- Luis Henrique e Carlos Alberto marcaram os gols do jogo
- Vasco foi presa fácil na partida no Estádio Nilton Santos
- Próximo jogo do Botafogo é contra o vice-líder Grêmio
O Botafogo mostrou mais uma vez que não está na ponta da tabela à toa. Jogando com organização e firmeza, o Glorioso venceu o clássico contra o Vasco por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida se mostrou fácil desde os primeiros minutos. O Glorioso teve as melhores chances e contou com a boa fase de jogadores importantes como Tiquinho Soares, Lucas Perri e Júnior Santos.
Luis Henrique e Carlos Alberto, este um golaço, os dois no segundo tempo, marcaram os gols do Alvinegro na tarde deste domingo. Com os três pontos, o Botafogo chegou aos 33 e se consolidou ainda mais na liderança do Brasileirão. Isso porque voltou a ter sete pontos de vantagem para o Grêmio, vice-líder e adversário da próxima rodada da competição.
O Vasco por sua vez segue com nove pontos e ocupa a 18ª colocação, na zona de rebaixamento. Neste momento, o Cruzmaltino está a três pontos de sair da posição incômoda. A equipe recebe no próximo sábado o Cruzeiro, em São Januário, com portões fechados.
Primeiro tempo de pressão
O primeiro tempo começou com o Botafogo em cima do Vasco. Com uma equipe melhor e mais organizada, o Glorioso teve a bola e tomou conta das ações nos primeiros minutos de jogo. Comandado pelo interino Cláudio Caçapa, o Botafogo era só pressão. Contudo, isso não significou, pelo menos nos primeiros minutos, lances de perigo ao gol de Léo Jardim.
O Vasco escolheu a estratégia do contra-ataque. As saídas rápidas pelas pontas, com Orellano e Figueiredo, Alex Teixeira saindo de trás, a equipe teve bons momentos. Foi do Vasco, inclusive, o primeiro chute a gol do jogo. Aos 16 minutos, na resposta do time da casa, Tiquinho Soares recebeu um bom cruzamento e tocou de cabeça. A bola ia no canto, mas Léo Jardim fez grande defesa colocando para escanteio.
Na cobrança do escanteio, porém, outro lance de grande perigo. Pedro Raul afastou, mas Tchê Tchê pegou a sobra. No segundo cruzamento, a bola achou Adryelson, que sozinho, cabeceou na rede pelo lado de fora. Mais um lance de perigo para o Glorioso na partida.
No fim do primeiro tempo o Botafogo teve as duas melhores chances de abrir o placar da partida. Na primeira, Tchê Tchê tabelou com Júnior Santos e saiu na cara do gol. Léo Jardim saiu bem e dividiu com o volante alvinegro. Minutos depois, Luis Henrique fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Tiquinho Soares. Então, o camisa 9 finalizou de bicicleta. A bola passou muito perto. Assim, as equipes saíram para o intervalo no empate.
Segundo tempo com gols
O segundo tempo começou conforme o primeiro: o Botafogo em cima do Vasco, tentando pressionar. Contudo, o primeiro lance de perigo foi do Vasco, com Orellano arrumando um escanteio após um cruzamento perigoso que tinha endereço para Pedro Raul, livre no meio da área. O lance não chegou a ir para o gol, mas assustou os torcedores do Botafogo no Nilton Santos.
Foi então que o Botafogo abriu o placar. O time chegou tabelando na frente da área do Vasco. Luis Henrique recebeu e tocou para Tiquinho Soares, que devolveu em seguida. Luis Henrique invadiu a área e chutou entre as pernas de Léo Jardim. Era o primeiro gol do líder do campeonato, que voltava a ficar sete pontos na frente do vice-líder Grêmio.
O gol do Botafogo animou ainda mais o líder, que teve a chance de ampliar em um contra-ataque aos 12 minutos. A bola chegou em Eduardo, que avançou e foi derrubado na área, mas a arbitragem nada marcou. O Vasco, por sua vez, adiantou um pouco mais as suas linhas. Entretanto, se viu em dificuldades para dar o último passe e finalizar com perigo ao gol de Lucas Perri.
Assim, com os dois times mais abertos e com o intuito de marcar gols, jogo ficou um pouco mais movimentado. Foi assim a melhor chance do Vasco. Adryelson saiu jogando errado e Alex Teixeira saiu na cara de Lucas Perri. O goleiro fez grande defesa. Foi então que Carlos Alberto, nos minutos finais, pegou a bola pela esquerda e arrancou. Depois de passar por Puma, tocou na saída de Léo Jardim e marcou o gol da vitória do Botafogo. Era um bonito gol que consolidou o Botafogo na liderança do Brasileirão.