- Alemão foi campeão mundial como jogador e técnico
- Ex-zagueiro também brilhou pelo Bayern de Munique
- O ‘Kaiser’ conquistou uma série de títulos na carreira
Franz Beckenbauer, histórico jogador alemão e lenda do futebol mundial, morreu na noite do último domingo, aos 78 anos. A imprensa alemã divulgou um pequeno comunicado da família sem dar maiores detalhes, mas indicando que o ex-atleta faleceu dormindo em casa.
– É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e nos abster de qualquer pergunta – informou a nota.
Campeão mundial em 1974 e da Eurocopa dois anos antes, Beckenbauer se tornou um dos grandes ídolos da história da Alemanha. Como jogador, aliás, o ‘Kaiser’ também virou referência do Bayern de Munique. Ele ficou 13 anos no clube bávaro e conquistou uma série de títulos importantes.
Além disso, o ex-zagueiro entrou para a história das Copas do Mundo ao vencer o Mundial de 1990 como treinador da seleção alemã. Sendo assim, entrou para um grupo selete que contava apenas com o brasileiro Zagallo, que morreu na última sexta aos 92 anos, e Didier Deschamps, atual comandante seleção da França. Ao todo, então, ele conquistou 19 títulos como jogador e quatro como treinador.
Títulos como jogador :
- 1 Copa do Mundo
- 1 Eurocopa
- 3 Copa dos Campeões Europeus (atual Champions League)
- 5 Campeonatos Alemães
- 1 Mundial de Clubes
- 4 Copas da Alemanha
- 1 Recopa da Europa
- 3 da NASL (Liga dos Estados Unidos)
Como técnico:
- 1 Copa do Mundo
- 1 Copa da Uefa (atual Liga Europa)
- 1 Campeonato Alemão
- 1 Campeonato Francês
Carreira de Beckenbauer como jogador
De acordo com o site ‘Globo Esporte’, Beckenbauer iniciou a carreira no SC Munique 06 jogando como atacante. Contudo, ele se descobriu como líbero no Bayern, revolucionou a posição e mudou a história do clube alemão. Antes dele, o time sua havia vencido a liga alemã uma vez. Com 76 gols marcados, o ‘Kaiser’ virou o quinto jogador com mais partidas pelo time bávaro: 584.
O ex-zagueiro estreou pela seleção da Alemanha em 1965 e disputou sua primeira Copa do Mundo no ano seguinte. No Mundial da Inglaterra, Beckenbauer fez quatro de seus cinco gols em Copas. Porém, a Alemanha perdeu a final para a seleção daquela naquela oportunidade.
Em 1970, no México, o alemão viveu um dos episódios mais marcantes da carreira. Isso porque ele jogou com a clavícula quebrada na semifinal contra a Itália e não conseguiu evitar a derrota por 4 a 3. Contudo, quatro anos depois, alcançou o auge como jogador.
Afinal, em 1974, após a conquista da Eurocopa de 1972, a Alemanha conquistou o seu segundo título mundial com o ‘Kaiser’ de protagonista, em vitória por 2 a 1 sobre a Holanda de Johan Cruyff na decisão. Beckenbauer, inclusive, ganhou a Bola de Ouro de 1972 e 1976.
No fim da carreira, Beckenbauer decidiu jogar no futebol dos Estados Unidos. No lendário time do New York Cosmos, o alemão se juntou a Pelé, Carlos Alberto Torres e outros grandes jogadores da época. Eles conquistaram três títulos da liga local. O jogador alemão ainda voltou a jogar no seu país, em duas temporadas pelo Hamburgo, mas retornou aos EUA em 1983, em seu último ano como atleta, novamente para o Cosmos.
Carreira de treinador do ‘Kaiser’
Como técnico, Beckenbauer assumiu o comando da seleção alemã pela primeira vez em 1984. Em sua primeira Copa do Mundo como treinador, ele chegou à final do Mundial de 1986, no México, mas perdeu para a Argentina de Diego Maradona.
Em 1990, porém, a história teve um final feliz para o ‘Kaiser’. Com grande campanha no Mundial da Itália, Beckenbauer levou a Alemanha ao terceiro título da Copa ao vencer a Argentina, rival de quatro anos antes, por 1 a 0.
No entanto, a carreira de treinador durou pouco tempo. Ele ainda dirigiu o Olympique de Marselha e o Bayern por duas temporadas, onde conquistou os títulos da Bundesliga e a Copa da Uefa.