- Alvinegro marca cinco vezes no segundo tempo e vence por 5 a 0
- Após primeiro tempo amarrado, time deslancha no Nilton Santos
- Confronto de volta acontece na próxima quarta-feira, no Uruguai
O Botafogo mostrou a sua força e deu uma goleada histórica no Peñarol, por 5 a 0, nesta quarta-feira, no Nilton Santos, pela ida da semifinal da Conmebol Libertadores. Após um primeiro tempo de jogo amarrado e poucas chances, o Alvinegro deslanchou na etapa final e marcou cinco vezes. Savarino (dois gols), Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus balançaram a rede para o Glorioso, que ficou muito perto da vaga na decisão.
Com o resultado, então, o Botafogo pode até ser goleado por quatro gols de diferença no duelo de volta que, ainda assim, avança para a grande final da Libertadores. O segundo jogo está marcado para a próxima quarta (30), às 21h30 (de Brasília), no Campeón del Siglo, em Montevidéu. Na outra semifinal, o Atlético-MG venceu o River Plate por 3 a 0 no jogo de ida, em Belo Horizonte, e também abriu vantagem no confronto.
Antes disso, o Botafogo tem pela frente o RB Bragantino, no próximo sábado (dia 26), às 19h, no Nabi Abi Chedid. O Fogão, vale lembrar, defende a sua liderança no Campeonato Brasileiro.
Como foi o primeiro tempo
No começo do jogo, então, o Peñarol foi mais perigoso e não se intimidou com o Nilton Santos lotado. O time uruguaio conseguiu se impor com troca de passes no campo ofensivo e chegou aos 24 minutos. Pérez tabelou com Silvera e finalizou quase caído. John espalmou pela linha de fundo. Valorizando a posse de bola, a equipe visitante caiu de rendimento na metade da primeira etapa.
O Botafogo cresceu no jogo e aumentou a intensidade. Porém, o nervosismo com o tempo passando e a falta de pontaria no último passe fizeram com que o Alvinegro criasse poucas oportunidades de gol. Destaque para o chute de Luiz Henrique, que Aguerre defendeu. Os uruguaios cavaram muitas faltas, provocaram e tentaram ganhar tempo nas bolas paradas. A falta de pulso do árbitro para fazer a partida fluir, aliás, irritou bastante os jogadores alvinegros.
Como foi o segundo tempo
Na etapa final, o verdadeiro futebol do Botafogo apareceu, e o jogo virou um pesadelo para o Peñarol. O time comandado por Artur Jorge voltou em alta intensidade e marcou incríveis cinco gols. O Glorioso abriu o placar logo aos 5 minutos. Luiz Henrique achou linda bola para Savarino nas costas da marcação dentro da área pela direita. Então, o camisa 10 deu um leve desvio na saída de Aguerre para colocar o Botafogo na frente: 1 a 0. Quatro minutos depois, saiu o segundo gol do Fogão.
Savarino bateu escanteio da direita, a bola passou por muita gente e Igor Jesus manteve a bola viva. Barboza dominou na linha da pequena área e mandou para o fundo da rede: 2 a 0. Aos 14 minutos, então, o Alvinegro ampliou o marcador. Luiz Henrique recebeu de Igor Jesus e acionou Vitinho em velocidade pela ponta direita. O lateral cruzou para trás, Savarino bateu no meio do gol, mas Aguerre aceitou e a bola entrou no fundo do gol: 3 a 0.
A porteira do Peñarol abriu de vez. Aos 28 minutos, Savarino botou na frente para Igor Jesus, que trombou com a marcação. Contudo, a bola sobrou para Luiz Henrique. De frente para o goleiro, o atacante mostrou frieza para tocar por cobertura e fazer 4 a 0. E cabia mais.
Aos 32 minutos, Igor Jesus recebeu com imensa liberdade partindo do meio de campo, invadiu a área e tocou para Almada. Ele finalizou, e o goleiro do Peñarol rebateu para frente novamente. Igor Jesus, então, pegou a sobra e mandou de cabeça por cima do goleiro: 5 a 0. Que baile alvinegro no Niltão em uma vitória histórica!