• Igor Jesus e Savarino marcaram os gols do Botafogo
  • Palmeiras teve gol anulado pelo VAR e bola na trave
  • Botafogo aguarda o vencedor de São Paulo e Nacional

O Botafogo está nas quartas de final da Copa Libertadores da América de 2024. A equipe empatou em 2 a 2 com o Palmeiras nesta quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, na partida de volta das oitavas da competição continental. Em um jogo eletrizante, principalmente na parte final, o Glorioso quase levou a virada depois de abrir 2 a 0 no segundo tempo, com gols de Igor Jesus e Savarino, em belas participações de Matheus Martins.

O Palmeiras reagiu na parte final do jogo, quando Flaco López diminuiu e Rony empatou. O gol que levaria a decisão da vaga para as penalidades máximas saiu com Gustavo Gómez, aos 51 minutos do segundo tempo. Contudo, após análise do VAR, o árbitro entendeu que o zagueiro usou o braço para dominar a bola. Gabriel Menino ainda cobrou uma falta na trave para alívio dos botafoguenses.

Com a classificação, o Botafogo volta à mesma fase na qual acabou eliminado pelo Grêmio em 2017. O clube gaúcho acabou sendo o campeão daquela edição. Agora, portanto, o Alvinegro aguarda o vencedor de São Paulo e Nacional, do Uruguai, que se enfrentam nesta quinta-feira, no Morumbis, em São Paulo. No primeiro jogo, em Montevidéu, o placar foi 0 a 0. Agora o Botafogo volta as atenções para o Brasileirão. Neste domingo, a equipe visita o Bahia, em Salvador.

Botafogo começa bem, Palmeiras pressiona

O primeiro tempo começou com o Botafogo assustando primeiro. em jogada pela direita, logo aos dois minutos, Marlon Freitas cruzou e a defesa tirou para a entrada da área. Gregore pegou de primeira a sobra. Mas a bola foi para fora. Era a primeira chance do jogo. Dois minutos depois, o Botafogo chegou mais uma vez. Agora, pelo meio com Savarino. O camisa 10 chutou colocado e a bola foi na trave de Weverton. O Glorioso dominava a partida no início.

O Palmeiras melhorou depois dos dois sustos. Mas com a defesa botafoguense bem postada e, principalmente os laterais defendendo, o Verdão teve dificuldades de criar jogadas de perigo. Somente aos 20 minutos, depois de uma jogada de Estêvão, o time da casa assustou o Glorioso. Três minutos depois, a melhor chance do Palmeiras: Estêvão achou Richard Ríos pela direita, que cruzou. Flaco López livre de marcação cabeceou por cima.

A partir de então o Palmeiras pressionou o Botafogo. Sem saída, já que Luiz Henrique não estava em suas plenas condições, o Glorioso se viu encurralado. O Palmeiras se aproveitou disso e Gustavo Gómez já havia assumido a função de centroavante. As bolas também começaram a sobrevoar a área de John. Lances de perigo voltaram apenas a partir dos 35 minutos.

Estêvão fez boa jogada pela direita aos 38 minutos e obrigou John a fazer boa defesa. A partir daí, o Palmeiras começou a usar bola longa e cruzamento na área quase como principal jogada. Com três minutos de acréscimos, ficou mais complicado para o Verdão conseguir abrir o placar. A defesa bem postada do Alvinegro também não facilitou as coisas.

Botafogo marca duas vezes

O Palmeiras não esperou muito para começar a pressão. Na primeira chegada, Weverton achou um longo lançamento para o ataque. Alexander Barboza não conseguiu afastar e a bola ficou com Estêvão, que passou para Flaco López. O centroavante finalizou e John fez uma grande defesa. Na cobrança de escanteio, mais pressão. López dividiu com o goleiro e a defesa botafoguense afastou.

A pressão do Palmeiras era apenas com a posse de bola. Assim como nos minutos anteriores, a defesa do Botafogo estava bem postada e a bola quase não chegava ao arqueiro Alvinegro. Zé Rafael fez boa jogada aos oito minutos, mas acabou desarmado. O Botafogo, por sua vez, não conseguia sair do campo de defesa. Mas isso começou a mudar logo no primeiro avanço do segundo tempo.

Aos 10 minutos, o Botafogo abriu o placar. De forma cirúrgica, na primeira saída no segundo tempo, Matheus Martins achou um passe para Savarino dentro da área. O camisa 10 botafoguense cruzou e Igor Jesus, sem marcação, fez o primeiro gol do jogo, o primeiro do Botafogo. Naquela altura, a vantagem no agregado passou para 3 a 1.

Portanto, precisando do resultado mais do que nunca, o time treinado por Abel Ferreira foi para cima do Botafogo. O que se mostrou um grande erro. Sete minutos após o gol, Matheus Martins mais uma vez começou a jogada e passou para Savarino. Desta vez, o meia ficou com a bola e na saída de Weverton encheu o pé e estufou as redes. Era o segundo gol do jogo, o segundo do Botafogo.

Palmeiras reage

O segundo gol do Botafogo deixou o clima no Allianz Parque muito tenso. Mas o Palmeiras não desistiu. Foi para cima dos visitantes e chegou ao primeiro gol. Em mais uma bola aérea, Flaco López subiu mais do que todo mundo e marcou de cabeça: 2 a 1. Não era o suficiente para levar a decisão para as penalidades. Ou seja, ainda tinha uma grande montanha para subir. E o Verdão seguiu subindo.

Aos 43 minutos, Rony deixou tudo igual. Após a jogada na área, a defesa cortou e a bola ficou com Estêvão. O menino do Palestra jogou na área e Aníbal tocou de cabeça. Foi então que a bola sobrou para Rony chutar de voleio para empatar o jogo no Allianz Parque. O empate inflamou os torcedores e jogadores do Palmeiras. A defesa botafoguense começou a bater cabeça e errar lances bobos.

Por isso, aos 51 minutos, depois de uma grande confusão na área, Gustavo Gómez chutou para o gol e estufou as redes. O estádio, então, explodiu. Contudo, depois da revisão do VAR, o gol acabou anulado por um toque no braço de Gómez. Mesmo após a frustração, o Verdão por pouco não levou a decisão da vaga para as penalidades. Gabriel Menino cobrou falta da entrada da área e mandou na trave. Esta foi a última chance. Fim de jogo e Botafogo nas quartas de final.