- Meio-campo do Manchester City desbanca o brasileiro na premiação
- Campeão da Euro quebra jejum de 64 anos de um vencedor espanhol
- Vinicius Junior e o elenco do Real Madrid não comparecem ao evento
Rodri, meio-campista do Manchester City, superou o favorito Vinicius Junior, do Real Madrid, e ganhou a Bola de Ouro de 2024. Campeão da Eurocopa pela Espanha, o jogador de 28 anos é o vencedor da primeira edição do prêmio com parceria entre Uefa e a revista ‘France Football’. Jude Bellingham, companheiro de Vini Jr, ficou em terceiro na lista final.
Portanto, o Brasil continua sem ter um ganhador na premiação após 17 anos. Vini Jr, contudo, conseguiu a melhor posição de um jogador brasileiro desde a coroação de Kaká, em 2017. Neymar, terceiro colocado em 2015 e 2017, havia sido o melhor colocado no período.
Então, Rodri se tornou o terceiro espanhol a ganhar a Bola de Ouro. Só o argentino naturalizado espanhol Di Stéfano (1957 e 1959) e Luis Suárez (1960) tinham vencido a premiação. Naquela época, contudo, só jogadores da Europa concorriam.
– Não é uma vitória minha, é uma vitória do futebol espanhol. São muitos jogadores que poderiam ter ganhado, Xavi, Iniesta, Busquets. Amigos me escreveram dizendo que o futebol ganhou – declarou Rodri, em discurso.
O atacante Vini Jr, apontado como favorito antes da premiação, não foi à cerimônia. De acordo com o portal ‘ge’, o Real Madrid soube que o brasileiro não venceria a Bola de Ouro e nenhum indicado do time esteve presente no evento em Paris. Em nota, porém, o clube espanhol afirmou que ‘não vai onde não é respeitado’.
Como protagonista, aliás, Vinicius Junior conquistou na temporada 23/24 a Champions League, o Espanhol e a Supercopa da Espanha. Por Real e Seleção foram 49 jogos, com 26 gols e 11 assistências.
Ranking da Bola de Ouro 2024:
- 1º: Rodri (Manchester City/Espanha)
- 2º: Vini Jr. (Real Madrid/Brasil)
- 3º: Bellingham (Inglaterra/Real Madrid)
- 4º: Carvajal (Real Madrid/Espanha)
- 5º: Haaland (Manchester City/Noruega)
- 6º: Mbappé (PSG/Real Madrid/França)
- 7º: Lautaro Martínez (Inter de Milão/Argentina)
- 8º: Lamine Yamal (Barcelona/Espanha)
- 9º: Toni Kroos (Real Madrid/Alemanha)
- 10º: Harry Kane (Bayern/Inglaterra)
Outros prêmios da Bola de Ouro
Ausente na cerimônia, o Real Madrid foi eleito o clube do ano no futebol masculino na cerimônia da Bola de Ouro. Campeão da Champions League, da LaLiga e da Supercopa da Espanha, o time merengue foi escolhido na premiação coletiva. Porém, o troféu não foi recebido por nenhum representante no palco.
Além disso, o técnico Carlo Ancelotti levou o prêmio de melhor treinador. Em meio ao boicote do clube espanhol à cerimônia, o italiano não recebeu a premiação. Ele superou a concorrência de Luis de La Fuente, campeão da Euro 2024 com a Espanha.
O argentino Emiliano Dibu Martínez venceu como melhor goleiro pelo segundo ano consecutivo. O arqueiro da seleção argentina e do Aston Villa levou o Troféu Yashin, superando o espanhol Unai Simón, do Athletic Bilbao, e Andriy Lunin, do Real Madrid.
O atacante Lamine Yamal levou o prêmio de melhor jogador jovem do mundo. Aos 17 anos, o jogador do Barcelona se tornou o mais jovem a ganhar o Troféu Kopa, entregue ao melhor de idade sub-21.
Aitana Bonmatí ganhou como melhor jogadora do mundo. A meio-campista de 26 anos faturou a Bola de Ouro pelo segundo ano seguido. Ela venceu a última edição da Champions League com o Barcelona e ficou com a quarta posição nas Olimpíadas pela Espanha. As brasileiras Gabi Portilho e Tarciane ficaram em 18º e 23º, respectivamente. O Barça, aliás, ganhou como melhor clube no futebol feminino.