• William, Lautaro Díaz e Barreal marcaram os gols celestes
  • Botafogo torce contra o Flamengo que joga neste domingo
  • Cruzeiro chega aos 35 pontos e está na quinta colocação

O Cruzeiro surpreendeu na rodada e venceu o Botafogo por 3 a 0 na noite deste sábado, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O Glorioso bem que jogou como costuma em casa, mas faltou o principal: gols. Quando não finalizou mal, parou nas defesas de Cássio, que esteve muito bem na agradável noite carioca. Pelo lado da Raposa, um time organizado, os contra-ataques foram as chaves para se chegar aos três pontos.

William abriu o placar no primeiro tempo, quando o Glorioso ensaiava uma pressão sobre a defesa da Raposa. Ao receber uma inversão de jogada, o lateral-direito chutou duas vezes para estufar as redes. O segundo gol saiu em uma outra boa jogada de transição rápida. Matheus Pereira invadiu a área e, mesmo caído, conseguiu passar para Lautaro Díaz ampliar. No segundo tempo, Barreal fechou o placar em uma linda finalização.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos 35 pontos e está na quinta colocação. O Botafogo, com a derrota, está com a liderança ameaçada. Isso porque o time treinado por Artur Jorge tem 40 pontos, três a mais do que o Flamengo, que joga neste domingo contra o Atlético-GO. Em caso de vitória, o Rubro-Negro assume a liderança pelos critérios de desempate.

Na próxima rodada, o Botafogo vai até o Antônio Accioly encarar o Atlético-GO, no sábado. Mas antes, na terça, começa a disputar uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Bahia. Já o Cruzeiro encara o Fortaleza, na próxima segunda, no Espírito Santo.

Cruzeiro faz dois gols

O primeiro tempo começou equilibrado no Nilton Santos. Os dois times com propostas bem parecidas, trocaram finalizações logo nos primeiros minutos. Quem começou atacando foi a equipe mineira. Matheus Henrique, de fora da área, arriscou muito longe do gol de John. Três minutos depois foi a vez de Tchê Tchê recebeu com liberdade e finalizar de fora da área. Desta vez, Cássio pegou de forma firme e não soltou.

Foi então que o Cruzeiro recebeu uma certa pressão da equipe da casa e em seguida encaixou um contra-ataque rápido para abrir o placar: A bola passou de pé em pé até chegar em Marlon. Da esquerda, o lateral mandou para a direita para William. Este dominou dentro da área, e chutou. A bola bateu na defesa, mas sobrou para o mesmo finalizar novamente para o gol. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Cruzeiro.

O gol levou o Botafogo ao ataque. E se até aquele momento o time de Artur Jorge não mostrava intensidade, passou a mostrar e criar situações de gol. O primeiro a fazer Cássio trabalhar foi Lucas Halter. O goleiro fez boa defesa. Em seguida, Tiquinho achou Igor Jesus na área e o mesmo desperdiçou uma boa chance. Aos 30 minutos, Cássio fez mais uma ótima defesa em uma cabeçada de Jesus após escanteio.

Cássio faz milagre e Cruzeiro marca

Portanto, as defesas de Cássio não pararam por aí: Aos 35 minutos, Savarino arriscou de fora da área para o goleiro cruzeirense fazer mais uma linda defesa. No escanteio, ao cobrar mal, o Botafogo pagou caro. Em mais um contra-ataque, Matheus Pereira invadiu a área e, mesmo deitado, passou para Lautaro Díaz finalizar para o gol e fazer o 2 a 0 no placar. Então, Cássio ainda evitou mais uma vez o gol de Igor Jesus e levou a vantagem para o intervalo.

Botafogo pressiona, mas leva o terceiro

Embora o Botafogo tenha começado pressionando no segundo tempo, quem começou a finalizar foi o Cruzeiro. Barreal arriscou e a bola foi para fora. Na saída, o Botafogo se enrolou e por muito pouco não deixou o Cruzeiro em condições de marcar mais um gol. Minutos depois, a Raposa chegou novamente, não em algum erro botafoguense, mas em uma jogada trabalhada. Matheus Pereira cruzou da esquerda para Matheus Henrique finalizar para fora.

O técnico Artur Jorge foi ousado quando colocou em campo no intervalo Luiz Henrique. Isso porque o time passou a atacar com quatro atacantes. Savarino e Tiquinho tentavam por dentro, ao lado de Igor Jesus. Enquanto Luiz Henrique era o articulador pelo lado direito. Dos quatro, Savarino foi o que mais arriscou para o gol. Na melhor oportunidade, parou nas mãos de Cássio.

Aos 24 minutos, o Botafogo teve a sua melhor chance. O mesmo Savarino fez a jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Luiz Henrique. O camisa 7 desviou e a bola passou muito perto da trave esquerda de Cássio. O Botafogo continuou pressionando e Igor Jesus teve mais uma vez a chance de balançar as redes. Passe de Tiquinho e o camisa 99 tirou do goleiro Cássio, mas o defesa afastou.

No melhor momento do Botafogo no jogo, o Cruzeiro encaixou mais um contra-ataque. A bola saiu da direita para a esquerda, direto para o chutaço de Barreal de esquerda. Era o terceiro gol da Raposa, o terceiro gol do jogo. Naquele momento, sacramentava a vitória fora de casa. Cássio ainda fez algumas defesas e saiu do jogo sem ser vazado. Assim, vitória celeste sobre o líder.