• Em Cariacica, Glorioso faz 2 a 1 sobre o Tricolor gaúcho
  • Cuiabano e Júnior Santos marcam os gols do Alvinegro
  • Gustavo Nunes desconta para o Imortal neste domingo

O Botafogo confirmou o bom momento e derrotou o Grêmio por 2 a 1, em Cariacica-ES, no estádio Kleber Andrade, e assumiu a liderança do Brasileirão. Cuiabano, ex-Tricolor, colocou o Glorioso em vantagem. Ainda na primeira etapa, Gustavo Nunes deixou tudo igual no placar. Na volta do intervalo, contudo, Júnior Santos marcou o gol da vitória dos cariocas. O time de Renato Portaluppi buscou o empate, mas parou nas defesas do goleiro John.

Com a vitória, então, o Botafogo chegou aos 19 pontos, um a mais do que o Flamengo, e se isolou na liderança do Brasileirão. O Grêmio, com seis pontos, virou o primeiro na zona de rebaixamento, na 17ª posição (mas com dois jogos a menos).

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Botafogo começou melhor e assustou logo aos 7 minutos no Kleber Andrade. Damián Suárez recebeu nas costas da defesa e bateu por cima da trave. Aos 9 minutos, o Alvinegro conseguiu inaugurar o marcador. Marlon Freitas acertou lindo passe na esquerda para Cuiabano, nas costas de Fábio. O lateral-esquerdo teve tempo e espaço para dominar, invadir a área e finalizar na saída de Caíque: 1 a 0.

Em desvantagem no placar, o Grêmio acordou no jogo, ajustou a defesa e partiu para cima do Glorioso. Então, o Imortal empatou a partida aos 20 minutos. Pavón recebeu passe de Cristaldo na direita, chutou cruzado e acertou Lucas Halter no meio do caminho. A bola seguiu viva e sobrou para Gustavo Nunes estufar a rede: 1 a 1. A partir daí, o jogo ficou truncado, com erros de passes e sem grandes emoções até o final da etapa.

A segunda etapa começou de forma parecida, e o Botafogo voltou a ficar em vantagem. Aos 11 minutos, Luiz Henrique achou Júnior Santos com espaço dentro da área e fez o passe. Geromel foi para o desarme, mas passou batido no lance e deixou o camisa 11 em condições de finalizar sem chances para defesa de Caíque: 2 a 1.

Novamente, o Grêmio cresceu no jogo após sofrer o gol e quase empatou aos 14. Cristaldo cruzou na área, Gustavo Martins cabeceou firme, e Júnior Santos salvou em cima da linha. John ainda fez uma defesaça aos 19 minutos e espalmou cabeçada de Cristaldo. O Imortal ainda teve uma última oportunidade, aos 42 minutos, em bomba de Du Queiroz, que o goleiro do Botafogo defendeu.

Próximos jogos pelo Brasileirão

O Grêmio, portanto, volta a campo na próxima quarta-feira, dia 19 de junho, quando encara o Fortaleza, na Arena Castelão, às 20h, pela décima rodada do Brasileirão. Antes disso, às 19h, o Botafogo recebe o Athletico-PR, no estádio Nilton Santos.