Antes de mais nada, vamos começar falando do Botafogo. Afinal, o clube carioca acertou nesta terça-feira a contratação do lateral-direito Renzo Saravia, ex-Porto e Internacional. Agora, o jogador argentino de 28 anos virou o terceiro reforço da era John Textor. Antes disso, o Glorioso havia contratado o zagueiro Philipe Sampaio e o meia Lucas Piazon.
De acordo com o site Globo Esporte, o contrato do Botafogo com Saravia é de um ano e com renovação automática por mais uma temporada. A cautela se dá pela condição física do atleta, que teve problemas de lesão nos últimos anos. Ainda assim, a comissão técnica do Alvinegro avaliou como positivo o estado de saúde do atleta.
Cabe destacar que Saravia rescindiu recentemente o contrato que tinha com o Porto, de Portugal, que valia até 2023. Nas últimas duas temporadas, defendeu o Internacional, onde ganhou rodagem no futebol brasileiro. Ele começou no Belgrano, da Argentina, e ainda passou pelo Racing no país natal.
Além disso, o jogador já passou por exames médicos no Rio. Portanto, com a chegada de Saravia, o Botafogo reforça a lateral-direita, pois perdeu Rafael para os próximos meses. Isso porque o titular da posição se machucou na primeira partida do ano ao romper o tendão de Aquiles.
O clube chegou a tentar o lateral Gilberto, mas o Benfica pediu alto e não quis ceder o jogador por empréstimo. Além de Saravia, o Botafogo retomou conversas com os volantes Rafael Carioca e Luís Oyama. Há o interesse também no lateral-esquerdo Marçal, do Wolverhampton, que poderia chegar no segundo semestre, e também no israelense Zahavi.
Botafogo aguarda para ter o técnico português Luís Castro
Enquanto os reforços chegam, o Botafogo corre contra o tempo para contar com o novo treinador. Isso porque o clube espera mais alguns dias para ter o técnico português Luís Castro. Antes de se mudar para o Rio de Janeiro, ele está finalizando a temporada no Catar, onde comanda o Al Duhail. A equipe venceu o Al Sadd na segunda-feira por 3 a 2 e avançou à final da Copa do Emir.
De acordo com publicação do Globo Esporte, a equipe do português terá pela frente o Al Gharafa, no próximo dia 18. Porém, o Al Duhail já anunciou que este será o último jogo do português à frente da equipe. Em fim de contrato, o treinador manifestou o desejo de assumir o Botafogo e deixará o clube árabe em comum acordo.
Então, vale lembrar que Castro tem contrato até o meio do ano, mas a temporada no Catar já está na reta final. Sendo assim, o campeonato local terminou com título do Al Sadd, equipe derrotada pelo técnico português na última segunda. Ou seja, para o Al Duhail resta a Copa do Emir, que acaba nesta semana.
Além disso, Luís Castro foi o primeiro nome buscado pelo investidor John Textor para dirigir o Botafogo na temporada. No currículo do português, o principal trunfo é o trabalho de base realizado nos tempos de Porto, onde ficou quase uma década. Assim, o americano vê no futebol português um modelo de formação de atletas que é inspiração para o trabalho a ser feito no clube carioca.
Segundo o GE, mesmo antes da confirmação da saída, o treinador já fazia análises referentes ao Botafogo. Além de analisar reforços e sugerir a contratação de alguns jogadores, Luís Castro estava de olho no elenco alvinegro desde o final de fevereiro.