- Borussia Dortmund ficou com a liderança do Grupo F
- PSG conseguiu o empate e passou no saldo de gols
- Adversários nas oitavas serão conhecidos na segunda-feira
Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain ficaram no 1 a 1 na tarde desta quarta-feira, no Signal Iduna Park, em Dortmund, na Alemanha, em partida válida pela última rodada do Grupo F, o chamado Grupo da Morte, da Champions League da temporada de 2023/2024. A partida teve diversos lances de perigo, o que deixaram os goleiros dos dois times como um dos melhores em campo.
Depois de um primeiro tempo movimentado, com defesas incríveis e bola na trave, o placar só foi alterado no segundo tempo. Adeyemi marcou para os alemães, enquanto Zaïre-Emery empatou em seguida. Com o resultado da partida entre Newcastle e Milan ajudando, o PSG tratou de segurar o empate, mas não antes de marcar com Mbappé. Contudo, a arbitragem anulou o lance com o auxílio do VAR.
Por fim, empate e os dois times classificados. Com o ponto conquistado, o Borussia foi aos 11 e garantiu o primeiro lugar do grupo e o ponte 1 no sorteio. Já o PSG, chegou aos oito e empatou na pontuação com o Milan. Mas foram às oitavas pelo saldo de gols no confronto direto. Assim, o time treinado por Luis Enrique estará no pote 2 na próxima segunda, que é quando está marcado o sorteio dos confrontos do torneio. Newcastle, com cinco, terminou na lanterna da chave (veja abaixo).
Primeiro tempo movimentado
O primeiro tempo foi bastante movimentado. Com o perigo iminente de ser eliminado logo na fase de grupos, o Paris Saint-Germain foi para cima dos donos da casa, mas quem assustou primeiro foi o Borussia, com Reus. Füllkrug ajeitou bonito para o camisa 11 e capitão do time. Ele dominou e chutou forte para a grande defesa de Donnarumma. Dois minutos depois, foi a vez de Kobel trabalhar em uma finalização de Vitinha.
Assim, o jogo passou a ficar aberto para os dois times. Embora classificado, o Borussia adotou a estratégia para vencer o jogo.. Então, abriu espaço para os contra-ataques do PSG, dos sempre velozes Kolo Muani e, principalmente, Mbappé. Wolf, aos 13 perdeu boa oportunidade ao chutar para fora após uma tabela com os companheiros. No lance seguinte, foi a vez de Lee Kang-In tentar e desperdiçar para os franceses.
Minutos depois, logo em seguida, a melhor chance do jogo: Lucas Hernandéz achou Mbappé em um lindo lançamento longo. O atacante passou pelo goleiro Kobel e chutou para o gol vazio. Süle deslizou de carrinho e conseguiu tirar em cima da linha. Lance incrível. Assim como o chute de Barcola que beijou a trave do goleiro alemão no lance seguinte, cerca de quatro minutos depois.
Aos 23 e 25 minutos, mais dois lances, um de cada time. O primeiro, Kolo Muani perdeu a chance de frente para Kobel. Finalizou para fora. Dois minutos depois, Reus obrigou o goleiro Donnarumma a fazer a sua grande defesa do jogo até então. Os dois times ainda perderam chances com Adeyemi, Muani e Hummels. Ou seja, o placar ficou para ser alterado na segunda etapa.
Gols no segundo tempo
Da mesma forma que o primeiro tempo, o segundo começou com os dois times trocando lances de perigo. No primeiro minuto, o time da casa, com Brandt, colocou Donnarumma para trabalhar mais uma vez. Grande defesa do goleiro italiano. Mas no minuto seguinte, foi a vez do PSG, com Lee Kang-In. Este, finalizou, mas a bola foi no meio do gol e facilitou a vida de Kobel.
Aos cinco minutos, finalmente um gol. Na saída errada de bola, o Borussia pressionou e tomou a bola. Füllkrug ficou com ela e driblou Zaïre-Emery, antes de ajeitar para Adeyemi, que chutou cruzado para abrir o placar. Mas não deu nem pra comemorar. Assim como os demais lances da partida, o gol tinha que ter resposta. Mbappé fez a jogada pela esquerda e tentou se infiltrar na área. A bola ficou com Zaïre-Emery, que finalizou para empatar o jogo. Era o segundo gol da partida, o gol de empate.
Minutos depois, Newcastle e Milan empatavam em 1 a 1, após os ingleses abrirem o placar. Assim, o PSG estava se classificando, mas ainda era arriscado, já que um gol do time inglês tirava os franceses da competição e mandava direto para a Liga Europa. Então, levados por Mbappé, o PSG foi para cima com tudo, mas quem trabalhou mesmo foi Donnarumma com a finalização de Malen.
A parte final da partida foi toda do Paris Saint-Germain. Kolo Muani, Mbappé e Barcola tiveram chances de marcarem gols. Contudo, Kobel fez uma boa partida. A defesa do Borussia, inclusive, foi salva de um gol marcado por Mbappé. O VAR marcou impedimento no início do lance. Assim, o jogo foi se encaminhando para o fim com os dois times tocando a bola e esperando o apito final. Por fim, os dois saíram classificados.
Milan vira sobre o Newcastle e vai à Liga Europa
Newcastle e Milan entraram em campo nesta quarta-feira com chances de se classificar às oitavas de final da Champions. No duelo, no St. James Park, o time italiano venceu por 2 a 1, tirou as chances de classificação dos ingleses e ainda foi à Liga Europa. Isso porque o PSG conseguiu o ponto que precisava para avançar na Champions. Por fim, ficou um gosto amargo para o bom time dos brasileiros Bruno Guimarães e Joelinton, que marcou o primeiro gol do jogo. Pulisic e Chukwueze fizeram os gols da virada e do prêmio de consolação do Milan.
A vitória levou o Milan aos oito pontos, mesma pontuação do PSG. Mas os franceses levaram vantagem no saldo de gols do confronto direto. Depois de chegar como lanterna do Grupo F, considerado o da Morte, o Milan vai à Liga Europa, pois assegurou o terceiro lugar. Newcastle, que chegou a liderar o grupo, saiu como o lanterna e deu adeus às competições continentais nesta temporada.