• Catalães reagem com Cancelo e João Félix após Pepê abrir o placar
  • Barça retorna ao mata-mata da Liga dos Campeões após dois anos
  • Vitória suada do time Xavi Hernández garante a vaga antecipada

O Barcelona venceu o Porto por 2 a 1, de virada, nesta terça-feira, no estádio Olímpico Lluís Companys. Então, após duas temporadas decepcionantes, o time catalão garantiu a vaga antecipada para as oitavas de final da Champions League. Pepê abriu o placar para os portugueses, enquanto João Cancelo e João Félix marcaram os gols do Barça.

Com o resultado, o Barcelona chegou aos 12 pontos, se isolou na liderança do Grupo H e avançou às oitavas de final. Por sua vez, o Porto seguiu na 2ª posição, com 9, mesma pontuação do Shakhtar Donetsk.

Porto sai em vantagem, mas Barça empata

Em primeiro tempo animado, o Barcelona teve a primeira boa chance aos 8 minutos, quando Raphinha bateu rasteiro de fora da área para a defesa de Diogo Costa. Depois disso, porém, o Porto passou a controlar a partida e criou oportunidades seguidas. Aos 26 minutos, Taremi chegou a marcar após desvio de cabeça de Evanilson, mas o camisa 9 estava em impedimento.

Dois minutos depois, Iñaki Peña se esticou todo para espalmar o chute cruzado de Galeno. Em seguida, aos 29, o goleiro do Barça fez mais uma defesa, em nova tentativa de Galeno, no cantinho esquerdo. Contudo, o brasileiro Pepê aproveitou o rebote e encheu o pé em chute cruzado para abrir o placar para os portugueses: 1 a 0. A resposta do time catalão, porém, foi imediata.

Aos 31 minutos, João Cancelo recebeu a virada de jogo de Pedri, cortou João Mário e invadiu a área pela esquerda para bater de chapa no canto oposto para empatar o jogo em 1 a 1. Depois, João Félix e Raphinha perderam chances claras e finalizaram para fora. Na última jogada de perigo na etapa, Varela cortou Pedri na entrada da área e chutou de perna esquerda. Então, Peña fez bela defesa para manter a igualdade no placar.

Barcelona melhora e vira o jogo

Na segunda etapa, o panorama da partida mudou. Afinal, o Barça melhorou a marcação, segurou o adversário e partiu para o ataque. Na saída de bola, Koundé deu um chutão, Lewandowski brigou no alto com Pepê, e a bola sobrou para João Félix. O português, então, soltou uma bomba de fora da área e acertou o travessão.

A virada do Barcelona veio aos 12 minutos. João Cancelo recebeu de João Félix pelo lado esquerdo da área e fez a devolução com um cruzamento rasteiro. O atacante, então, bateu chapa de primeira e mandou no cantinho oposto: 2 a 1.

Depois do gol, o Porto tentou responder. Aos 25, Evanilson soltou a bomba em cima de Peña, que defendeu com a mão direita. Porém, o brasileiro estava em posição irregular. O Barça chegou com perigo de novo aos 33 minutos. Cancelo passou por dois marcadores com facilidade, ajeitou o corpo e chutou colocado. A bola desviou em Pepê e saiu à esquerda do gol.

O time culé seguiu atacando. Aos 35, Raphinha foi acionado pela direita da área, chutou cruzado e Diogo Costa espalmou. No rebote, Ferrán Torres chutou para fora, passando perto do ângulo esquerdo. Em seguida, aos 42 minutos, Gundogan tocou de cavadinha para o lado direito da área. Então, Raphinha acertou lindo voleio para Diogo Costa espalmar e manter o placar de 2 a 1 para o Barça.

Na última rodada da fase de grupos, o Porto receberá o Shakhtar, em confronto direto pela vaga no mata-mata, enquanto o Barcelona visita o lanterna Antwerp para confirmar o primeiro lugar da chave. Os dois jogos serão disputados no dia 13 de dezembro, uma quarta-feira, às 17h (de Brasília).