• Reus, de pênalti, Bynoe-Gittens e Adeyemi marcaram os gols
  • Milan perdeu um pênalti com Giroud no início do jogo
  • Borussia chegou aos 10 pontos e está nas oitavas de final

O Borussia Dortmund venceu o Milan por 3 a 1 na tarde desta terça-feira, no San Siro, em Milão, em partida válida pela quinta rodada do Grupo F da Champions League de 2023/24. Muito embora o time milanês tenha perdido um pênalti logo aos quatro minutos de jogo, em nenhum momento a equipe da casa deu mostras de que poderia fazer frente ao organizado time alemão.

E se na primeira etapa o jogo ficou no 1 a 1, Reus, de penalidade máxima, e Chukwueze, o segundo tempo mostrou que o Borussia Dortmund está em um patamar acima do time de Stefano Pioli. Bynoe-Gittens e Adeyemi, em dois lindos lances de organização e toque de bola do ataque alemão, colocaram o Borussia Dortmund nas oitavas de final e com muitas chances de ficar na liderança.

Os três pontos levaram o Borussia Dortmund aos 10 pontos no chamado Grupo da Morte. Assim, como dito acima, a vaga ficou garantida para jogar as oitavas de final da competição, independentemente da última rodada. Com o empate entre Newcastle e PSG, o time francês ficou com a segunda colocação, com sete pontos ganhos. Os ingleses, com cinco, assim como o Milan, completam a chave. Na próxima rodada, O Borussia recebe o PSG, enquanto o Newcastle recebe o Milan.

Pênalti perdido prejudica o Milan

O primeiro tempo começou com o Milan em cima do Borussia. Jogando em casa e atrás na tabela de classificação, os italianos fizeram pressão nos primeiros minutos de jogo. Poderia, inclusive, ter aberto o placar logo aos quatro minutos. Depois de um ataque, a bola bateu na mão da defesa alemã. O árbitro marcou o pênalti. Giroud foi para a cobrança e Kobel fez a defesa no canto direito.

A defesa do goleiro do Borussia deu um gás a mais para a equipe de Dortmund. Tanto é que logo na saída de bola, no primeiro ataque alemão depois do pênalti, Bynoe-Gittens fez a jogada pela esquerda e acabou derrubado pelo zagueiro milanês: pênalti. Reus foi para a cobrança e marcou o primeiro gol do jogo, o primeiro do Borussia Dortmund. Naquele momento, a equipe alemã chegava aos sete pontos.

O Milan sentiu o gol alemão e ficou um período sem atacar. Portanto, tirando uma boa finalização de Pulisic, que Kobel defendeu, os minutos seguintes foram de pressão alemã. Ryerson e Sabitzer tiveram chances de finalizar. Na primeira, a chance foi para fora, já na segunda, Maignan fez grande defesa. O Milan tentou conter os ataques, mas tinha dificuldade de ficar com a bola.

Foi então que o Milan chegou ao empate com Chukwueze. Depois de uma jogada rápida do ataque da equipe italiana, o atacante finalizou com perfeição para vencer Kobel e empatar a partida antes do intervalo. Adli e Calabria ainda tentaram virar o jogo antes do fim do primeiro tempo, contudo, os dois desperdiçaram e mandaram a chance para fora.

Borussia deslancha e vence

A segunda etapa começou em um ritmo mais lento. As duas equipes se estudando e sem mexidas dos técnicos. Logo aos três minutos, Pulisic finalizou, mas não acertou o alvo. Depois, não houve lances de perigo por pelo menos 10 minutos. As duas equipes acertaram na marcação. O Borussia tinha a bola e o Milan tentava sair no contra-ataque. A impressão que se dava era que o time alemão jogava em casa.

Até que a tranquilidade em tocar a bola no San Siro deu resultado: o Borussia Dortmund marcou mais um gol no Milan. A jogada começou e foi de pé em pé até o gol de Bynoe-Gittens. Füllkrug e Sabitzer fizeram ótima jogada e deixaram o jovem atacante na frente da área para tocar de chapa na bola e colocar no canto direito de Maignan. Era o segundo gol do Borussia.

Mas o time treinado por Edin Terzic não estava satisfeito. O Milan ainda chegou a finalizar de cabeça uma bola com Giroud, que Kobel fez a defesa com tranquilidade. Mas na resposta, em uma jogada rápida, mais uma vez de pé em pé. Füllkrug deixou Reus em boas condições de avançar. O camisa 11, então, passou para Adeyemi, que limpou o zagueiro e chutou. Maignan ainda tentou a defesa, mas a bola foi para o gol: 3 a 1.

A partir do terceiro gol do Borussia Dortmund, o jogo ficou mais aberto. Então, os dois times tiveram chances de marcar gols. Nas principais, Jovic, pelo Milan, e Füllkrug, pelo time alemão, acertaram a trave. A chance do artilheiro alemão foi mais clara, já que estava na marca do pênalti, livre de marcação. Por fim, já com o jogo nas mãos, o time treinado por Edin Terzic esperou o apito final e comemorou a vitória e a vaga.