• Bolivianos aproveitam o fator casa e vencem fácil a partida
  • Ramiro Vaca, Algarañaz, Miguelito e Monteiro marcaram os gols
  • Bolívia chega a seis pontos e aparece na sétima colocação

A Bolívia venceu a Venezuela por 4 a 0 na tarde desta quinta-feira, no estádio Municipal de El Alto, a mais de 4.100m de altitude, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Sul-Americanas. Em um jogo com tamanha vantagem para os donos da casa, a Venezuela virou presa fácil. O equilíbrio durou apenas 13 minutos, quando a Bolívia abriu o placar com Ramiro Vaca. No fim da primeira etapa, Algarañaz cobrando uma penalidade máxima, ampliou. Antes do primeiro minuto do segundo tempo, Miguelito fez mais um. Monteiro fechou o placar.

Com a vitória, a Bolívia chegou aos seis pontos e aparece agora na sétima posição. Ou seja, os bolivianos estão na zona de classificação para a Copa. Neste momento, contudo, a equipe treinada por Oscar Villegas iria para a repescagem. Vale lembrar que Paraguai e Chile, que estão com um ponto atrás, ainda jogam na rodada.

A Venezuela, por sua vez, está em quarto, com nove, mas poderá perder posições. Os dois times voltam a jogar na próxima terça-feira. A Bolívia encara o Chile, no Monumental de Santiago, enquanto a Venezuela recebe, no Monumental de Maturín a seleção do Uruguai.

O jogo

O primeiro tempo no Municipal de El Alto, na Bolívia, foi de um time só. As dificuldades que os venezuelanos mostraram desde o início do jogo nos mais de 4.000 metros de altura que seria complicado segurar os donos da casa. Portanto, com mais posse de bola e mais chances criadas, ficou fácil para a Bolívia. Ramiro Vaca, aos 13 do primeiro tempo, abriu o placar com um chute de longe. Sem chances para o arqueiro. Aos 50 minutos da primeira etapa, Algarañaz cobrou pênalti para ampliar e fechar o primeiro tempo.

No segundo tempo, quando as coisas para quem não joga na altitude começam a ficar mais complicadas, a Bolívia ampliou antes do primeiro minuto de jogo. Gol de Miguelito finalizando dentro da área. Com um 3 a 0 no placar, a Venezuela começou a se preocupar com os gols que poderia tomar. Se fechou. Já a Bolívia, tentou em chutes de fora da área. O jogo estava resolvido e os três pontos estavam garantidos. Ou seja, as duas equipes fizeram um segundo tempo morno, contudo, ainda deu tempo de Monteiro fechar o placar, aos 44 minutos.