- Júnior Santos decide novamente e leva o Glorioso à vitória
- LDU tem gol anulado com análise do VAR que durou 10 minutos
- Botafogo vai aos seis pontos e iguala pontuação do líder Junior
O Botafogo entrou de vez na briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2024. Jogando no Nilton Santos, na noite desta quarta-feira, a equipe treinada por Artur Jorge venceu a LDU por 2 a 1, em partida válida pela quarta rodada do Grupo D da competição continental. Em um jogo equilibrado e muito difícil não somente para os donos da casa, mas para a arbitragem, o Glorioso fez o que dele se esperava: vitória.
Hugo abriu o placar logo depois do principal lance do primeiro tempo. Depois de um cruzamento na área, a bola ficou viva e Estrada marcou de calcanhar. O VAR analisou o lance por cerca de 10 minutos e não chegou a uma conclusão. Chamou o árbitro para rever a jogada. Depois de alguns minutos, nem mesmo o árbitro conseguiu determinar. Ao chamar o auxiliar, decretou que o lance foi irregular.
O empate veio no último lance do primeiro tempo, com o mesmo Estrada. Entretanto, no segundo tempo, Romero achou Júnior Santos no meio da área, o artilheiro da Libertadores marcou e levou o Glorioso à vitória. Assim, mesmo pressionado no fim do jogo, a equipe brasileira se segurou e conseguiu garantir a vitória e voltar à briga pela classificação.
Isso porque o triunfo levou o Botafogo aos seis pontos, mesma pontuação do Junior de Barranquilla, líder. Universitario, com cinco, e LDU, com quatro, completam a chave. Na próxima rodada, o Glorioso, que não joga mais em casa na primeira fase, pega o Universitario, no Peru, na próxima semana. Pelo Brasileirão, no domingo, a equipe encara o Fortaleza fora de casa.
Confusão do VAR e equilíbrio
O primeiro tempo começou com bastante equilíbrio no Nilton Santos. O Botafogo tinha mais volume e velocidade, enquanto a LDU era um time que tentava colocar a bola no chão para cadenciar o jogo. Logo aos dois minutos, Damián Suárez descolou um ótimo lançamento para Júnior Santos. O artilheiro tentou driblar o goleiro e tocar na saída de Domínguez, mas o arqueiro equatoriano conseguiu fazer grande defesa.
Depois da pressão inicial, o Botafogo começou a se lançar ao ataque de uma forma mais cadenciada. Mesmo assim, levou perigo. Marlon Freitas cobrou falta, mas a bola sobrou para Damián Suárez, que acertou um lindo chute de longe. A bola passou muito perto do gol de Domínguez, que só observou antes que ela saísse.
Foi então que a LDU começou a sair mais e assustar a defesa botafoguense. Aos 17 minutos, o lance mais polêmico do jogo. Luiz Henrique perdeu a bola na entrada da área. A LDU conseguiu fazer a jogada e cruzou. A cabeçada bateu na trave e voltou para o atacante equatoriano. Depois de um bate e rebate, Estrada marcou de calcanhar. Depois de uma análise de mais de 10 minutos, que envolveu todos os auxiliares, o árbitro anulou o gol.
Assim, no lance seguinte, o Botafogo abriu o placar: Luiz Henrique fez a jogada pela direita e cruzou. Hugo recebeu na área, dominou e chutou forte para marcar o primeiro gol do Botafogo na partida. Entretanto, antes mesmo de terminar a primeira etapa, a LDU chegou ao gol de empate. Estrada marcou, dessa vez, gol validado pela arbitragem.
Júnior Santos decide novamente
O Botafogo começou o segundo tempo determinado a conseguir o gol que precisava para chegar à vitória. Mas, diferentemente do primeiro tempo, no segundo os dois times estavam mais equilibrados, o Botafogo não conseguia pressionar da mesma forma. Tanto é que os dois times passaram a trocar ataques. Até os 10 minutos de jogo, foram duas chances, uma para cada lado. Nas duas, os goleiros fizeram boas intervenções.
Aos 21 minutos, em uma saída errada do Glorioso, Charcopa dividiu com Bastos e ficou de frente para John, mas o goleiro botafoguense chegou primeiro e conseguiu afastar o perigo. Os dois acabaram se chocando. Foi então que aos 25 minutos, o Botafogo, que nem era o melhor na partida, chegou ao gol. Romero fez boa jogada por dentro e achou Júnior Santos. O artilheiro recebeu e chutou cruzado para marcar o segundo gol do Botafogo: 2 a 1.
A partir daí, Lucas Halter quase marcou de cabeça, aproveitando um escanteio cobrado pela direita. Contudo, a finalização foi para rede pelo lado de fora. Este foi o principal lance do jogo depois do gol botafoguense. O time treinado por Artur Jorge conseguiu controlar o ímpeto e nem sequer sofreu pressão no fim do jogo. Ou seja, vitória e o Glorioso em busca da classificação. Agora, o time tem dois jogos fora de casa para alcançar o objetivo.