entre os titulares nesta semana, recebeu de Everton Ribeiro, tirou de Kannemann e chutou no ângulo de Rafael Cabral. Este foi o único gol do jogo, o gol dos três pontos.
Com a vitória, o Esquadrão chegou aos sete pontos e chegou ao G-4. Pelo menos até a rodada finalizar, algo que ocorre segunda-feira. Em sétimo, o Tricolor Gaúcho dorme em sétimo, mas como o Bahia, vai precisar esperar para saber a sua real posição na tabela de classificação. Na próxima rodada, no domingo da semana que vem, o Bahia visita o Botafogo, enquanto o Grêmio recebe o Criciúma em casa.
Bahia domina
Bahia e Grêmio começaram o jogo com muito equilíbrio na Arena Fonte Nova. Contudo, com o passar dos minutos o time da casa começou a impor o seu jogo e criar situações de perigo para o goleiro Rafael Cabral. Mas isso ainda demorou, já que nos primeiros minutos, o jogo se concentrou no meio-campo. Everton Ribeiro e Cauly começaram a jogar. Com a ajuda de Jean Lucas.
Quando os três começaram a jogar, o time treinado por Rogério Ceni passou a dominar. No primeiro lance de perigo, Tharciano recebeu um cruzamento da esquerda e cabeceou com perigo ao gol gremista. A bola foi para fora. Foi assim que a pressão começou em Salvador, o Grêmio já não conseguia sair jogando e a impressão que deu era de que o gol era questão de tempo.
Foi então que, aos 16 minutos, a bola chegou em Everton Ribeiro. Com um toque simples, deixou Everaldo na cara do gol. O centroavante do clube baiano ainda tirou Kannemann antes de finalizar no ângulo do goleiro Rafael Cabral. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do time da casa na Arena Fonte Nova. Um bonito gol que fez o torcedor explodir na arquibancada
Minutos depois, a dupla Everton Ribeiro e Everaldo apareceu mais uma vez. Aos 22 minutos, o camisa 9 deixou Everton Ribeiro em condições de marcar. O camisa 10 do Esquadrão buscou o ângulo de Rafael, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, o Bahia chegou novamente pela direita. A bola foi para Cauly, que acertou o travessão. Só deu Bahia no primeiro tempo.
Time da casa controla o jogo
O segundo tempo começou conforme o primeiro. Os dois times muito parelhos e brigando pela bola no setor de meio-campo. O Tricolor Gaúcho, perdendo o jogo, foi para cima para tentar empatar antes dos 15 minutos. Entretanto, o time treinado por Renato Portaluppi esbarrou na má pontaria dos homens de frente gremista. No primeiro lance do segundo tempo, Gabriel Nunes recebeu com liberdade e arriscou, mas a bola foi para fora.
Assim como no primeiro tempo, o jogo se transformou em uma disputa no meio-campo. Vale lembrar que na primeira etapa houve um momento parecido, mas não havia tantas faltas. No segundo tempo, começaram as faltas e em alguns lances até um pouco ríspidas. Gustavo Nunes, do Grêmio, seguia sendo um dos poucos a conseguir finalizar. Aos 20, o jovem atacante chutou para a defesa tranquila de Marcos Felipe.
Foi então que minutos depois, o Bahia voltou a assustar. Depois de um contra-ataque rápido, Everaldo finalizou para uma grande defesa de Rafael Cabral. O jogo, então, voltou a ficar faltoso e sem grandes chances de gol. Somente na parte final, depois das mexidas dos treinadores, Ratão recebeu de Biel e fez Rafael Cabral trabalhar bem novamente.
O jogo, portanto, se encaminhou para o seu final sem que o Grêmio assustasse a defesa do Bahia. Pelo contrário, o Esquadrão ficou com a bola e tentou criar mais chances para liquidar o jogo. Mas sem inspiração para mais um gol, o árbitro finalizou o jogo com mais uma vitória do Bahia dentro da Arena Fonte Nova.