• Gregore marcou o único gol do jogo em Bragança Paulista
  • Bragantino segue em queda livre e se aproxima do Z-4
  • Botafogo vai aos 64 pontos e abre três para o Palmeiras

O Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 na noite deste sábado, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um jogo com poucas chances claras de gol, o Glorioso foi melhor e insistiu em marcar o seu gol para sair do interior paulista com mais três pontos na bagagem. Gregore marcou o único gol do jogo, por volta dos 40 minutos da segunda etapa. Sem criatividade, sem inspiração, o time comandado pelo técnico Pedro Caixinha segue caindo de produção em um momento delicado.

Embora em casa, o Massa Bruta não teve boa atuação e viu o adversário comandar as principais ações ofensivas do jogo. Por isso, acabou castigado no fim do jogo. Então, faltando sete rodadas para o fim da competição, o Bragantino soma 32 pontos, mesma pontuação do Juventude, que é o primeiro time da zona de rebaixamento.

Já o Glorioso contou com o tropeço dos dois perseguidores, Palmeiras e Fortaleza, que empataram em 2 a 2, no Allianz Parque, em São Paulo. Assim, com 64 pontos, o Botafogo abriu três de distância para o Verdão. O time carioca agora vai ao Uruguai enfrentar o Peñarol, na quarta, pela volta das semifinais da Copa Libertadores. O Glorioso tem a vantagem de perder por até quatro gols que estará na decisão de Buenos Aires.

Pelo Brasileirão, o Botafogo entra em campo apenas na próxima terça-feira, dia 05 de novembro, quando recebe o Vasco, no Nilton Santos. O Bragantino, no sábado, dia 02, recebe o Cuiabá, em Bragança Paulista.

Primeiro tempo morno

O primeiro tempo começou com o Botafogo em cima do Bragantino. Embora jogando fora de casa, o Alvinegro estava com o entusiasmo do tropeço do Palmeiras contra o Fortaleza e criou logo a primeira chance. Savarino cobrou escanteio, Gregore colocou a cabeça nela, e Bastos completou. Contudo, a bola subiu demais e foi para fora. O Massa Bruta demorou para assimilar a encaixar o jogo.

A equipe da casa, assim como o Botafogo, também estava precisando da vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Em queda livre, o time treinado por Pedro Caixinha ainda não se encontrou na competição. Por conta disso, o Botafogo seguiu no ataque. Barboza deu ótimo passe para Cuiabano, que chegou na linha de fundo e cruzou para Igor Jesus, mas Cleiton se antecipou e cortou o cruzamento antes da chegada do atacante.

O Glorioso mandava no jogo. Aos 16 minutos, Luiz Henrique tentou mais uma jogada pela direita, passou pelo primeiro marcador, mas a bola saiu pela linha de fundo em tiro de meta para o Bragantino. Contudo, depois da cobrança, dois minutos seguintes, Almada recebeu a bola entre as linhas, tocou para Igor Jesus, que tentou de fora da área, mas a finalização foi por cima do gol de Cleiton.

Aos 29 foi a vez de Savarino cruzar da direita, Igor Jesus ganhou da marcação e conseguiu a cabeçada, mas a bola não foi como o atacante queria e, portanto, parou nas mãos de Cleiton. A primeira chegada do Massa Bruta foi após um erro de Almada. Evangelista conduziu a bola e passou para Matheus Fernandes, que finalizou em cima de Gregore. Na sequência, Vitinho cobrou escanteio, a bola fica com Jhon Jhon, que finalizou bonito para grande defesa de John.

Botafogo insiste e marca no fim

O segundo tempo começou como o primeiro, o Botafogo insistindo em marcar, mas o Bragantino se defendendo. Isso porque a equipe carioca, com mais poderio técnico, não se importou com a torcida de Bragança Paulista, muito menos com o adversário. Foi para cima sem esperar e quase marcou aos dois minutos de jogo. Marlon Freitas lançou para Cuiabano, que dividiu com Cleiton e tentou empurrar para o gol na sequência, mas Jadsom salvou em cima da linha.

Aos seis minutos, mais jogada botafoguense. Savarino cobrou escanteio, a defesa cortou, e Cuiabano finalizou de fora da área, à esquerda do goleiro Cleiton. O Glorioso estava chegando aos poucos. A equipe de Pedro Caixinha, por sua vez, não conseguia sair com qualidade do campo de defesa.

Depois uma confusão na área, Savarino cruzou para Bastos, que cabeceou na primeira tentativa e arrisca um voleio sensacional logo em seguida. Mas não foi desta vez que o gol saiu. O jogo foi se encaminhando para o final. Tiquinho Soares, que entrou no segundo tempo, tentou uma virada após escanteio, mas mandou para fora. Naquele momento, o Massa Bruta já esperava pelo empate. Mas o Botafogo seguiu em cima do Bragantino em busca da vitória.

Foi então que o árbitro marcou falta em uma dividida pelo lado esquerdo. Romero cobrou a falta na segunda trave. Gregore subiu mais do que a defesa e desviou para o gol. Era o gol do Botafogo: 1 a 0. Após o gol, não houve mais tempo para nada. O Red Bull Bragantino não conseguiu pressionar e a vitória ficou com o Glorioso, que abriu vantagem na liderança.