- Dourado faz 1 a 0 no líder, e vantagem para o Palmeiras cai para 6 pontos
- Alvinegro pressiona, chuta 29 vezes a gol, mas para nas defesas de Walter
- Goleiro Lucas Perri sai para cortar a bola, mas falha no gol de Isidro Pitta
O Cuiabá surpreendeu o Botafogo no estádio Nilton Santos e ganhou por 1 a 0, na noite deste domingo, pelo Brasileirão. O atacante paraguaio Isidro Pitta, em uma falha do goleiro Lucas Perri, marcou o gol do triunfo do Dourado. Curiosamente, o time do Mato Grosso teve uma única finalização na direção do gol em toda a partida. O Alvinegro, por sua vez, deu 29 chutes, sendo nove deles no alvo, mas parou nas boas defesas do goleiro Walter.
Com o resultado, a diferença para o vice-líder Palmeiras caiu para 6 pontos antes do confronto direito entre as duas equipes, na próxima quarta, no Nilton Santos. O Alvinegro, então, permaneceu com 59 pontos, contra 53 do Palmeiras, mas tem um jogo a menos (contra o Fortaleza). Por outro lado, o Cuiabá chegou aos 40 pontos e pulou para a décima posição. O Dourado volta a campo na quinta, na Arena Pantanal, contra o Vasco.
Botafogo perde chances na etapa inicial
O Botafogo teve o domínio no primeiro tempo, mas perdeu chances de marcar. Aliás, o Glorioso começou arriscando mais em finalizações de longa distância. Numa delas, aos 30 minutos, Luís Henrique tabelou com Tiquinho Soares e bateu chapado no canto direito de Walter, que fez boa defesa.
Seis minutos depois, o Botafogo chegou novamente. Júnior Santos partiu para dentro da defesa do Cuiabá, dividiu com o defensor e a bola sobrou para Eduardo. Cara a cara com Walter, o camisa 33 finalizou e o goleiro espalmou. Aos 48, então, Marçal levantou a bola na segunda trave, Júnior Santos cabeceou, mas Tiquinho chegou atrasado e não conseguiu empurrar para o gol.
A pressão na reta final continuou. Aos 50 minutos, Marçal cobrou na área, Tiquinho raspou de cabeça para Júnior Santos na segunda trave. O atacante cabeceou para Victor Cuesta empurrar para dentro do gol. Porém, o árbitro marcou toque de mão do zagueiro no lance após revisão do VAR. A equipe visitante, por sua vez, tentou explorar o contra-ataque com Deyverson, mas sem sucesso.
Cuiabá abre o placar e segura o resultado
Na volta do intervalo, o Botafogo tentou pressionar a saída de bola do adversário para abrir o placar. Contudo, numa dessas investidas, acabou sendo castigado. Aos 6 minutos, Denilson fez o lançamento longo, Lucas Perri saiu mal do gol, tentou dar o chutão fora da área, e perdeu a disputa para Isidro Pitta no meio-campo. Então, o atacante do Cuiabá disputou na velocidade com Di Plácido, deu o carrinho na pequena área e empurrou a bola para dentro do gol: 1 a 0.
Daí em diante, o Glorioso partiu com tudo para buscar o empate. Aos 11 minutos, Júnior Santos dominou na intermediária e arriscou o chute, mandando a bola rente ao travessão. No minuto seguinte, ele arriscou de canhota, mas o goleiro do Dourado pegou novamente.
Aos 18 minutos, Segovinha recebeu no setor direito de ataque, ajeitou para a perna canhota e chutou de longe. A bola saiu rente à trave esquerda e saiu. Depois disso, aos 30, o ponta paraguaio fez boa jogada individual, levou na linha de fundo e cruzou na área para Janderson cabecear perto do travessão. O próprio Segovinha, no minuto seguinte, tabelou com Janderson, mas finalizou mal e perdeu outra oportunidade.
Na reta final da partida, Gabriel Pires, que havia acabado de entrar, bateu da entrada da área e obrigou Walter a espalmar pela linha de fundo. Nos acréscimos, aos 46, Hugo bateu escanteio na área, Tiquinho cabeceou no canto direito baixo e o goleiro do Cuiabá evitou o gol de empate com defesa espetacular.
Dois minutos depois, Cuesta se lançou ao ataque, recebeu na esquerda da área e bateu cruzado para nova defesa de Walter, que encaixou e não deu rebote para Tiquinho. O Dourado, portanto, segurou o resultado e saiu do Rio de Janeiro com os três pontos.