• Eslovacos abrem o placar cedo e garantem vitória por 1 a 0
  • Belgas têm dois gols de Lukaku anulados no segundo tempo
  • Schranz, ainda na primeira etapa, faz o gol único da partida

A Eslováquia venceu a Bélgica por 1 a 0, nesta segunda-feira, na estreia das duas seleções pelo Grupo E da Euro 2024. O atacante Ivan Schranz, no início do jogo, fez o gol da vitória dos eslovacos sobre os favoritos belgas e garantiu os três pontos.

Com o resultado, então, a Eslováquia saltou para a segunda posição, com a mesma pontuação da Romêmia, mas com saldo de gols menor (3 contra 1). Derrotados na estreia, Bélgica e Ucrânia ficaram sem pontuar no grupo.

Na próxima rodada, a Eslováquia encara a Ucrânia, na sexta-feira (21 de junho), às 10h (de Brasília), na Arena Dusseldorf. A Bélgica, por sua vez, pega a Romênia no sábado (22), às 16h, em Colônia.

Como foi o jogo

A Eslováquia surpreendeu a Bélgica e saiu para o intervalo na frente do placar em Frankfurt. Após sofrer um pouco no começo da partida, com duas jogadas perigosas, a seleção do técnico Francesos Calzona balançou as redes logo aos 6 minutos.

No lance do gol, a defesa belga saiu jogando errado com Doku, e Schranz ajeitou de calcanhar para Kucka, que chutou para a defesa de Casteels. No rebote, então, Schranz aproveitou a chance e fez 1 a 0 para os eslovacos.

Os belgas criaram oportunidades para Romelo Lukaku no primeiro tempo, mas o camisa 10 não finalizou bem e desperdiçou as chances. A Eslováquia ainda assustou com Haraslín, que finalizou de primeira em parou em boa defesa de Casteels. Resultado justo pelo que as duas equipes apresentaram nos 45 minutos iniciais.

Na segunda etapa, a Bélgica partiu para cima da Eslováquia e pressionou em busca do empate. Dúbravka fez grandes defesas nos ataques dos belgas, que tentaram principalmente com Lukaku. O centroavante, porém, não foi tão efetivo como em outras oportunidades.

Além disso, ele teve dois gols anulados. Aos 11 minutos, Lukaku desviou sozinho uma cabeçada na pequena área, mas a tecnologia do impedimento semiautomático mostrou que o camisa 10 belga estava um pouco adiantado.

Aos 41 minutos, o atacante recebeu o cruzamento e bateu no contrapé do goleiro. O árbitro de campo foi ao monitor de vídeo e, com ajuda da tecnologia do microchip da bola, identificou que Openda utilizou a mão para dominar a bola no início da jogada. Assim, os belgas amargaram o resultado negativo na estreia.