• Jogo tem gol anulado do Alvinegro e expulsão de gremista
  • Time carioca vê distância para o vice-líder Palmeiras encurtar
  • Tricolor gaúcho se garante fora do Z4 por mais uma rodada

Em jogo quente, Botafogo e Grêmio ficaram no 0 a 0, na noite deste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Brasileirão. Os dois times foram a campo com mudanças e fizeram uma partida agitada e com boas chances para os dois lados. No segundo tempo, o Glorioso chegou a balançar a rede com Bastos, mas o VAR indicou impedimento do zagueiro angolano na jogada. A partida terminou com Monsalve expulso e discussão entre os jogadores, além de uma arbitragem confusa.

Com o resultado, então, o Botafogo chegou aos 57 pontos na tabela e retomou a liderança do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Por sua vez, o Grêmio foi a 32 pontos e ganhou três posições na tabela, assumindo o 11º lugar.

Agora, o Botafogo terá tempo para descansar, pois volta a campo só no sábado (5 de setembro), quando visita o Athletico-PR, na Arena da Baixada, às 16h30 (de Brasília), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio joga um dia antes, sexta-feira (dia 4), para enfrentar o Fortaleza, às 21h30, na Arena, em Porto Alegre.

Como foi o jogo

O primeiro tempo no Mané Garrincha foi movimentado, mas com poucas oportunidades reais de gol. Só uma para o Botafogo e duas para o Grêmio. Aliás, o Tricolor assustou logo aos 7 minutos, com Edenilson recebendo livre na área e, sem ângulo, bateu à queima-roupa para a defesa de John.

O Alvinegro chegou com perigo aos 20 minutos, com Marçal cruzando da esquerda e Vitinho entrando livre na área para mandar de cabeça rente à trave. A outra boa chance do time gaúcho foi no fim da etapa, aos 42. Braithwaite recebeu ótimo passe de Villasanti nas costas da defesa do Botafogo e chutou cruzado, rasteiro, com perigo.

No segundo tempo, o Grêmio caiu de produção e viu o Botafogo crescer logo nos primeiro minutos. Luiz Henrique fez boa jogada individual, mas finalizou por cima da trave. O mesmo aconteceu em lance do Tricolor, quando Reinaldo avançou pela esquerda e cruzou para trás para Villasanti, que finalizou de primeira. A bola beijou a trave do goleiro John.

Depois disso, a partida caiu de ritmo, ficou sem inspiração e bem amarrada. O técnico Artur Jorge, então, botou alguns titulares, como Igor Jesus, Alex Telles e Savarino para aumentar a pressão em cima do Grêmio. Aos 40 minutos, o zagueiro Bastos recebeu bola de Junior Santos na área e marcou, mas o VAR apontou impedimento no lance.

O clima ficou tenso, e Marchesín e Luiz Henrique receberam cartão amarelo por conta de uma discussão. Em seguida, o árbitro expulsou Monsalve por entender que o meia acertou Vitinho no rosto enquanto tentava se desvencilhar da marcação do lateral alvinegro. O juiz teve dificuldade para conter os ânimos dos jogadores, deu 12 minutos de acréscimos, mas voltou atrás e acabou o jogo com 55 minutos. Assim, a partida terminou sem gols.