• Time espanhol pretende abrir uma vaga de não-europeu
  • Atacante de 22 anos seria liberado pelo Betis em janeiro
  • Clubes cariocas gostariam de um acerto por empréstimo

Antes de tudo, vamos falar sobre o mercado da bola. Isso porque o Real Betis, da Espanha, planeja negociar o atacante Luiz Henrique para abrir uma vaga de atleta não-europeu no seu elenco. O brasileiro está na mira de Fluminense e Flamengo.

De acordo com o jornal espanhol ‘As’, o ponta-direita aparece como ‘um dos jogadores designados para sair em janeiro’, quando a janela de transferências do inverno europeu se abrir novamente.

Luiz Henrique, portanto, tem saída provável entre os jogadores que ocupam as três vagas para atletas sem passaporte da União Europeia no elenco do Betis. Os outros dois são os brasileiros Abner (lateral) e Willian José (atacante).

Segundo o site ‘Globo Esporte’, Abner pode se tornar a única opção diante da possível saída de Juan Miranda. Willian José, por sua vez, é titular da equipe e tem 10 gols em 22 jogos na temporada.

Assim, Luiz Henrique, com só 17 partidas disputadas na temporada (oito como titular), deve ser o escolhido para ser negociado nesta janela. O ‘As’, contudo, não informou se o Betis aceitaria emprestar o atacante de 22 anos. Esta é a forma de negociação que agrada Fluminense e Flamengo.

O diário esportivo, porém, destacou que o clube espanhol precisa liberar um jogador não-europeu por ter avançando na contratação do meia Johnny Cardoso, do Internacional, e está interessado no zagueiro Vitão.

Luiz Henrique começou no Flu

Vale lembrar, então, que o Fluminense vendeu Luiz Henrique em 2022 por cerca de 13 milhões de euros (R$ 71,5 milhões na cotação da época). Ele é canhoto e ponta que joga de pé trocado atuando pelo lado direito do campo. O atacante apareceu no Tricolor das Laranjeiras em 2020 ao se profissionalizar com 18 anos. Ao todo, ele disputou 120 jogos pela equipe carioca, com 14 gols e o mesmo número de assistências.

O brasileiro chegou ao Betis em agosto de 2022 e atuou bastante na sua primeira temporada, com 43 jogos e sendo titular em 27 deles. Na atual, porém, ele perdeu espaço no time e virou um atleta negociável. Ao todo, foram 60 partidas pelo clube espanhol, com quatro gols e nove assistências para os companheiros.