Antes de mais nada, vamos falar sobre o duelo entre Brasil e Bolívia pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Isso porque o tema da altitude entrou em pauta horas antes da partida desta terça-feira, no estádio Hernando Siles, em La Paz, às 20h30 (de Brasília).

De acordo com o Globo Esporte, o preparador físico da seleção brasileira, Fabio Mahrseradjian, disse que jogar na altitude de 3.600 metros é uma arma dos bolivianos. Além disso, o técnico Tite falou que a seleção brasileira não seria tão vertical. O treinador classificou a condição de jogo como desumana.

Por outro lado, os jogadores da seleção boliviana não se manifestaram. Assim, coube a Marco “El Diablo” Etcheverry, hoje aos 50 anos, reagir e responder a Tite. Autor de um dos dois gols da vitória histórica da Bolívia sobre o Brasil em 1993, o ídolo do futebol boliviano foi direto:

– Tomara que façam quatro gols pelas desculpas que estão colocando. Não quero dizer outras palavras porque pensarão que são discriminatórias, mas me parece que Tite é um covarde. Ficar falando de altitude quando eles já estão classificados para a Copa – disse Etcheverry ao veículo boliviano “Futbolmania”.

Além disso, o vice-presidente da Federação Boliviana de Futebol, Edwin Callapino, se mostrou contrariado com Tite. Por isso, o dirigente disse que a FBF vai fazer manifestação formal na Conmebol.

– É ilógico o que ele disse e na Bolívia se joga em altitude ainda maior. Vamos analisar o tema para que na próxima Eliminatórias não falem dessa maneira ninguém em nenhuma coletiva de imprensa – declarou.

Portanto, vale lembrar que, na história, as seleções já se enfrentaram 31 vezes: 22 vitórias brasileiras, 4 empates e 5 derrotas. Em Eliminatórias, são 16 jogos, com 9 vitórias do Brasil, 4 empates e 3 vitórias da Bolívia.


Seleção brasileira pode obter recorde de pontos nas Eliminatórias

Agora, vamos falar sobre o time do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo e o retrospecto para o duelo. Classificada antecipadamente desde a 13ª rodada, a Seleção é líder isolada da competição com 42 pontos – quatro de distância da Argentina – e ainda está invicta após 16 partidas.

De acordo com o Ge, se vencer a Bolívia em La Paz, o Brasil vai estabelecer novo recorde de pontos na história das Eliminatórias no atual formato. Afinal, a Seleção superaria os 43 pontos feitos pela Argentina na campanha para a Copa do Mundo de 2002.

Além disso, a equipe comandada por Tite tenta ampliar a maior série invicta na competição: são 33 jogos sem derrota. Porém, os resultados em La Paz fazem um contraponto: a Bolívia já recebeu o Brasil oito vezes nesta cidade, venceu quatro, empatou duas e só perdeu duas partidas (1981 pelas Eliminatórias e 1997, na final da Copa América).

No entanto, os donos da casa não têm mais o que disputar nesta última rodada da competição. Afinal, a Bolívia ocupa a vice-lanterna, com apenas 15 pontos em 17 jogos. Ou seja, ela não tem mais chances de classificação nem para a repescagem da Copa do Mundo do Catar. Na rodada de abertura das Eliminatórias, em outubro do ano passado, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 0.

Portanto, a seleção brasileira do técnico Tite deve ir a campo com: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Éder Miltão e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Philippe Coutinho, Richarlison e Antony.

Por outro lado, a provável escalação da Bolívia do técnico César Farías: Billy Viscarra; Villamíl, Quinteros, Carrasco, Sagredo e Fernández; Villarroel e González; Ramiro Vaca, Marcelo Moreno e Henry Vaca.