• Em Goiânia, Alvinegro se impõe e ganha por 4 a 1 neste sábado
  • Luiz Henrique sofre dois pênaltis, faz um gol e comanda o time
  • Dragão sofre nova derrota e segue na lanterna do campeonato

O Botafogo se impôs diante do Atlético-GO e venceu por 4 a 1, na noite deste sábado, no estádio Antônio Accioly, pelo Brasileirão. O técnico Artur Jorge preservou boa parte dos titulares e quem se destacou foi um deles: Luiz Henrique. O atacante sofreu dois pênaltis, marcou um gol e ajudou o Alvinegro a superar o último colocado do campeonato. Carlos Alberto abriu o placar, e Campbell empatou de pênalti. Na etapa final, Igor Jesus colocou o Glorioso na frente mais uma vez, e Óscar Romero e Luiz Henrique completaram de pênalti.

Com o resultado, então, o Botafogo recuperou a liderança, com 43 pontos. Isso porque o Flamengo perdeu para o São Paulo por 1 a 0 e ficou nos 40 pontos (com um jogo a menos). O Atlético-GO, porém, continuou na lanterna da competição, com 12 pontos. A distância para o Corinthians, o primeiro fora do Z-4, ficou em sete pontos.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Botafogo controlou o jogo e abriu o placar aos 20 minutos. Luiz Henrique gingou na grande área e levantou. Em seguida, Igor Jesus cabeceou, Pedro Rangel espalmou, e Carlos Alberto chegou para completar: 1 a 0.

Tudo caminhava bem para a equipe alvinegra, mas Cuiabano foi imprudente em choque com Maguinho na grande área. O árbitro reviu o lance pelo monitor de vídeo e entendeu que foi pênalti. Na cobrança, o costarriquenho Joel Campbell deslocou o goleiro e deixou tudo igual no placar: 1 a 1.

Na segunda etapa, o jogo começou equilibrado e com chances para os dois lados. Aos 23, contudo, o Botafogo ficou novamente à frente do placar. Cuiabano ficou com o rebote do escanteio e arriscou chute colocado, que bateu na trave. Igor Jesus aproveitou a sobra e mandou para o fundo do gol: 2 a 1.

Aos 33, Gonzalo Freitas ficou sem a bola na grande área e calçou Luiz Henrique. O árbitrou marcou pênalti para o Glorioso. Óscar Romero cobrou o pênalti com força no centro do gol e fez 3 a 1. Oito minutos depois, mais um pênalti para o Botafogo.

Luiz Henrique avançou em velocidade, pisou na área, dominou o passe de Igor Jesus e foi derrubado por Maguinho. O próprio camisa 7 partiu para a cobrança da penalidade com a canhota e colocou no meio do gol: 4 a 1 para o Alvinegro em Goiânia.

Nos acréscimos, Janderson foi expulso por dar um pontapé em Óscar Romero. Tchê Tchê tomou as dores do paraguaio, partiu para cima de Janderson e acabou sendo expulso.

Próximos compromissos

O próximo compromisso do Botafogo, portanto, será nesta quarta-feira (dia 7), às 19h (de Brasília), fora de casa, contra o Bahia, pelo segundo confronto das oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o Glorioso vai encarar o Juventude, domingo (11), no Alfredo Jaconi.

Por sua vez, o Atlético-GO vai voltar a campo nesta terça-feira, às 21h45, fora de casa, contra o Vasco, pela segunda partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Já no Brasileirão, o Dragão do Cerrado vai atuar contra o São Paulo, também no domingo, às 16h, no Morumbis.