- Peixe abre vantagem, com dois gols de Marcos Leonardo
- Tiquinho Soares e Adryelson marcam e garantem o 2 a 2
- Líder isolado, o time carioca vai para 40 pontos na tabela
Em duelo eletrizante, o Botafogo saiu atrás no placar, mas buscou o empate em 2 a 2 com o Santos, na tarde de domingo, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de estar perdendo por 2 a 0 (gols de Marcos Leonardo) até os 35 minutos da etapa final, o Glorioso reagiu, com gols de Tiquinho Soares e Adryelson. Nos acréscimos, o time carioca esteve perto de virar o jogo, mas perdeu chances. Então, este foi o primeiro empate do Fogão no Brasileirão, tendo ainda 13 vitórias e duas derrotas na competição.
Com o resultado, o Botafogo chega aos 40 pontos, na liderança, e tem 11 a mais do que o vice-líder Grêmio, que tem um jogo a menos. O Santos, por sua vez, vai aos 17 pontos, continu na 14ª colocação e ameaçado pela zona de rebaixamento.
Marcos Leonardo coloca o Peixe em vantagem
No primeiro tempo, o Botafogo entrou em campo organizado, trocando passes e dominou as ações no começo da partida. Contudo, a equipe carioca não transformou o volume de jogo em perigo para o Peixe. O Glorioso até chegou em finalizações de Júnior Santos e Tiquinho Soares, mas não assustou o goleiro João Paulo. O time da casa segurou a pressão adversária e, aos poucos, foi se encontrando no jogo.
Aliás, na primeira vez em que trabalhou a bola no meio-campo, o Santos criou uma oportunidade e abriu o placar. Aos 23 minutos, Jean Lucas deu belo lançamento em profundidade para Marcos Leonardo. Então, o centroavante tirou Adryelson da jogada e bateu forte e cruzado. O goleiro Lucas Perri chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol do Peixe: 1 a 0.
Depois de levar o gol, o time do visitante sentiu o golpe. Afinal, não conseguiu incomodar mais a meta do time santista, que administrou a vantagem com toque de bola. Além disso, o Glorioso ainda perdeu o atacante Luis Henrique, que lesionou o ombro e foi substituído por Victor Sá.
Na segunda etapa, o Santos ampliou com outro gol de Marcos Leonardo aos 35 minutos, em assistência de Lucas Lima. O Glorioso acordou e diminui com o artilheiro Tiquinho Soares, aos 38, depois de bola rolada por Janderson. O empate do Bota saiu aos 41 minutos, em cabeçada de Adryelson após escanteio de Marçal. Aos 50, Rodrigo Fernández tirou em cima da linha a finalização de Carlos Alberto e evitou a virada do Bota.
Santos amplia, mas Botafogo busca o empate
Na segunda etapa, o Botafogo buscou o ataque e a reação. Com menos de dez minutos, o Glorioso teve boas chances. Primeiro, com Tiquinho Soares, de cabeça, e, em seguida, com Victor Sá, finalização defendida por João Paulo. O goleiro do Peixe, aliás, pegou outro arremate de Victor Sá e teve de ser substituído por Vladimir. O goleiro caiu no chão com dores no quadril.
O líder do Brasileiro continuou pressionando, e o Santos, mais recuado, só assustou o adversário aos 32. João Lucas cruzou, e Mendoza, por pouco, não chegou para completar. Aos 35 minutos, então, o Peixe ampliou o placar com outro gol de Marcos Leonardo.
Marçal perdeu a bola para Lucas Lima, que arrancou pela esquerda. O meia, então, serviu um passe na medida para o centroavante santistas, que só tocou na saída de Lucas Perri: 2 a 0. Três minutos depois, o Botafogo acordou na partida e diminuiu com um gol do seu artilheiro.
A jogada começou com o lançamento de Marçal para Victor Sá. O camisa 7 tocou para Janderson dentro da área, e ele ajeitou para Tiquinho Soares, de frente para o gol, bater no canto de João Paulo. Aos 41 minutos, o time carioca mostrou que não é líder por acaso e arrancou o empate na Vila Belmiro.
Marçal bateu o escanteio, Adryelson ganhou a disputa pelo alto e marcou de cabeça para fazer 2 a 2. Aos 50, Rodrigo Fernández tirou em cima da linha a finalização de Carlos Alberto e evitou a virada botafoguense. Na última chance do jogo, quase saiu a virada. Lucas Fernandes bateu falta na intermediária e mandou a bola na cabeça de Philipe Sampaio, Livre, ele cabeceou rente à trave.