• Bahia e Botafogo fizeram bom jogo na Arena Fonte Nova
  • John brilhou e garantiu pelo menos um ponto ao Alvinegro
  • Bahia agora voltas as atenções para a Copa do Brasil

Bahia e Botafogo ficaram no 0 a 0 na tarde deste domingo na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um jogo que começou para valer no segundo tempo, brilhou a estrela de John. Isso porque do outro lado, a trave ajudou o goleiro Marcos Felipe. A partida, bastante disputada, teve o revezamento dos domínios. Em certo momento, o time da casa teve as chances. Depois, os visitantes.

Entretanto, nada de gols em Salvador. Pior para o Botafogo, que perdeu a liderança do Brasileirão para o Fortaleza. Com 47 pontos, o Alvinegro agora está na vice-liderança. Essa situação ainda pode piorar, já que o novo líder tem 48 pontos e um jogo a menos. Já o Bahia tem 39 pontos e aparece em quinto, mas ainda pode perder a posição ao fim da rodada.

Na próxima rodada, o Alvinegro tem pela frente o líder Fortaleza, no Nilton Santos. Esta partida está marcada para o sábado. O Bahia, por sua vez, tem o Flamengo pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova. Pelo Brasileirão, o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela 25ª rodada da principal competição brasileira.

Primeiro tempo morno

O primeiro tempo começou muito estudado. Os dois times, muito técnicos, esperaram a primeira movimentação do jogo. E quem fez foi o Bahia. Jogando em casa, o Esquadrão começou a tocar a bola de forma ofensiva e colocou o Botafogo pressionado em seu campo defensivo. Mas sem finalizações nos primeiros minutos. O fato aconteceu apenas aos cinco. Cauly passou para Jean Lucas na entrada da área. O meia ajeitou e bateu no canto. A bola passou muito perto.

A primeira finalização do Botafogo ocorreu apenas aos 15 minutos. Luiz Henrique aproveitou uma falta cobrada na área e cabeceou para fora. Naquele momento, não havia um time com domínio das ações. Apenas o Bahia que tentava reter a bola para construir algumas jogadas. Aproveitando a velocidade de Luiz Henrique, o Botafogo era só transição rápida.

No minuto seguinte da primeira finalização, Halter, da mesma forma que Luiz Henrique, após cruzamento na área, finalizou para fora do gol de Marcos Felipe. Mas quatro minutos depois, o Bahia resolveu tomar conta da partida, pelo menos por alguns minutos. Aos 19 minutos, Jean Lucas puxou um contra-ataque rápido e deixou com Juba na esquerda. O lateral encontrou Cauly na entrada da área, que ajeitou e finalizou forte, mas mais uma vez não acertou o gol.

O jogo, então, começou a ter muitas bolas longas. Os dois times deixaram a desejar no quesito “construção de jogadas”. A melhor chance do jogo veio aos 32 minutos após uma bola parada que encontrou a cabeça de Everaldo. John fez boa defesa. Assim, as equipes fizeram um jogo mais brigado do que técnico e mantiveram o placar em branco.

Segundo tempo dos goleiros

A segunda etapa começou diferente. Em menos de cinco minutos, foram duas chances de gol, uma para cada lado. No primeiro lance, após o escanteio cobrado, Thaciano ficou com a bola na pequena área, mas demorou muito para finalizar e acabou desarmado por Marlon. Na resposta, Almada ficou com a bola dentro da área e rolou para Matheus Martins na marca do pênalti. Sem marcação, ele chutou, mas em cima da defesa do Bahia.

O jogo melhorou bastante. Os dois times começaram a colocar a bola no chão e buscar o gol com a construção de jogadas desde o campo defensivo. O Bahia tentou a finalização de cabeça com Thaciano, aos seis, mas não conseguiu. No lance seguinte, Igor Jesus recebeu em velocidade, invadiu a área e chutou cruzado. Marcos Felipe fez a defesa.

Aos 11 foi a vez de Marlon Freitas dar trabalho ao goleiro do Esquadrão. Da entrada da área, o volante soltou a bomba, Marcos desviou e a bola bateu no travessão. Assim, o jogo ficou aberto e com lances de gol para os dois lados. Thaciano, aos 16 minutos, tentou de voleio. Contudo, o Botafogo começou a comandar melhor as ações a partir dos 20 minutos. Um minuto depois, Igor Jesus acertou a trave de Marcos Felipe.

A parte final do jogo teve emoção e, principalmente, os goleiros trabalhando. Marcos Felipe fez duas ótimas defesas em cabeçadas de Bastos, aos 28 minutos, e Igor Jesus, aos 30. Entretanto, quem salvou o dia foi John. A partir dos 35 minutos, o goleiro botafoguense fez, pelo menos, quatro defesas espetaculares, que manteve o zero no placar.