• Imprensa local fala em acerto com o alemão Hansi Flick
  • Técnico espanhol recebeu aviso de demissão nesta sexta
  • Xavi comanda o time no jogo contra o Sevilla no domingo

Depois de anunciar a demissão do técnico Xavi Hernández, o Barcelona acertou a contratação de Hansi Flick nesta sexta-feira. Ex-Bayern de Muniue e seleção da Alemanha, o técnico de 59 anos assinou contrato até junho de 2026. De acordo com a imprensa espanhola, ele deve ser oficializado na próxima segunda.

Logo após o comunicado do presidente Joan Laporte sobre o desligamento de Xavi, o acordo com Flick se confirmou em reunião no CT do clube catalão. Segundo o jornal ‘Sport’, o alemão vai receber um salário 15% menor do que o espanhol ganharia na próxima temporada. Nesta semana, o treinador e o diretor esportivo Deco já haviam conversado.

Vale lembrar que Flick não comanda uma equipe desde a sua saída da seleção alemã, em setembro do ano passado. O técnico se destacou no Bayer de Munique de 2019 a 2021, quando ganhou sete títulos. Entre eles, um Mundial de Clubes, uma Liga dos Campeões e duas Bundesligas.

Xavi se despede do Barcelona no domingo

Além disso, Xavi ainda dirigirá o Barça pela última vez no domingo, contra o Sevilla, fora de casa, pela última rodada da LaLiga. Há um mês, curiosamente, o treinador de 44 anos havia desistido de sair do clube ao final da temporada. Aconteceu até uma entrevista coletiva para o anúncio da permanência até junho de 2025.

Ao todo, Xavi tem 141 jogos à frente do Barcelona, com aproveitamento de 68,7%. O espanhol comandou o time nas conquistas do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha em 2022/23. No entanto, o clube não ganhou títulos na temporada 2023/24.

O vice-campeonato espanhol, aliás, foi assegurado no último domingo, na vitória por 3 a 0 diante do Rayo Vallecano. Ficar em segundo deu uma vaga para o clube na próxima Supercopa da Espanha. Mesmo assim, o resultado não atendeu às expectativas.

– O Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipe, e lhe deseja toda a sorte do mundo – disse o comunicado do clube.